Espaço lifelong learning, Assunto pessoal

Entre squads e checkpoints

Apesar das mudanças trazidas pela pandemia, autonomia, transparência e confiança continuam sendo basilares
Jornalista com ampla experiência nas áreas de negócios, inovação e tecnologia. Especializado em produção de conteúdo para veículos de mídia, branded content e gestão de projetos multiplataforma (online, impresso e eventos). Vencedor dos prêmios Citi Journalistic Excellence Award e Editora Globo de Jornalismo. Também é gerente de conteúdo da HSM Management.

Compartilhar:

“Essa reunião poderia ter sido um e-mail.” Essa frase nunca fez tanto sentido – e os memes estão aí comprovar. No clima de apocalipse corporativo que tomou conta de muitas empresas durante a pandemia, squads e checkpoints despontaram como uma tábua de salvação para reinventar (ou disruptar, como preferem alguns) modelos de negócio e culturas organizacionais que agonizavam em meio ao caos econômico e ao distanciamento social. Em boa parte dos casos, o que era para ser agilidade, colaboração e eficiência terminou se revelando um labirinto kafkaniano de salas de Zoom, OKRs e planilhas compartilhadas.

Não existe estratégia de crescimento sem governança e inovação. Os estudos de caso que são publicados por aqui não deixam dúvida sobre isso. Mas tampouco existe metodologia que dê conta da falta de autonomia, transparência e confiança entre as pessoas. Muito menos da falta de comprometimento com uma visão de longo prazo. Empresas são organismos vivos, formadas por seres humanos, em toda a sua complexidade e subjetividade. Não tem receita de bolo. O modelo de gestão que roda no Google talvez não seja a melhor opção para a sua equipe.

A convivência entre diversas gerações e as mudanças de cenário cada vez mais velozes (um salve para o mundo VUCA) apresentam um desafio que os post-its na parede não mostram. Descobrir o caminho certo, entre a infinidade de tecnologias e metodologias à nossa disposição, é um processo empírico, de tentativa, erro e adaptação. Um movimento contínuo, com acordos que precisam ser revisitados constantemente. Acima de tudo, uma responsabilidade compartilhada. Não adianta culpar o método ou matar o mensageiro quando as coisas desandam. Todos nós temos a nossa parcela de culpa em projetos e reuniões que não passam de vitrines de autopromoção e autopreservação.

Híbrido, remoto ou presencial. Enquanto organizações e indivíduos procuram algum equilíbrio entre esses três formatos, temos uma oportunidade e tanto para explorar novas tecnologias e ferramentas de gestão. Para encontrar um caminho nesse cenário de possibilidades abertas, será necessário olhar além das tendências de gestão e traçar novas conexões entre modelos de negócio, culturas organizacionais e estratégias de colaboração. O futuro do trabalho, no fim das contas, é o que cabe na realidade de cada empresa.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Tecnologia e inovação, Empreendedorismo
6 min de leitura
Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.
12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura
Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura
Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura