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Contagem regressiva com KEVIN STARR – MUDANDO O MUNDO COM PERGUNTAS

Considerado um dos mais experientes investidores em empreendimentos sociais, o diretor da Mulago Foundation ensina as empresas a identificar os projetos sociais com maior potencial de gerar impacto por meio de quatro questões

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**5 Como vocês escolhem os projetos sociais em que investirão?**

Desenvolvemos um teste com quatro perguntas, e todas devem ter resposta positiva para que o investimento seja feito.
• O projeto é necessário de fato?
• Isso funciona?
• Será usado?
• Vai chegar àqueles que mais precisam?

A primeira pergunta trata do que será feito, mais do que de como será feito, e deve se traduzir em uma declaração de missão que deixe claro o que será considerado um sucesso nesse caso. 

**4 “Isso funciona?” deve ser particularmente difícil de responder…**

Sim. Um dos principais motivos de algumas ideias não funcionarem é a falta de conhecimento suficiente sobre o usuário final e, muitas vezes, a forma como se define “funcionar”. 

Veja o exemplo da Soccket, a bola de futebol que armazena energia enquanto se brinca com ela e na qual se pode conectar uma lâmpada e ter luz. Em certo sentido, ela funciona: gera luz. Mas será que de fato funciona fornecer luz a pontos muito localizados? E mais: para que será utilizada a luz? 

**3 Como saber se algo será usado de verdade – a terceira questão de seu teste – antes da implementação em campo?** 

Não há como. Por isso, estimulo as pessoas a fazer protótipos e testar em campo, para observar o uso por um bom tempo, e, depois, fazer o mesmo com o produto que se considera pronto. Isso significa entender quem vai utilizar e como vai utilizar, incluindo as formas de uso erradas. 

**SAIBA MAIS SOBRE KEVIN STARR**

**Quem é:** Empreendedor social de renome nos EUA, é diretor da Mulago Foundation, uma espécie de fundo de investimento em empreendedores sociais de estágio inicial em países em desenvolvimento. Também dirige a Big Bang Philanthropy.
**Carreira:** Graduado em medicina pela University of California em San Francisco, foi convidado a liderar a Mulago após a morte de seu amigo e mentor Rainer Arnhold, em 1994.
**A Mulago Foundation:** Com cerca de US$ 150 milhões em ativos (último dado disponível, de 2013), busca alocar recursos para obter o melhor retorno e o maior impacto possíveis.

**2 E como responder à quarta questão?** 

A pergunta “Vai chegar àqueles que mais precisam?” se desdobra em três:
“Como chegar aonde seu público-alvo está?”, “Com quais canais de distribuição você vai trabalhar?” e “Como você vai vender seu ‘produto’?”. Grande parte dessa questão é, na verdade, saber realmente quem é seu cliente. Por exemplo, as organizações costumam ouvir os médicos quando pensam em distribuir equipamentos médicos em países em desenvolvimento. É claro que os médicos dizem que têm interesse nisso, mas não são eles que tomam as decisões sobre esses equipamentos; o cliente [a ouvir] é alguém em um escritório qualquer. 

**1 Em resumo, os desafios de um projeto social são muito semelhantes aos de uma empresa com fins lucrativos, certo?** 

Certo, mas as coisas são mais difíceis no projeto social, pelo fato de o “cliente” ser alguém com um nível de renda muito baixo e que tem muito a perder. Além disso, mesmo que ofereça saúde, alimentação saudável ou água limpa, você terá de disputar a atenção dele com festas e outras fontes de diversão.

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