Uncategorized

Darwin esteve aqui

__José Salibi Neto__ é cofundador da empresa de educação executiva HSM, palestrante, mentor de líderes e coautor dos livros Gestão do Amanhã, Código da Cultura, Estratégia Adaptativa e O Algoritmo da Vitória, entre outros. Lançará em maio pela editora Gente, em parceria com Sandro Magaldi, um livro sobre o motor do crescimento, que tem o JTBD como espinha dorsal.

Compartilhar:

Quando ouço o canto dos sabiás-laranjeira ao amanhecer, quase não lembro que esses pequenos pássaros descendem dos dinossauros. Em 1860, pouco depois de Charles Darwin publicar sua teoria sobre a evolução das espécies, um fóssil que representava a transição entre os répteis e os pássaros foi encontrado na Alemanha, comprovando perfeitamente sua teoria (batizaram-no de Archaeopteryx, se você tiver curiosidade de pesquisar mais). Na visão da HSM, a educação executiva está vivendo o mesmo tipo de evolução darwiniana. 

Os programas concentrados no saber gerencial e que tratam os gestores como alunos de faculdade corresponderiam aos dinossauros, possivelmente prestes a ser extintos, enquanto aqueles que, em suas metodologias, conjugam o saber, o fazer e o ser, convertendo gestores em líderes e empreendedores e virando uma parte do negócio, seriam os sabiás. Esta edição, que circula em nossa HSM ExpoManagement, dedica-se especialmente ao tema. Um provocativo Dossiê tem como ponto de partida as empresas contratantes da educação continuada –seus executivos de RH relatam os problemas que encontram na oferta atual– e é complementado pelas várias soluções propostas. Transparentes, abrimos também o posicionamento da HSM como provedora de educação executiva, nas palavras de nossa diretora da área, Angela Fleury, e de nosso presidente, Rivadávia Drummond. 

A esse respeito também publicamos uma entrevista exclusiva com o especialista em estratégia Roger Martin, ligado à Rotman School of Management e reconhecido como uma das vozes de vanguarda da área por executivos do calibre de A.G. Lafley, o CEO da P&G. Seu desânimo com o atraso das escolas de negócios em relação à necessidade de mudança deixa claro o momento jurássico que a área vive. O rico conteúdo inclui ainda três matérias sobre varejo que evidenciam a diferença entre a inovadora Zappos, de Tony Hsieh (em sua nova fase da holocracia), e a agressiva Máquina de Vendas, de Ricardo Nunes. Uma esclarecedora análise da consultoria PwC compara o momento do varejo nos EUA e no Brasil e completa o quadro. Destaco também a entrevista de Jan Koum, do WhatsApp, que me fez finalmente entender por que Mark Zuckerberg desembolsou US$ 22 bilhões pelo aplicativo. E acho fundamental ler a reportagem sobre a função vital da música na Apple. Aliás, a incorporação do executivo Jimmy Iovine, da Beats, confirma (assim como a recente contratação de Angela Ahrendts, ex-Burberry) que a companhia mais valiosa do mundo vê seus gestores como vantagem competitiva, o que reforça a importância da educação executiva para as empresas. 

Não quero encerrar esta mensagem, contudo, sem cumprimentar nossa equipe pelo prêmio IBGC-Itaú de melhor cobertura da governança corporativa pela imprensa. A matéria agraciada –Os cinco erros dos conselhos, publicada na edição 105– também tem Darwin; mostra a evolução do board. Parabéns a nossa editora Adriana Salles Gomes e à repórter Sandra Regina da Silva.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura
Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos