Assunto pessoal

Com a palavra, os leitores da revista

Pedimos aos assinantes que compartilhassem um pouco do que têm aprendido nesses 25 anos; o resultado são estes 25 insights!
Maria Clara Lopes é colaboradora da revista HSM Management.

Compartilhar:

Se conselho fosse bom, não seria dado, mas vendido (dizem). E se forem aprendizados compartilhados? Confiantes na força da inteligência coletiva, convidamos nossos assinantes a dividir o que aprenderam nos 25 anos de convivência com a revista (e, segundo eles, foi bastante) e selecionamos algumas pérolas para você. Recebemos histórias que reforçam nosso compromisso de continuar a fazer uma publicação que forme – e transforme – as pessoas pelos próximos 25 anos (e além).

### #1
Esteja à frente do tempo. Em muitas oportunidades profissionais, fui reconhecido direta e indiretamente por trazer contribuições técnicas e abordagens temáticas que ainda estavam fora da pauta de discussões em tais ambientes, e que li na revista.

*Rafael de Paiva Lima, gerente/coordenador, UniFOA, assinante desde 2005*

### #2
Cuide de você e depois cuide do outro. É preciso estar bem e com a energia em equilíbrio para a frequência vibrar em harmonia para o outro.

*Willer Ferreira do Amaral, consultor e sócio da TWS Consult, data de assinatura não informada*

### #3
Treine para ganhar consciência sobre os negócios. A coação contraria, a motivação passa, a consciência vai em frente e constrói.

*Vicente Afonso Gasparini, conselheiro, grupo Vellore, assinante desde 1997*

### #4
Estude. Pesquise. Aprimore-se e compartilhe seu saber. É assim que se cresce a vida toda.

*Delaíse Pimentel, consultora, HSM do Brasil (Academy), assinante desde 1998*

### #5
Conhecimento é mutável no tempo e imprescindível na vida. Respeitando-se as diferenças, o crescimento é o melhor modelo.

*Osvaldo Matos, CEO/presidente, OM Mentoria e Consultoria, assinante desde 2012*

### #6
É importante olhar o futuro de forma otimista e estar sempre aberto às mudanças.

*Tiago Bandeira Londres, gerente/coordenador, Modulo Security Solutions, assinante desde 2019 *

### #7
O conhecimento é uma das coisas mais perecíveis no mundo atual. Por isso, aprender a aprender continuamente é o único caminho.

*Jorge Bertolino Filho, professor, Inspire Flex Education, assinante desde 1996*

### #8
Para manter sua longevidade e empregabilidade, não pare de aprender coisas novas todo dia.

*José Aprigio Girão, gerente/coordenador, Banco CCBBrasil, assinante desde 2018*

### #9
O conhecimento é necessário para aperfeiçoar processos e promover tendências.

*José Renato de Quadros, CEO/presidente, Grupo Vigitec, assinante desde 2003 *

### #10
A gestão de sua carreira é sua responsabilidade. Seja seu autogestor, desenvolvendo o autoconhecimento e tendo um propósito de vida.

*Nelson Vanzetti, diretor/superintendente, Dýnami, assinante desde 2021 *

### #11
Busque o conhecimento nas fontes certas. Elas te auxiliarão a transformá-lo em ação.

*Adenilson Bassani, empreendedor, B3 Gestão Empresarial, assinante desde 2007 *

### #12
A revista nunca trouxe respostas prontas. Isso foi ótimo! Ela me preparou para buscar minhas próprias respostas e tomar as decisões mais importantes ao longo desses anos.

*João C. de Oliveira Filho, CEO/presidente, Nuvem Datacom, assinante desde 2006*

### #13
O conhecimento extrapola fronteiras e nos ajuda a expandir horizontes!

*Alan Couto, diretor/superintendente, Capital, assinante desde 2016*

### #14
Para inspirar o time de maneira empática, gerar resultados e transformações, olhe primeiro para dentro (equilíbrio, autocuidado e autoconhecimento).

*Karina Gualberto, consultora, Karina Gualberto Desenvolvimento Profissional, assinante desde 2019*

### #15
Seja um líder humano e que trabalha com sua equipe para extrair o máximo dela, com prazer, para atingir os objetivos da organização.

*Carlos Eduardo de Oliveira Gambôa, diretor/superintendente, KG7, assinante desde 2010 *

### #16
Olhe de modo ampliado, para ser capaz de ver oportunidades em situações favoráveis, mas também nos momentos difíceis.

*Cyntia Tavares Marques de Queiroz, professora, UFCE, assinante desde 2020*

### #17
Aprenda sempre e divida com as pessoas em seu dia a dia.

*Mário Eudo de Castro Lima, consultor, Inovare Consultoria, assinante desde 2006 *

### #18
Saia da bolha. O caráter inclusivo da revista me permitiu novos olhares e percepções.

*Thiago Andrade Asato, professor, Novoeste, assinante desde 2018 *

### #19
Acompanhe os movimentos do mundo corporativo e esteja minimamente conectado para perceber as tendências.

*Marcos A. Silvestre, diretor/superintendente, Starconrh, assinante desde 1996*

### #20
Conexão! Sou assinante há pouco tempo pela coerência, relevância e por se conectar com meus valores.

*Paulo Marques, microempreendedor individual, assinante desde 2021 *

### #21
Com a HSM Management, aprendi que não importa quão alto seja o desejo por lucro, é sempre possível conquistar o lucro E cuidar da sociedade.

*Luísa M. Woitexen, gerente/coordenador, Caixa Econômica Federal, assinante desde 2016*

### #22
Esteja atento às novidades (conceitos, práticas, tecnologias), mantenha-se atualizado e se adapte às mudanças, identificando riscos e oportunidades.

*Leonello Patitucci, empreendedor, Frentana, assinante desde 1998*

### #23
Em uma entrevista na década de 1990, em um dos primeiros números da HSM Management, Phillip Kotler afirmou que as empresas deviam – e continuam devendo – pensar global e agir local. 25 anos se passaram e essa frase continua muuuuuuito atual. Salve HSM!

*Marcelo Pirani, VP/C-Level, Cenarium Training & Coaching, assinante desde 1999*

### #24
No final do dia as pessoas são o ativo mais importante das empresas.

*Marcelo Miyata, gerente/coordenador, Elsys, data de assinatura não informada*

### #25
Talvez conselho não seja a palavra mais adequada, mas o melhor para mim foi entender que é impossível se manter atualizado e bisbilhotando o futuro sem as provocações e constatações da HSM.

*Clovis Afonso, empreendedor, Dimensão Incorporações, assinante desde 2010*

Compartilhar:

Artigos relacionados

Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura
ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura