Desenvolvimento pessoal

Copo cheio, copo vazio

Entender onde estamos neste ciclo de perdas e ganhos talvez seja a melhor maneira de atravessar e tirar alguma lição desta crise
Jornalista com ampla experiência nas áreas de negócios, inovação e tecnologia. Especializado em produção de conteúdo para veículos de mídia, branded content e gestão de projetos multiplataforma (online, impresso e eventos). Vencedor dos prêmios Citi Journalistic Excellence Award e Editora Globo de Jornalismo. Também é gerente de conteúdo da HSM Management.

Compartilhar:

Na teoria, a relação entre crise e aprendizado parece óbvia. Afinal de contas, é na dificuldade que nos forçamos a procurar novos caminhos, nem que seja por absoluta necessidade. Mas, como tudo na vida, a realidade é bem mais complexa do que a timeline do LinkedIn tenta nos convencer. Como todos nós descobrimos, nem sempre é fácil enxergar o lado cheio do copo quando se está no olho do furacão. Motivação é diferente de ingenuidade. Por isso, é importante se permitir um certo grau de pessimismo e ansiedade em relação ao cenário atual.

O tal do “novo normal” levará anos para ser percebido e absorvido em toda a sua complexidade. E talvez seja muito parecido com o normal que já conhecemos. Como será o amanhã? Responda quem puder. Tentar antecipar cenários é fundamental em uma economia orientada pela previsibilidade. Mas a adaptação aos desafios do presente tem se mostrado cada vez mais urgente. Assim como a certeza de que nossos planos, por melhores que sejam, quase nunca saem como o esperado.

Começar do zero é uma arte diretamente ligada à nossa capacidade de contabilizar perdas. E acho que podemos dizer, com pouca margem de erro, que todos nós perdemos alguma coisa nos últimos meses. Viver e aceitar esse período de luto é essencial para ter a força e a clareza necessárias para novos começos, muitos deles do zero. Alguns chamam isso de resiliência. Prefiro entender como abertura e flexibilidade.

Enquanto olhamos para um futuro incerto, voltamos às origens de uma das características mais básicas de nossa espécie: a curiosidade. E não vamos nos enganar. Estamos muito mais próximos das cavernas do que gostamos de imaginar. O que nos mantém longe delas é, em boa parte, nossa curiosidade. Instinto de sobrevivência nunca fez mal a ninguém. Mas o que nos trouxe até aqui foi a nossa capacidade de buscar e compartilhar aprendizado. Um ciclo que se repete diversas vezes em nossas vidas há milênios.

Jornadas de conhecimento nem sempre são óbvias, sobretudo em cenários complexos. Na maioria das vezes, lições de momentos difíceis só aparecem quando olhamos no retrovisor. Entender onde estamos nesse ciclo de perdas e ganhos talvez seja a melhor maneira de atravessar e tirar alguma lição dessa crise. E o primeiro passo para encontrar novos caminhos quando ela passar.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Competitividade da Indústria Brasileira diante do Protecionismo Global

A recente vitória de Donald Trump nos EUA reaviva o debate sobre o protecionismo, colocando em risco o acesso do Brasil ao segundo maior destino de suas exportações. Porém, o país ainda não está preparado para enfrentar esse cenário. Sua grande vulnerabilidade está na dependência de um número restrito de mercados e produtos primários, com pouca diversificação e investimentos em inovação.

Mercado de RevOps desponta e se destaca com crescimento acima da média 

O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Uso de PDI tem sido negligenciado nas companhias

Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Regulamentação da IA: Como empresas podem conciliar responsabilidades éticas e inovação? 

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Governança estratégica: a gestão de riscos psicossociais integrada à performance corporativa

A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Inteligência artificial e gestão, Transformação Digital
A GenAI é uma ótima opção para nos ajudar em questões cotidianas, principalmente em nossos negócios. Porém, precisamos ter cautela e parar essa reprodutibilidade desenfreada.

Rafael Rez

Transformação Digital
A preocupação com o RH atual é crescente e fizemos questão de questionar alguns pontos viscerais existentes que Ricardo Maravalhas, CEO da DPOnet, trouxe com clareza e paciência.

HSM Management

Uncategorized
A saúde mental da mulher brasileira enfrenta desafios complexos, exacerbados por sobrecarga de responsabilidades, desigualdade de gênero e falta de apoio, exigindo ações urgentes para promover equilíbrio e bem-estar.

Letícia de Oliveira Alves e Ana Paula Moura Rodrigues

ESG
A crescente frequência de desastres naturais destaca a importância crucial de uma gestão hídrica urbana eficaz, com as "cidades-esponja" emergindo como soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos globais e promover a resiliência urbana.

Guilherme Hoppe

Gestão de Pessoas
Como podemos entender e praticar o verdadeiro networking para nos beneficiar!

Galo Lopez

Cultura organizacional, Gestão de pessoas, Liderança, times e cultura, Liderança
Na coluna deste mês, Alexandre Waclawovsky explora o impacto das lideranças autoritárias e como os colaboradores estão percebendo seu próprio impacto no trabalho.

Alexandre Waclawovsky

Marketing Business Driven, Comunidades: Marketing Makers, Marketing e vendas
Eis que Philip Kotler lança, com outros colegas, o livro “Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human” e eu me lembro desse tema ser tão especial para mim que falei sobre ele no meu primeiro artigo publicado no Linkedin, em 2018. Mas, o que será que mudou de lá para cá?

Juliana Burza

Transformação Digital, ESG
A inteligência artificial (IA) está no centro de uma das maiores revoluções tecnológicas da nossa era, transformando indústrias e redefinindo modelos de negócios. No entanto, é crucial perguntar: a sua estratégia de IA é um movimento desesperado para agradar o mercado ou uma abordagem estruturada, com métricas claras e foco em resultados concretos?

Marcelo Murilo

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
Com a informação se tornando uma commoditie crucial, as organizações que não adotarem uma cultura data-driven, que utiliza dados para orientar decisões e estratégias, vão ficar pelo caminho. Entenda estratégias que podem te ajudar neste processo!

Felipe Mello

Gestão de Pessoas
Conheça o framework SHIFT pela consultora da HSM, Carol Olinda.

Carol Olinda