Assunto pessoal

Como vencer os silos para chegar à inovação

As organizações precisam criar relacionamentos horizontais entre as pessoas, ultrapassando os limites dos silos, se querem realmente inovar

Compartilhar:

A maioria dos executivos reconhece a importância de derrubar silos para ajudar as pessoas a colaborar entre departamentos – mas têm dificuldade em fazer isso acontecer. É o que conclui estudo encabeçado por Tiziana Casciaro, professora de comportamento organizacional e desenvolvimento de liderança na Rotman School of Management, com Amy C. Edmondson, professora de liderança e gestão na Harvard Business School, e Sujin Jang, professor assistente de comportamento organizacional no Insead.

No estudo, os autores convidam gestores, engenheiros, vendedores e consultores a responder à pergunta: quais relacionamentos são priorizados em seu trabalho cotidiano? A resposta é quase sempre a mesma: “os verticais”. As grandes oportunidades de inovação, porém, surgem na interface entre as funções, afirmam os pesquisadores.

Uma maneira de derrubar os silos, segundo o estudo, é redesenhar a estrutura organizacional. Mas essa abordagem “é cara, confusa e lenta. Cada nova estrutura resolve alguns problemas, mas cria outros”, explica Casciaro. Outra opção é treinar as pessoas para se conectarem com polos de experiência em todas as organizações. E trabalhar melhor com colegas que pensam de forma diferente. Os líderes podem fornecer treinamento e suporte para quatro práticas que permitem um trabalho eficaz nas interfaces:

### Desenvolva agentes culturais
Esses profissionais agem como “ponte”, ou “cola”, entre equipes, permitindo que pessoas em diferentes funções ou localizações geográficas colaborem entre si. Ajuda a construir relacionamentos, entendimento mútuo e a traduzir as várias linguagens corporativas.

### Incentive as pessoas a fazerem as perguntas certas
As perguntas são o segredo dos relacionamentos produtivos. Líderes devem estimular esse comportamento sendo um modelo: quando demonstram interesse genuíno pelas perguntas dos outros, incentivam o mesmo na equipe.

### Faça com que as pessoas vejam o mundo pelos olhos dos outros
Líderes devem encorajar os funcionários a considerar outros pontos de vista. Criar uma cultura que incentive esse tipo de conduta é uma responsabilidade da liderança sênior. Isso pode ser feito em diálogos “entre-silos”.

### Amplie a visão dos funcionários
Encoraje-os a olhar além do ambiente de trabalho. Incentive-os a obter conhecimentos externos – do setor e da empresa – oferecendo tempo e recursos para que essas informações sejam absorvidas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, ESG
01/01/2001
A maior parte do empreendedorismo brasileiro é feito por mulheres pretas e, mesmo assim, o crédito é majoritariamente dado às empresárias brancas. A que se deve essa diferença?
0 min de leitura
ESG, ESG, Diversidade
09/10/2050
Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Ana Flavia Martins

2 min de leitura
ESG
Em um mundo onde o lucro não pode mais ser o único objetivo, o Capitalismo Consciente surge como alternativa essencial para equilibrar pessoas, planeta e resultados financeiros.

Anna Luísa Beserra

3 min de leitura
Inteligência Artificial
Marcelo Murilo
Com a saturação de dados na internet e o risco de treinar IAs com informações recicladas, o verdadeiro potencial da inteligência artificial está nos dados internos das empresas. Ao explorar seus próprios registros, as organizações podem gerar insights exclusivos, otimizar operações e criar uma vantagem competitiva sólida.
13 min de leitura
Estratégia e Execução, Gestão de Pessoas
As pesquisas mostram que o capital humano deve ser priorizado para fomentar a criatividade e a inovação – mas por que ainda não incentivamos isso no dia a dia das empresas?
3 min de leitura
Transformação Digital
A complexidade nas organizações está aumentando cada vez mais e integrar diferentes sistemas se torna uma das principais dores para as grandes empresas.

Paulo Veloso

0 min de leitura
ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura