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COMO ENGAJAR VIA webcelebridades

Dez regras ajudam a garantir que seu próximo garoto-propaganda ajude mesmo sua marca

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Youtubers, blogueiros e personalidades das redes sociais têm em comum o quê? A autenticidade; quem faz sucesso hoje é, em geral, quem se mantém fiel ao estilo que escolheu, o mais natural possível. 

Muitas dessas personalidades servem de garotos-propaganda para marcas, mas os que realmente agregam valor são aqueles que se engajam por se identificar com as empresas, indo além da relação meramente comercial. 

Mas não se engane. Embora esses jovens sejam descolados e criativos, segundo a revista Fast Company, são ainda mais focados nos negócios do que a geração anterior. Consultando fontes diversas, compilamos as dez principais dicas para as empresas trabalharem com essas celebridades. 

**![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/d627c3f2-1102-4550-a8b6-bcb1f23b1385.jpeg)ENVOLVIMENTO TOTAL.** Contratar alguém para citar sua marca em um vídeo ou post é fácil demais. Os youtubers mais bem-sucedidos só se dispõem a falar sobre marcas com as quais realmente têm afinidade. E os melhores resultados vêm de um trabalho planejado, que pode render webséries, entrevistas e vídeos mais elaborados.

**![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/a07338bb-711b-4dc0-9e7e-a67b5178aec4.jpeg)ANTES BEM ACOMPANHADO.** Se for o caso de uma citação mais breve, não importa estar ao lado de outras marcas. O importante é a naturalidade. Por exemplo, se uma blogueira mostra o que vai levar na mala para uma viagem, o fato de sua marca estar ao lado de outras soa bem mais plausível do que ser apresentada sozinha.

**![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/4c6a1691-6c8e-4fa5-9421-9e5309c41aaa.jpeg)CONTEXTO SEMPRE.** Para garantir que o público do youtuber esteja na mesma página que a marca, é preciso sempre dar o contexto, sobretudo quando a personalidade vai falar novamente sobre a marca, em uma postagem diferente. Uma hashtag pode resolver o problema.

**![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/c62451a0-8dc2-40d3-8713-d50e805706bb.jpeg)****A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR.** Postar a mesma coisa em todas as plataformas é crime. Cada mídia pede um post: no exemplo das férias, a blogueira poderia postar um vídeo no YouTube, fotos no Instagram, observações sobre uma comida no Snapchat e observações descontraídas no Twitter ao longo da viagem.

**![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/c2b148e2-79cf-496d-817c-13dfbac9a236.jpeg)BOM HUMOR DE CORPO INTEIRO.** A linguagem corporal e a capacidade de rir de si mesmo são componentes fundamentais dos posts mais visualizados e compartilhados.

**![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/dd598923-cbca-4d51-8c39-8ce77ba72689.jpeg)LEVEZA COM PROFUNDIDADE.** Tudo parece sempre muito leve, espontâneo e despretensioso, mas as personalidades que constroem sozinhas sua trajetória de sucesso nas redes sociais normalmente estudam padrões, prestam atenção ao que oferece melhores resultados e estão sempre atentas para não repetir ideias.

**![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/b1a2cfcd-fcae-4ed1-b71b-fb12fd603aea.jpeg)RÉDEA LONGA.** Além de não aceitarem trabalhar para marcas com as quais não se identificam, muitas celebridades também não querem empresas ditando o conteúdo ou fazendo-as encaixar-se em um planejamento de marketing.

**![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/ad6f73ac-b573-484e-8134-d66c32df697b.jpeg)SEJA UM DESBRAVADOR.** Algumas personalidades da internet são os chamados early adopters, aqueles que primeiro dominaram uma plataforma e por isso também ajudaram a determinar seu formato. Então, fique atento às novas plataformas e aos novidadeiros de plantão.

**![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/7f667178-dcda-450c-ae5f-ddc84cd7525b.jpeg)GARANTA A QUALIDADE DO DEBATE.** Se a ideia é provocar discussões, é preciso estar bem calçado para que as respostas levem a um debate produtivo. Deixar a discussão rolar sem envolvimento do blogueiro é como deixar o cliente falando sozinho.

**![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/5d43a670-e643-44e7-bccb-3a663f254b73.jpeg)SEJA BREVE.** O tempo de atenção do consumidor sem dúvida diminuiu. Mesmo que a mídia permita vídeos longos, conteúdo rápido é o que pega para o consumidor médio. Na mesma linha, menos é mais: não adianta contratar alguém para postar várias vezes a mesma coisa – é melhor criar uma peça mais atraente. Citar várias vezes o produto ou a marca evidencia que a ação está sendo patrocinada.

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