Desenvolvimento pessoal

É hora de pedir demissão?

Daniel Pink, autor do best-seller Motivação 3.0, recentemente lançou Quando – Os segredos científicos do timing perfeito, e responde sobre o melhor momento para ir embora

Compartilhar:

Uma das grandes decisões que alguém pode ter de tomar na vida é quando deixar um emprego que já não funciona mais. Caso você esteja em uma situação assim, veja estas quatro perguntas que podem ajudá-lo a decidir. Se responder “não” a pelo menos duas delas, talvez tenha mesmo chegado a hora de partir. 

**1.  Você quer estar neste emprego em seu próximo aniversário de contratação?**

O primeiro aniversário de um emprego é o momento em que as pessoas mais tendem a pedir demissão. Qual o segundo momento de maior probabilidade? O aniversário de dois anos. O terceiro? Adivinhe só.

Se você anda apavorado com a ideia de estar no mesmo emprego no próximo aniversário de contratação, é melhor começar a procurar outro trabalho.

**2.  Seu atual emprego é exigente, mas também lhe dá autonomia?**

Os trabalhos mais satisfatórios possuem ao menos uma característica em comum: nos estimulam a trabalhar com padrões elevados, mas de modo que possamos ter algum controle sobre o que fazemos. Empregos que sejam exigentes, mas não ofereçam autonomia, nos sobrecarregam em excesso. Os que oferecem autonomia, mas não são desafiadores, acabam por nos entediar. E os piores são aqueles que não têm nem uma coisa nem outra.

Se seu emprego atual não oferece nem desafios nem autonomia, e se não há nada a fazer para melhorar a situação, pense seriamente em deixá-lo. 

**3.  Seu gestor possibilita que você faça seu melhor no trabalho?**

Seu chefe lhe dá apoio e assume responsabilidades, em vez de apenas culpar os outros? Estimula seus esforços e também deixa seu caminho livre para que você possa fazer o melhor? Tem senso de humor e não é ranzinza? Se falar “sim” três vezes, provavelmente você está em um bom lugar para trabalhar. Mas, se não for desse jeito, fique atento. 

**4.  Seu dia a dia de trabalho está alinhado com seus objetivos de longo prazo?**

Quando seus objetivos individuais estão alinhados com os da organização, você tende a ficar mais feliz e produtivo. Portanto, reserve um momento para listar seus dois ou três principais objetivos para os próximos cinco ou dez anos. Se o atual emprego puder ajudá-lo a alcançá-los, ótimo; se não, considere a possibilidade de terminar esse relacionamento.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos

Inovação
A transformação da cultura empresarial para abraçar a inovação pode ser um desafio gigante. Por isso, usar uma estratégia diferente, como conectar a empresa a um hub de inovação, pode ser a chave para desbloquear o potencial criativo e inovador de uma organização.

Juliana Burza

ESG, Diversidade, Diversidade, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça os seis passos necessários para a inserção saudável de indivíduos neuroatípicos em suas empresas, a fim de torná-las também mais sustentáveis.

Marcelo Franco

Lifelong learning
Quais tendências estão sendo vistas e bem recebidas nos novos formatos de aprendizagem nas organizações?

Vanessa Pacheco Amaral