Healing leadership

Capitalismo consciente e tecnologia

Talvez esse seja o melhor – ou o único – caminho para conseguirmos realmente promover uma economia sustentável
Daniela Garcia é CEO do Instituto Capitalismo Consciente, entusiasta do terceiro setor e dos negócios de impacto social e articula parcerias com o mundo corporativo.

Compartilhar:

Capitalismo consciente é um conceito que nasceu para que as empresas aliassem propósito e lucro. Isso depende de um líder consciente de seu papel e de sua função. A tecnologia, por sua vez, desempenha um papel crucial, permitindo que as organizações sejam mais inovadoras, sustentáveis e eficientes. Para explorar esse raciocínio, trouxe cinco tópicos que nos ajudam a enxergar as dimensões desse conceito.

__1. Pilares do capitalismo consciente como alicerce da gestão.__ O capitalismo consciente é baseado em quatro princípios: ter um propósito maior e entender a razão pela qual sua empresa existe, cuidar de todos os stakeholders de forma equânime, ter uma liderança consciente de seu papel e de seu impacto e cultivar uma cultura consciente. Nesse contexto, a tecnologia é poderosa para impulsionar governança e capacitar as empresas a abraçar a sustentabilidade, a responsabilidade social e a transparência de dados e informações.

__2. Eficiência operacional.__ A tecnologia permite que as empresas otimizem processos, reduzam desperdícios e tornem suas operações mais eficientes. Isso estimula a produtividade e ajuda a minimizar o impacto ambiental. Com a tecnologia, podemos operar com rastreabilidade, acompanhando toda a cadeia de fornecimento. Empresas conscientes se preocupam com seus fornecedores e entregam transparência de dados aos consumidores e clientes. O blockchain também traz eficiência nas relações. Até com pequenos produtores essa tecnologia é capaz de garantir transparência nas negociações.

__3. Inovação.__ Quem tem consciência e olha para o futuro se desafia o tempo todo, e a inovação é o exercício diário desse tipo de raciocínio. A tecnologia tem um papel fundamental na busca por soluções inovadoras que abordem desafios sociais e ambientais. Projetos de economia circular, energia renovável, sistemas agrícolas diferenciados, tudo passa por tecnologia.

__4. Comunicação e conscientização.__ Quem acompanhou a chegada das redes sociais no Brasil pôde entender o quanto elas alteraram a forma com a qual as marcas falam sobre seus serviços e produtos, e, mais do que isso, a forma como se relacionam com clientes e consumidores. Esse novo jeito de fazer comunicação e marketing é integralmente baseado na tecnologia da inteligência de dados. É por meio dela que as empresas podem se comunicar com stakeholders, construindo uma base de apoio mais ampla.

__5. Inspiração e aprendizado contínuo.__ Um líder consciente se preocupa com o bem-estar de todos. Está comprometido com o autodesenvolvimento e busca novas formas de criar impacto positivo. Com a internet, temos acesso a conteúdos nacionais e internacionais, quando quisermos.

Capitalismo consciente e tecnologia oferecem juntos grandes oportunidades para construção de uma economia mais sustentável e justa. A combinação incentiva um comportamento mais transparente e orientado para a sustentabilidade, com visão ética e inclusiva, pavimentando o caminho para um futuro melhor para todos.

Artigo publicado na HSM Management nº 158.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura