Desenvolvimento pessoal

Como preparar as suas apresentações!

Estruturar narrativas e apresentações que se destacam deve fazer parte das estratégias de influência de lideranças e empreendedores
Speaker coach, organizadora e curadora do TEDxLaçador, seu trabalho voluntário.

Compartilhar:

Há anos que eu preparo as pessoas para fazerem apresentações de produto, de negócio, palestras e até mesmo para as famosas TEDx talks. Algo que me chama a atenção é que a maioria das pessoas acham que já sabem o que vão falar, e isso pode até ser verdade, mas mais do que o quê, tem o como. Precisamos nos preparar – ou as histórias ficam sem começo, meio e fim. Muitas vezes, o que era para estar no final está no começo, outras vezes falam coisas que não se deveria falar, não por censura, mas porque não são relevantes.

Com certeza, você já foi em alguma palestra em que, no final, não sabia dizer qual era a ideia principal, não? Quando as pessoas não se preparam, ficamos com a sensação de que faltou alguma coisa ou dois dias depois já não sabemos dizer sobre o que é mesmo que aquela pessoa falou. Posso apostar que elas também ficam pensando: “Eu deveria ter dito isso e não aquilo”.

## Mas e como se preparar? Como começar?

Já são 11 anos preparando pessoas, e uma das formas que vi que poderia ajudar foi criando um canvas, que apresento abaixo.

![Canva Apresentações ana Goelzer](//images.contentful.com/ucp6tw9r5u7d/6x4qusBlHR0rirH6ZQaNOs/389cc44c7193172228e3eab8c0afa9b5/Canva_Apresenta____es_ana_Goelzer.png)

## Qual a ideia/ponto de vista? Que visão você quer compartilhar?

A primeira ação é definir qual a ideia, o ponto de vista que você quer passar. Muitas vezes focamos no resultado que a ideia trará ou no que nos levou até ela, e não na ideia em si.

Aqui é hora de fazer muitas perguntas: É uma ideia importante? Está clara? E se alguém pedisse para você tuitar a sua ideia ou ponto de vista, como seria? Tente colocar isso em 140 caracteres – mais do que um desafio, é também para ajudar você a eleger o que é mais importante.

Feito isso, imagine quais são as ideias secundárias que são importantes para embasar a sua ideia principal, ponto de vista ou visão.

## Que ideias secundárias são importantes para embasar a ideia principal ou ponto de vista?

É comum querermos falar sobre muitas coisas, mas é preciso foco e discernimento para escolher as ideias secundárias. São elas que ajudam a sustentar a ideia principal.

Imagine um peixe: a espinha dorsal é a sua ideia principal, a linha mestra, e as espinhas são as ideias secundárias. Elas nunca são maiores do que a ideia principal. Aliás, este é um erro bem comum, falar algo muito mais importante do que a ideia principal. Em uma palestra de 10 minutos, costumo sugerir que não se tenha mais do que 3 ideias secundárias.

Depois que você decidiu quais são as ideias secundárias, você também tem que pensar naquilo que você não pode deixar de mencionar.

## O que você não pode deixar de mencionar?

É claro que tem que ser pertinente àquilo que você está falando. Vale dizer que, muito mais do que ideias, são exemplos, histórias que são importantes para que as pessoas saibam. É nesta hora que você pode separar as histórias, dar exemplos. E lembre-se: dê nomes, detalhes, não chame de clientes ou persona ou usuário, as pessoas precisam se conectar com você, e uma boa história ou um exemplo muito bom fazem isso.

## Que dados e fontes serão apresentados?

Coloquei no canvas dados e fontes porque é bem comum termos dados para apresentar para que eles corroborem com a ideia principal, mas a questão é que muita gente copia da internet ou não coloca a fonte. Os dados precisam ser verificados na fonte. Isto também acontece com imagens e citações. É preciso conferir se foi mesmo o autor “X” que fez tal citação, se a imagem não tem direito autoral.

