Uncategorized

CUSTOS MENORES PARA OS CLIENTES, SUCESSO MAIOR PARA O EMPREENDEDOR

Se sua startup é B2B, o melhor caminho que ela pode tomar é reduzir custos para os clientes; foi o que fizemos no GymPass | Por Cesar Augusto Carvalho
É fundador e CEO do GymPass, empresa que oferece benefícios corporativos de academias para que funcionários possam se exercitar em mais de 4 mil academias em 300 cidades do Brasil.

Compartilhar:

Manda a cartilha do marketing que qualquer empresa faça o que seu cliente quer, e isso vale especialmente para uma organização que está dando seus primeiros passos. Mas o que querem os clientes brasileiros?

Ao montar nossa startup, o que descobri foi que pessoas jurídicas querem permanentemente reduzir custos, não só em tempos de crise. Então, tratamos de pesquisar e fizemos um achado: programas de qualidade de vida, além de ajudarem a atrair e reter talentosa um custo baixo, reduzem significativamente os gastos com a saúde dos colaboradores.

Segundo pesquisas científicas publicadas em jornais acadêmicos, as despesas de saúde de uma empresa costumam cair entre US$ 150 e US$ 600 por colaborador por ano quando se implementam programas de qualidade de vida. Isso dá e sobra para pagar os custos de implementação de um programa desse tipo.

Por exemplo, um trabalho científico publicado no jornal Health Affairs analisou mais de nove anos dos resultados obtidos com o programa de qualidade de vida da Johnson & Johnson nos Estados Unidos. Gerou uma economia anual em gastos com saúde de US$ 565 por colaborador em 2009 (o último ano analisado) e o retorno sobre o investimento (ROI) mostrou que, para cada dólar investido no projeto, houve retorno de US$ 1,88 a US$ 3,92 em redução de custos de saúde.

Outro estudo da mesma publicação acompanhou o programa de 22 empresas com mais de mil funcionários e o resultado impressionou: houve uma economia média em custos de saúde de US$ 358 por colaborador por ano. A lógica é simples: da mesma forma que a seguradora de seu carro cobra menos se você o deixa na garagem ou usa estacionamentos (porque a chance de roubo diminui muito), as operadoras de healthcare cobram contribuições menores de empresas cujos funcionários são mais ativos fisicamente ou mais bem nutridos.

Segundo pesquisa encomendada pelo governo norte-americano, 61% dos executivos de recursos humanos que contrataram programas de qualidade de vida têm observado reduções em custos de saúde. E não é só isso:78% reportam queda de absenteísmo (reduzindo custos) e 80% enxergam melhorias de produtividade (o que equivale a reduzir custos).

Em comum, esses programas de qualidade de vida pesquisados têm foco em pelo menos três pilares: atividade física, nutrição e antitabagismo/antialcoolismo. Nós criamos, então, uma startup que oferece redução de custos na forma de um programa de qualidade de vida baseado em atividade física, o GymPass. Creio que acertamos: os estudos mencionados realmente motivam empresários e executivos do Brasil a promover programas desse tipo.

Se você fundou ou pretende fundar uma startup B2B, já pensou em que custos está reduzindo ou pode reduzir para seu público-alvo? Deveria estar.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura
Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura