Se conselho fosse bom, não seria dado, mas vendido (dizem). E se forem aprendizados compartilhados? Confiantes na força da inteligência coletiva, convidamos nossos assinantes a dividir o que aprenderam nos 25 anos de convivência com a revista (e, segundo eles, foi bastante) e selecionamos algumas pérolas para você. Recebemos histórias que reforçam nosso compromisso de continuar a fazer uma publicação que forme – e transforme – as pessoas pelos próximos 25 anos (e além).
### #1
Esteja à frente do tempo. Em muitas oportunidades profissionais, fui reconhecido direta e indiretamente por trazer contribuições técnicas e abordagens temáticas que ainda estavam fora da pauta de discussões em tais ambientes, e que li na revista.
*Rafael de Paiva Lima, gerente/coordenador, UniFOA, assinante desde 2005*
### #2
Cuide de você e depois cuide do outro. É preciso estar bem e com a energia em equilíbrio para a frequência vibrar em harmonia para o outro.
*Willer Ferreira do Amaral, consultor e sócio da TWS Consult, data de assinatura não informada*
### #3
Treine para ganhar consciência sobre os negócios. A coação contraria, a motivação passa, a consciência vai em frente e constrói.
*Vicente Afonso Gasparini, conselheiro, grupo Vellore, assinante desde 1997*
### #4
Estude. Pesquise. Aprimore-se e compartilhe seu saber. É assim que se cresce a vida toda.
*Delaíse Pimentel, consultora, HSM do Brasil (Academy), assinante desde 1998*
### #5
Conhecimento é mutável no tempo e imprescindível na vida. Respeitando-se as diferenças, o crescimento é o melhor modelo.
*Osvaldo Matos, CEO/presidente, OM Mentoria e Consultoria, assinante desde 2012*
### #6
É importante olhar o futuro de forma otimista e estar sempre aberto às mudanças.
*Tiago Bandeira Londres, gerente/coordenador, Modulo Security Solutions, assinante desde 2019 *
### #7
O conhecimento é uma das coisas mais perecíveis no mundo atual. Por isso, aprender a aprender continuamente é o único caminho.
*Jorge Bertolino Filho, professor, Inspire Flex Education, assinante desde 1996*
### #8
Para manter sua longevidade e empregabilidade, não pare de aprender coisas novas todo dia.
*José Aprigio Girão, gerente/coordenador, Banco CCBBrasil, assinante desde 2018*
### #9
O conhecimento é necessário para aperfeiçoar processos e promover tendências.
*José Renato de Quadros, CEO/presidente, Grupo Vigitec, assinante desde 2003 *
### #10
A gestão de sua carreira é sua responsabilidade. Seja seu autogestor, desenvolvendo o autoconhecimento e tendo um propósito de vida.
*Nelson Vanzetti, diretor/superintendente, Dýnami, assinante desde 2021 *
### #11
Busque o conhecimento nas fontes certas. Elas te auxiliarão a transformá-lo em ação.
*Adenilson Bassani, empreendedor, B3 Gestão Empresarial, assinante desde 2007 *
### #12
A revista nunca trouxe respostas prontas. Isso foi ótimo! Ela me preparou para buscar minhas próprias respostas e tomar as decisões mais importantes ao longo desses anos.
*João C. de Oliveira Filho, CEO/presidente, Nuvem Datacom, assinante desde 2006*
### #13
O conhecimento extrapola fronteiras e nos ajuda a expandir horizontes!
*Alan Couto, diretor/superintendente, Capital, assinante desde 2016*
### #14
Para inspirar o time de maneira empática, gerar resultados e transformações, olhe primeiro para dentro (equilíbrio, autocuidado e autoconhecimento).
*Karina Gualberto, consultora, Karina Gualberto Desenvolvimento Profissional, assinante desde 2019*
### #15
Seja um líder humano e que trabalha com sua equipe para extrair o máximo dela, com prazer, para atingir os objetivos da organização.
*Carlos Eduardo de Oliveira Gambôa, diretor/superintendente, KG7, assinante desde 2010 *
### #16
Olhe de modo ampliado, para ser capaz de ver oportunidades em situações favoráveis, mas também nos momentos difíceis.
*Cyntia Tavares Marques de Queiroz, professora, UFCE, assinante desde 2020*
### #17
Aprenda sempre e divida com as pessoas em seu dia a dia.
*Mário Eudo de Castro Lima, consultor, Inovare Consultoria, assinante desde 2006 *
### #18
Saia da bolha. O caráter inclusivo da revista me permitiu novos olhares e percepções.
*Thiago Andrade Asato, professor, Novoeste, assinante desde 2018 *
### #19
Acompanhe os movimentos do mundo corporativo e esteja minimamente conectado para perceber as tendências.
*Marcos A. Silvestre, diretor/superintendente, Starconrh, assinante desde 1996*
### #20
Conexão! Sou assinante há pouco tempo pela coerência, relevância e por se conectar com meus valores.
*Paulo Marques, microempreendedor individual, assinante desde 2021 *
### #21
Com a HSM Management, aprendi que não importa quão alto seja o desejo por lucro, é sempre possível conquistar o lucro E cuidar da sociedade.
*Luísa M. Woitexen, gerente/coordenador, Caixa Econômica Federal, assinante desde 2016*
### #22
Esteja atento às novidades (conceitos, práticas, tecnologias), mantenha-se atualizado e se adapte às mudanças, identificando riscos e oportunidades.
*Leonello Patitucci, empreendedor, Frentana, assinante desde 1998*
### #23
Em uma entrevista na década de 1990, em um dos primeiros números da HSM Management, Phillip Kotler afirmou que as empresas deviam – e continuam devendo – pensar global e agir local. 25 anos se passaram e essa frase continua muuuuuuito atual. Salve HSM!
*Marcelo Pirani, VP/C-Level, Cenarium Training & Coaching, assinante desde 1999*
### #24
No final do dia as pessoas são o ativo mais importante das empresas.
*Marcelo Miyata, gerente/coordenador, Elsys, data de assinatura não informada*
### #25
Talvez conselho não seja a palavra mais adequada, mas o melhor para mim foi entender que é impossível se manter atualizado e bisbilhotando o futuro sem as provocações e constatações da HSM.
*Clovis Afonso, empreendedor, Dimensão Incorporações, assinante desde 2010*