## Argumentos contra e a favor

Sempre digo que é preciso saber o que outras pessoas estão pensando sobre determinado assunto, principalmente as que pensam diferente da gente. Isso nos dá repertório, entendimento e coloca tudo em perspectiva. Nesta hora também é importante estabelecer o que temos a nosso favor.

## Quem irá te ouvir?

Não esqueça de perguntar quem vai estar na plateia. Aqui vai uma dica: prefira usar uma linguagem simples, não simplória, que seja clara e objetiva. Evite jargões. Eu costumo dizer: imagine que uma criança precisa entender e ficar maravilhada. Seja simples!

## O que você imagina que as pessoas irão postar sobre a sua fala?

Essa pergunta pode mudar toda a forma como você escreveu, pois nos coloca para pensar sobre o resultado, sobre as emoções que iremos provocar. Muitas vezes imaginamos um determinado resultado, mas toda construção do texto está levando para a direção oposta. Como disse o empresário Eduardo Meira Peres, um dos primeiros a testar o Talk Canvas: “Ao responder à provocação sobre o que as pessoas iriam postar sobre minha fala, pude perceber o impacto que eu gostaria de causar, o que me fez revisar alguns pontos para conseguir passar esta mensagem”.

## Dicas extras

A escrita é superimportante, pois é por meio dela que conseguimos avaliar o peso que está sendo dado para cada ideia, se a linguagem está adequada, se a ordem está correta. Quando acabar de escrever, coloque o texto no Word e peça para ele ler para você, isso ajuda muito, você não imagina como. Leia em voz alta e sinta o texto. Se você não gosta de escrever, não tem problema, abra o Word, faça um ditado e depois leia.

## O tempo

É preciso usar o tempo de forma equilibrada. Introduções e conclusões não devem ter um tempo maior do que o desenvolvimento. E lembre-se: nada pode ser mais desrespeitoso com quem convidou e com a plateia do que ultrapassar o tempo que foi dado. Vale preparar sua fala com alguns minutos a menos, assim você terá um tempinho a mais, se precisar.

## Treine, treine, até ficar natural.

Texto feito, é preciso memorizar. Existem inúmeras técnicas para isso. E treinar muito, muito mesmo. Apresente para outras pessoas, escute os feedbacks e ajuste.

Espero que esta ferramenta ajude você na sua próxima palestra. Por favor, se usar, me conte como foi.

Ah, sobre o ppt: menos é mais!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura
Empreendedorismo
Um guia para a liderança se antecipar às consequências não intencionais de suas decisões

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

4 min de leitura
ESG
Entre nós e o futuro desejado, está a habilidade de tecer cada nó de um intricado tapete que une regeneração, adaptação e compromisso climático — uma jornada que vai de Baku a Belém, com a Amazônia como palco central de um novo sistema econômico sustentável.

Bruna Rezende

5 min de leitura
ESG
Crescimento de reclamações à ANS reflete crise na saúde suplementar, impulsionada por reajustes abusivos e falta de transparência nos planos de saúde. Empresas enfrentam desafios para equilibrar custos e atender colaboradores. Soluções como auditorias, BI e humanização do atendimento surgem como alternativas para melhorar a experiência dos beneficiários e promover sustentabilidade no setor.
4 min de leitura
Finanças
Brasil enfrenta aumento de fraudes telefônicas, levando Anatel a adotar medidas rigorosas para proteger consumidores e empresas, enquanto organizações investem em tecnologia para garantir segurança, transparência e uma comunicação mais eficiente e personalizada.

Fábio Toledo

4 min de leitura
Finanças
A recente vitória de Donald Trump nos EUA reaviva o debate sobre o protecionismo, colocando em risco o acesso do Brasil ao segundo maior destino de suas exportações. Porém, o país ainda não está preparado para enfrentar esse cenário. Sua grande vulnerabilidade está na dependência de um número restrito de mercados e produtos primários, com pouca diversificação e investimentos em inovação.

Rui Rocha

0 min de leitura
Finanças
O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Fábio Duran

3 min de leitura