A maioria dos executivos reconhece a importância de derrubar silos para ajudar as pessoas a colaborar entre departamentos – mas têm dificuldade em fazer isso acontecer. É o que conclui estudo encabeçado por Tiziana Casciaro, professora de comportamento organizacional e desenvolvimento de liderança na Rotman School of Management, com Amy C. Edmondson, professora de liderança e gestão na Harvard Business School, e Sujin Jang, professor assistente de comportamento organizacional no Insead.
No estudo, os autores convidam gestores, engenheiros, vendedores e consultores a responder à pergunta: quais relacionamentos são priorizados em seu trabalho cotidiano? A resposta é quase sempre a mesma: “os verticais”. As grandes oportunidades de inovação, porém, surgem na interface entre as funções, afirmam os pesquisadores.
Uma maneira de derrubar os silos, segundo o estudo, é redesenhar a estrutura organizacional. Mas essa abordagem “é cara, confusa e lenta. Cada nova estrutura resolve alguns problemas, mas cria outros”, explica Casciaro. Outra opção é treinar as pessoas para se conectarem com polos de experiência em todas as organizações. E trabalhar melhor com colegas que pensam de forma diferente. Os líderes podem fornecer treinamento e suporte para quatro práticas que permitem um trabalho eficaz nas interfaces:
### Desenvolva agentes culturais
Esses profissionais agem como “ponte”, ou “cola”, entre equipes, permitindo que pessoas em diferentes funções ou localizações geográficas colaborem entre si. Ajuda a construir relacionamentos, entendimento mútuo e a traduzir as várias linguagens corporativas.
### Incentive as pessoas a fazerem as perguntas certas
As perguntas são o segredo dos relacionamentos produtivos. Líderes devem estimular esse comportamento sendo um modelo: quando demonstram interesse genuíno pelas perguntas dos outros, incentivam o mesmo na equipe.
### Faça com que as pessoas vejam o mundo pelos olhos dos outros
Líderes devem encorajar os funcionários a considerar outros pontos de vista. Criar uma cultura que incentive esse tipo de conduta é uma responsabilidade da liderança sênior. Isso pode ser feito em diálogos “entre-silos”.
### Amplie a visão dos funcionários
Encoraje-os a olhar além do ambiente de trabalho. Incentive-os a obter conhecimentos externos – do setor e da empresa – oferecendo tempo e recursos para que essas informações sejam absorvidas.