Uncategorized

Como prever o imprevisível

Treze anos de carreira, sendo os últimos três à frente do marketing do Uber Eats, me trouxeram alguns aprendizados. Compartilho três aqui com você.
Head of Marketing no Uber Eats

Compartilhar:

Se você é gestor de marketing acredito que, em algum momento, precisou mudar totalmente a rota de um projeto ou até mesmo a estratégia completa da sua marca ou empresa. Nesses casos, quanto melhor você conhece o negócio que está trabalhando e quanto mais baseada em dados são as suas decisões, menor a chance de você errar. 

Mesmo assim, aposto que já existiu aquela situação em que algo inesperado, seja internamente ou externamente, aconteceu e que te forçou a replanejar, adaptar, mudar. Em tempos de big data, algoritmos e data-driven decision making, muitas vezes esquecemos de falar sobre um assunto que pode parecer antagônico: a imprevisibilidade. 

Toda área tem seus “gurus” e especialistas que prometem prever o futuro e compartilham fórmulas e modelos de sucesso para que você possa sobreviver diante das turbulências e incertezas que todos os negócios estão sujeitos a enfrentar. 

Se essa é sua expectativa ao ler o meu artigo, eu já aviso que não prometo felicidade plena ao seguir algumas das dicas que irei compartilhar aqui. Minha intenção é dividir alguns dos aprendizados que tive ao longo dos meus treze anos de carreira e que foram intensificados durante os últimos três anos liderando o marketing de uma startup, o Uber Eats, dentro de uma gigante da tecnologia, a Uber. 

Aprendizado 1
————-

### Nem sempre planejamento detalhado é sinônimo de sucesso 

Tenha uma visão de longo prazo de onde quer chegar, mas planeje como chegar lá em ciclos menores, pode ser por trimestres ou semestres, dependendo do setor que você está trabalhando. Colocar você e a equipe para ter um plano detalhado de longo prazo pode significar horas de trabalho em vão.

Usar o pensamento do conceito de Lean Startup me ajudou muito a resolver problemas de uma forma mais ágil e efetiva, pois a ideia é focar no problema que queremos resolver e não no plano em si. O objetivo passa a ser reiterar e experimentar novas ideias conforme você aprende com o processo.

Aprendizado 2 
————–

### Tenha cartas na manga 

Além do plano, é importante garantir que, dentro do seu negócio você, você tenha flexibilidade suficiente para mudar de rota.
Nesse momento em que estamos passando por uma pandemia sem precedentes, temos que rever estratégias para garantir que estamos diversificando nosso negócio para atender novas demandas e que se tornaram mais urgentes para nossos usuários. 

No Uber Eats, por exemplo, já tínhamos planos de expandir nossa oferta de categorias (antes com grande foco em restaurantes), mas diante dos novos fatos aceleramos a entrada em segmentos como farmácia, lojas de conveniência e petshops. 

E fomos além. Incluímos lojas de departamento e floriculturas para oferecer opções mais relevantes para datas comemorativas em um contexto de isolamento social. 

Posso afirmar que três meses atrás não imaginávamos que iríamos lançar essas categorias tão rápido no aplicativo, mas com um time focado em um objetivo único – o crescimento do Uber Eats no Brasil – alocamos recursos para novas iniciativas estratégicas de forma ágil e eficaz. 

Aprendizado 3
————-

### Sucesso não é executar o plano desenhado 

Muitas vezes nos enganamos achando que um projeto bem-sucedido é aquele onde tudo saiu conforme o planejado. Eu discordo. Os projetos que mais me desafiaram a repensar tudo, que mais tivemos que mudar de rota, foram os que mais me ensinaram e me fizeram crescer profissionalmente. 

Afinal, o que importa mesmo é ter um objetivo muito claro, determinar qual é o KPI de sucesso para esse projeto e alcançá-lo. Se você ainda conseguir impactar positivamente outras áreas e outros objetivos gerais da empresa ao longo do caminho, melhor ainda. 

> “É provável que coisas improváveis aconteçam. Isso posto, pode-se argumentar que o que é improvável é provável”. – Aristóteles

Veja bem, como disse, há muitas coisas imprevisíveis no nosso dia a dia, então mesmo conhecendo agora alguns dos meus aprendizados que podem te inspirar a olhar para seus projetos de forma diferente, pode ser que algo aconteça que irá te pegar de surpresa. 

Tentar prever o futuro não é sempre possível, mas com as ferramentas certas e uma equipe disposta a encarar desafios de frente, é possível se preparar para tudo, inclusive o imprevisível.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Conheça o conceito de Inteligência Cultural e compreenda os três pilares que vão te ajudar a trazer clareza e compreensão para sua comunicação interpessoal (e talvez internacional)

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
Liderança
Entenda como construir um ambiente organizacional que prioriza segurança psicológica, engajamento e o desenvolvimento genuíno das equipes.

Athila Machado

6 min de leitura
Empreendedorismo
Após a pandemia, a Geração Z que ingressa no mercado de trabalho aderiu ao movimento do "quiet quitting", realizando apenas o mínimo necessário em seus empregos por falta de satisfação. Pesquisa da Mckinsey mostra que 25% da Geração Z se sentiram mais ansiosos no trabalho, quase o dobro das gerações anteriores. Ambientes tóxicos, falta de reconhecimento e não se sentirem valorizados são alguns dos principais motivos.

Samir Iásbeck

4 min de leitura
Empreendedorismo
Otimizar processos para gerar empregos de melhor qualidade e remuneração, desenvolver produtos e serviços acessíveis para a população de baixa renda e investir em tecnologias disruptivas que possibilitem a criação de novos modelos de negócios inclusivos são peças-chave nessa remontagem da sociedade no mundo

Hilton Menezes

4 min de leitura
Finanças
Em um mercado cada vez mais competitivo, a inovação se destaca como fator crucial para o crescimento empresarial. Porém, transformar ideias inovadoras em realidade requer compreender as principais fontes de fomento disponíveis no Brasil, como BNDES, FINEP e Embrapii, além de adotar uma abordagem estratégica na elaboração de projetos robustos.

Eline Casalosa

4 min de leitura
Empreendedorismo
A importância de uma cultura organizacional forte para atingir uma transformação de visão e valores reais dentro de uma empresa

Renata Baccarat

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Em meio aos mitos sobre IA no RH, empresas que proíbem seu uso enfrentam um paradoxo: funcionários já utilizam ferramentas como ChatGPT por conta própria. Casos práticos mostram que, quando bem implementada, a tecnologia revoluciona desde o onboarding até a gestão de performance.

Harold Schultz

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Diferente da avaliação anual tradicional, o modelo de feedback contínuo permite um fluxo constante de comunicação entre líderes e colaboradores, fortalecendo o aprendizado, o alinhamento de metas e a resposta rápida a mudanças.

Maria Augusta Orofino

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Marcelo Nóbrega

4 min de leitura
Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura