Coprodução HSM Management + TEDxGuarulhos

Endereçamento digital coloca as favelas na rota do e-commerce

Três perguntas a Sanderson Pajeú, CEO da NaPorta, empresa que alia tecnologia e logística para resolver problemas de entrega nas comunidades brasileiras

Compartilhar:

Em meio à aceleração do e-commerce no Brasil nos últimos anos, os hábitos de consumo do brasileiro mudaram radicalmente, com a conveniência de receber compras em casa e cada vez mais rápido. No entanto, esta realidade nem sempre se aplica às periferias, onde a população ainda enfrenta barreiras para participar da revolução das compras online. Para endereçar este desafio, Sanderson Pajeú, CEO da NaPorta, criou a logtech, que fornece o serviço de última milha para residentes em locais de difícil acesso, com base em suas experiências ao crescer e trabalhar no Itaim Paulista, bairro da Zona Norte de São Paulo. Fundada em 2021 por Sanderson, Katrine Scomparim, Leonardo Medeiros e Rodrigo Yanez, a NaPorta ajuda a movimentar a economia local ao fazer entregas na periferia, e aposta na potência da favela para crescer em todo o Brasil.

Sanderson é um dos palestrantes do TEDxGuarulhos, evento que acontece no próximo dia 29 de julho, em São Paulo, do qual __HSM Management__ é media partner. Com o tema *Aurora*, o conteúdo promoverá reflexões sobre o futuro que desejamos. A equipe do TEDxGuarulhos fez três perguntas para o CEO da NaPorta sobre sua visão de negócios e liderança. Confira a seguir:

![Sanderson Pajeu](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/PUP9HcYYBJ3ELWF4Dbgqf/dfe3fe7c25c535a70bd98af649ab72d7/Sanderson_Pajeu.jpeg)

Na foto: Sanderson Pajéu, CEO da NaPorta.

### 1 – Equipe TEDxGuarulhos: Você fundou a NaPorta ao trabalhar com e-commerce e sentir a dor de não receber entregas como morador de comunidade. Quais foram as maiores conquistas da empresa desde então?
__Sanderson Pajeú:__ Desde a fundação da NaPorta, tivemos sempre um desafio gigante de derrubar alguns vieses e preconceitos do mercado corporativo a respeito de um negócio de favela, mas de lá pra cá, já passamos por quatro programas de aceleração com grandes empresas como Boticário e Google, além de receber um investimento por um fundo do Google For Startups.

Ganhamos o prêmio da HackBrazil 22, uma competição de startups que ocorre na Brazil Conference, em Boston, Estados Unidos, de fato trazendo uma nova visão sobre o mercado de favelas. Além de contratos com os maiores varejistas do País, o que nos permitiu realizar mais de 100 mil entregas só no último ano. Outros reconhecimentos foram extremamente importantes para a construção de uma marca forte e referencial, como o selo impacto 21 e 22 (Top 1 Latam pela ODS 1) e o Top 10 Startup no South Summit Brasil (ante mais de 1.000 startups de 75 países).

### 2 – Quais são as maiores complexidades relacionadas a liderar um negócio que trata das realidades da favela, e como você lida com elas?
Os desafios são inúmeros, pois lidamos com territórios e pessoas que vivem em constante vulnerabilidade e diversos riscos inerentes. Por isso, entendemos que nossos desafios deveriam ser atacados na origem, impactando diretamente o desenvolvimento de pessoas, que historicamente tiveram poucas oportunidades.

Temos um compromisso e uma missão de desenvolver profissionais cada vez mais capacitados para que possam alçar novos voos. Tanto nosso time, que foram entregadores e são moradores de comunidades e periferias, como também os time de entregadores(as), que através de uma parceria com o Senac podem realizar cursos profissionalizantes para irem além.

### 3 – O que podemos esperar da NaPorta para o próximo ano, em termos de expansão do negócio?
Para o próximo ano temos um desafio imenso de levar o endereçamento digital para mais de 100 favelas pelo Brasil, colocando no mapa quem antes não era visto. Em paralelo estamos finalizando nossa rodada de captação para fortalecer nossa expansão da operação logística, inicialmente fortalecendo ainda mais nossa atuação na região Sudeste, mas com planos e oportunidades junto com nossos clientes para atuar em todas as regiões do Brasil.

Nosso novo modelo permite que empreendedores(as) locais possam levar a NaPorta para suas comunidades, o que nos permitirá crescer ainda mais rápido nos próximos meses. Isso deve aumentar ainda mais o impacto gerado pela nossa solução e gerar ainda mais renda para os moradores dessas regiões.

## Serviço:
__TEDxGuarulhos | Edição Aurora__

__Data:__ Sábado, 29 de julho de 2023

__Horário:__ Das 13h às 19h

__Local:__ Teatro Adamastor Centro: Av. Monteiro Lobato, nº 734, Macedo – Guarulhos, SP

__Ingressos:__ Para participar do evento é necessário garantir seu ingresso [pela plataforma Sympla](https://www.sympla.com.br/produtor/tedxguarulhos), tanto para a forma presencial quanto para a online. Professores, estudantes e idosos pagam meia entrada. Para mais informações visite o site [tedxguarulhos.org](http://tedxguarulhos.org).

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Empreendedorismo
Embora talvez estejamos longe de ver essa habilidade presente nos currículos formais, é ela que faz líderes conscientes e empreendedores inquietos
3 min de leitura
Marketing Business Driven
Leia esta crônica e se conscientize do espaço cada vez maior que as big techs ocupam em nossas vidas
3 min de leitura
Empreendedorismo
Falta de governança, nepotismo e desvios: como as empresas familiares repetem os erros da vilã de 'Vale Tudo'

Sergio Simões

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Já notou que estamos tendo estas sensações, mesmo no aumento da produção?

Leandro Mattos

7 min de leitura
Empreendedorismo
Fragilidades de gestão às vezes ficam silenciosas durante crescimentos, mas acabam impedindo um potencial escondido.

Bruno Padredi

5 min de leitura
Empreendedorismo
51,5% da população, só 18% dos negócios. Como as mulheres periféricas estão virando esse jogo?

Ana Fontes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
ESG
Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Carolina Ignarra

6 min de leitura
Saúde mental, Gestão de pessoas
Como as empresas podem usar inteligência artificial e dados para se enquadrar na NR-1, aproveitando o adiamento das punições para 2026
0 min de leitura
ESG
Construímos um universo de possibilidades. Mas a pergunta é: a vida humana está realmente melhor hoje do que 30 anos atrás? Enquanto brasileiros — e guardiões de um dos maiores biomas preservados do planeta — somos chamados a desafiar as retóricas de crescimento e consumo atuais. Se bem endereçados, tais desafios podem nos representar uma vantagem competitiva e um fôlego para o planeta

Filippe Moura

6 min de leitura