No dinâmico e competitivo mundo dos negócios, a inovação transcende a mera necessidade, atuando como motor propulsor do crescimento e da expansão para novos mercados. Empresas que desejam se destacar e liderar setores devem investir continuamente em novas ideias, tecnologias e processos. A inovação é um risco e para não comprometer o fluxo de caixa da empresa, a captação de recursos emerge como um grande diferencial estratégico. No entanto, para alcançar o sucesso neste processo, é importante compreender a dinâmica que está relacionada a elaboração de um projeto de inovação, garantindo assim uma abordagem eficaz e bem-sucedida na obtenção destes financiamentos.
O primeiro passo neste processo é a compreensão das fontes de fomento com recursos disponíveis, que devem ser mapeadas. O Plano Nova Indústria Brasil, com aporte inicial de 300 bilhões destinados à inovação, atua com estes recursos entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Cada uma destas fontes de fomento possui abordagens distintas para operacionalização dos recursos. Quando o assunto é financiamento para inovação tanto a FINEP quanto o BNDES possuem linhas específicas que se destacam por suas taxas de juros reduzidas, prazos de carência ampliados e períodos de amortização mais longos, proporcionando condições vantajosas para as empresas inovadoras.
Após a identificação e mapeamento das fontes de fomento e recursos disponíveis, é essencial adotar uma abordagem assertiva na elaboração do seu projeto de inovação. Embora possa parecer evidente, há aspectos essenciais que devem ser considerados antes de iniciar todo o processo:
- Qual é a inovação que está sendo proposta: trata-se do desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, plataformas, melhoria de processos ou serviços, ou ainda a adoção de novas tecnologias?
- Quais são os principais desafios enfrentados com o novo projeto?
Qual é a expertise da equipe de pesquisa e desenvolvimento que estará envolvida? - Qual é o cronograma de desenvolvimento do projeto?
- Qual é a relevância da inovação e o principal diferencial frente ao que já existe no mercado?
- Quais são os principais resultados esperados?
- Qual é o montante de recursos financeiros necessários para o projeto, conforme o cronograma levantado?
- Quais são os principais itens a serem financiados?
- Quem são os principais concorrentes e produtos substitutos?
- Quem são os potenciais clientes?
- Como e onde a inovação será comercializada?
- Qual a estratégia de marketing e vendas?
As reflexões apresentadas acima oferecem apenas alguns insights que servem de base quando o assunto é o início do processo de elaboração de um projeto, especialmente no contexto de financiamento para inovação. Essas perguntas norteadoras proporcionam maior clareza. No entanto quanto se trata de editais não reembolsáveis, a depender da fonte de fomento, a complexidade dos dados entra em um nível muito mais profundo.
A elaboração de um plano de financiamento robusto, que considere os desafios, necessidades e estratégias de mercado, é fundamental para garantir não somente que os projetos recebam o recurso pretendido, mas também alcance o impacto desejado. Com uma visão clara e uma estratégia bem definida é possível transformar ideias inovadoras em realidades de mercado, contribuindo para o fortalecimento e crescimento da sua empresa e do ecossistema de inovação brasileiro.