Coprodução HSM Management + TEDxGuarulhos

Endereçamento digital coloca as favelas na rota do e-commerce

Três perguntas a Sanderson Pajeú, CEO da NaPorta, empresa que alia tecnologia e logística para resolver problemas de entrega nas comunidades brasileiras

Compartilhar:

Em meio à aceleração do e-commerce no Brasil nos últimos anos, os hábitos de consumo do brasileiro mudaram radicalmente, com a conveniência de receber compras em casa e cada vez mais rápido. No entanto, esta realidade nem sempre se aplica às periferias, onde a população ainda enfrenta barreiras para participar da revolução das compras online. Para endereçar este desafio, Sanderson Pajeú, CEO da NaPorta, criou a logtech, que fornece o serviço de última milha para residentes em locais de difícil acesso, com base em suas experiências ao crescer e trabalhar no Itaim Paulista, bairro da Zona Norte de São Paulo. Fundada em 2021 por Sanderson, Katrine Scomparim, Leonardo Medeiros e Rodrigo Yanez, a NaPorta ajuda a movimentar a economia local ao fazer entregas na periferia, e aposta na potência da favela para crescer em todo o Brasil.

Sanderson é um dos palestrantes do TEDxGuarulhos, evento que acontece no próximo dia 29 de julho, em São Paulo, do qual __HSM Management__ é media partner. Com o tema *Aurora*, o conteúdo promoverá reflexões sobre o futuro que desejamos. A equipe do TEDxGuarulhos fez três perguntas para o CEO da NaPorta sobre sua visão de negócios e liderança. Confira a seguir:

![Sanderson Pajeu](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/PUP9HcYYBJ3ELWF4Dbgqf/dfe3fe7c25c535a70bd98af649ab72d7/Sanderson_Pajeu.jpeg)

Na foto: Sanderson Pajéu, CEO da NaPorta.

### 1 – Equipe TEDxGuarulhos: Você fundou a NaPorta ao trabalhar com e-commerce e sentir a dor de não receber entregas como morador de comunidade. Quais foram as maiores conquistas da empresa desde então?
__Sanderson Pajeú:__ Desde a fundação da NaPorta, tivemos sempre um desafio gigante de derrubar alguns vieses e preconceitos do mercado corporativo a respeito de um negócio de favela, mas de lá pra cá, já passamos por quatro programas de aceleração com grandes empresas como Boticário e Google, além de receber um investimento por um fundo do Google For Startups.

Ganhamos o prêmio da HackBrazil 22, uma competição de startups que ocorre na Brazil Conference, em Boston, Estados Unidos, de fato trazendo uma nova visão sobre o mercado de favelas. Além de contratos com os maiores varejistas do País, o que nos permitiu realizar mais de 100 mil entregas só no último ano. Outros reconhecimentos foram extremamente importantes para a construção de uma marca forte e referencial, como o selo impacto 21 e 22 (Top 1 Latam pela ODS 1) e o Top 10 Startup no South Summit Brasil (ante mais de 1.000 startups de 75 países).

### 2 – Quais são as maiores complexidades relacionadas a liderar um negócio que trata das realidades da favela, e como você lida com elas?
Os desafios são inúmeros, pois lidamos com territórios e pessoas que vivem em constante vulnerabilidade e diversos riscos inerentes. Por isso, entendemos que nossos desafios deveriam ser atacados na origem, impactando diretamente o desenvolvimento de pessoas, que historicamente tiveram poucas oportunidades.

Temos um compromisso e uma missão de desenvolver profissionais cada vez mais capacitados para que possam alçar novos voos. Tanto nosso time, que foram entregadores e são moradores de comunidades e periferias, como também os time de entregadores(as), que através de uma parceria com o Senac podem realizar cursos profissionalizantes para irem além.

### 3 – O que podemos esperar da NaPorta para o próximo ano, em termos de expansão do negócio?
Para o próximo ano temos um desafio imenso de levar o endereçamento digital para mais de 100 favelas pelo Brasil, colocando no mapa quem antes não era visto. Em paralelo estamos finalizando nossa rodada de captação para fortalecer nossa expansão da operação logística, inicialmente fortalecendo ainda mais nossa atuação na região Sudeste, mas com planos e oportunidades junto com nossos clientes para atuar em todas as regiões do Brasil.

Nosso novo modelo permite que empreendedores(as) locais possam levar a NaPorta para suas comunidades, o que nos permitirá crescer ainda mais rápido nos próximos meses. Isso deve aumentar ainda mais o impacto gerado pela nossa solução e gerar ainda mais renda para os moradores dessas regiões.

## Serviço:
__TEDxGuarulhos | Edição Aurora__

__Data:__ Sábado, 29 de julho de 2023

__Horário:__ Das 13h às 19h

__Local:__ Teatro Adamastor Centro: Av. Monteiro Lobato, nº 734, Macedo – Guarulhos, SP

__Ingressos:__ Para participar do evento é necessário garantir seu ingresso [pela plataforma Sympla](https://www.sympla.com.br/produtor/tedxguarulhos), tanto para a forma presencial quanto para a online. Professores, estudantes e idosos pagam meia entrada. Para mais informações visite o site [tedxguarulhos.org](http://tedxguarulhos.org).

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Liderança
A liderança eficaz exige a superação de modelos ultrapassados e a adoção de um estilo que valorize autonomia, diversidade e tomada de decisão compartilhada. Adaptar-se a essa nova realidade é essencial para impulsionar resultados e construir equipes de alta performance.

Rubens Pimentel

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O DeepSeek, modelo de inteligência artificial desenvolvido na China, emerge como força disruptiva que desafia o domínio das big techs ocidentais, propondo uma abordagem tecnológica mais acessível, descentralizada e eficiente. Desenvolvido com uma estratégia de baixo custo e alto desempenho, o modelo representa uma revolução que transcende aspectos meramente tecnológicos, impactando dinâmicas geopolíticas e econômicas globais.

Leandro Mattos

0 min de leitura
Empreendedorismo
País do sudeste asiático lidera o ranking educacional PISA, ao passo que o Brasil despencou da 51ª para a 65ª posição entre o início deste milênio e a segunda década, apostando em currículos focados em resolução de problemas, habilidades críticas e pensamento analítico, entre outros; resultado, desde então, tem sido um brutal impacto na produtividade das empresas

Marina Proença

5 min de leitura
Empreendedorismo
A proficiência amplia oportunidades, fortalece a liderança e impulsiona carreiras, como demonstram casos reais de ascensão corporativa. Empresas visionárias que investem no desenvolvimento linguístico de seus talentos garantem vantagem competitiva, pois comunicação eficaz e domínio do inglês são fatores decisivos para inovação, negociação e liderança no cenário global.

Gilberto de Paiva Dias

9 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Com o avanço da inteligência artificial, a produção de vídeos se tornou mais acessível e personalizada, permitindo locuções humanizadas, avatares realistas e edições automatizadas. No entanto, o uso dessas tecnologias exige responsabilidade ética para evitar abusos. Equilibrando inovação e transparência, empresas podem transformar a comunicação e o aprendizado, criando experiências imersivas que inspiram e engajam.

Luiz Alexandre Castanha

4 min de leitura
Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura