Uncategorized

Como prever o imprevisível

Treze anos de carreira, sendo os últimos três à frente do marketing do Uber Eats, me trouxeram alguns aprendizados. Compartilho três aqui com você.
Head of Marketing no Uber Eats

Compartilhar:

Se você é gestor de marketing acredito que, em algum momento, precisou mudar totalmente a rota de um projeto ou até mesmo a estratégia completa da sua marca ou empresa. Nesses casos, quanto melhor você conhece o negócio que está trabalhando e quanto mais baseada em dados são as suas decisões, menor a chance de você errar. 

Mesmo assim, aposto que já existiu aquela situação em que algo inesperado, seja internamente ou externamente, aconteceu e que te forçou a replanejar, adaptar, mudar. Em tempos de big data, algoritmos e data-driven decision making, muitas vezes esquecemos de falar sobre um assunto que pode parecer antagônico: a imprevisibilidade. 

Toda área tem seus “gurus” e especialistas que prometem prever o futuro e compartilham fórmulas e modelos de sucesso para que você possa sobreviver diante das turbulências e incertezas que todos os negócios estão sujeitos a enfrentar. 

Se essa é sua expectativa ao ler o meu artigo, eu já aviso que não prometo felicidade plena ao seguir algumas das dicas que irei compartilhar aqui. Minha intenção é dividir alguns dos aprendizados que tive ao longo dos meus treze anos de carreira e que foram intensificados durante os últimos três anos liderando o marketing de uma startup, o Uber Eats, dentro de uma gigante da tecnologia, a Uber. 

Aprendizado 1
————-

### Nem sempre planejamento detalhado é sinônimo de sucesso 

Tenha uma visão de longo prazo de onde quer chegar, mas planeje como chegar lá em ciclos menores, pode ser por trimestres ou semestres, dependendo do setor que você está trabalhando. Colocar você e a equipe para ter um plano detalhado de longo prazo pode significar horas de trabalho em vão.

Usar o pensamento do conceito de Lean Startup me ajudou muito a resolver problemas de uma forma mais ágil e efetiva, pois a ideia é focar no problema que queremos resolver e não no plano em si. O objetivo passa a ser reiterar e experimentar novas ideias conforme você aprende com o processo.

Aprendizado 2 
————–

### Tenha cartas na manga 

Além do plano, é importante garantir que, dentro do seu negócio você, você tenha flexibilidade suficiente para mudar de rota.
Nesse momento em que estamos passando por uma pandemia sem precedentes, temos que rever estratégias para garantir que estamos diversificando nosso negócio para atender novas demandas e que se tornaram mais urgentes para nossos usuários. 

No Uber Eats, por exemplo, já tínhamos planos de expandir nossa oferta de categorias (antes com grande foco em restaurantes), mas diante dos novos fatos aceleramos a entrada em segmentos como farmácia, lojas de conveniência e petshops. 

E fomos além. Incluímos lojas de departamento e floriculturas para oferecer opções mais relevantes para datas comemorativas em um contexto de isolamento social. 

Posso afirmar que três meses atrás não imaginávamos que iríamos lançar essas categorias tão rápido no aplicativo, mas com um time focado em um objetivo único – o crescimento do Uber Eats no Brasil – alocamos recursos para novas iniciativas estratégicas de forma ágil e eficaz. 

Aprendizado 3
————-

### Sucesso não é executar o plano desenhado 

Muitas vezes nos enganamos achando que um projeto bem-sucedido é aquele onde tudo saiu conforme o planejado. Eu discordo. Os projetos que mais me desafiaram a repensar tudo, que mais tivemos que mudar de rota, foram os que mais me ensinaram e me fizeram crescer profissionalmente. 

Afinal, o que importa mesmo é ter um objetivo muito claro, determinar qual é o KPI de sucesso para esse projeto e alcançá-lo. Se você ainda conseguir impactar positivamente outras áreas e outros objetivos gerais da empresa ao longo do caminho, melhor ainda. 

> “É provável que coisas improváveis aconteçam. Isso posto, pode-se argumentar que o que é improvável é provável”. – Aristóteles

Veja bem, como disse, há muitas coisas imprevisíveis no nosso dia a dia, então mesmo conhecendo agora alguns dos meus aprendizados que podem te inspirar a olhar para seus projetos de forma diferente, pode ser que algo aconteça que irá te pegar de surpresa. 

Tentar prever o futuro não é sempre possível, mas com as ferramentas certas e uma equipe disposta a encarar desafios de frente, é possível se preparar para tudo, inclusive o imprevisível.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro