Assunto pessoal

Eu mudei 1: uma mulher puxa a outra

A sororidade avança no meio corporativo a ponto de mudar carreiras. Grupo de mentorias de mulheres por mulheres cresce e percorre o Brasil
Edna Vasselo Goldoni é presidente e fundadora do Instituto Vasselo Goldoni. Única mulher indicada dez vezes consecutivas ao Top of Mind RH na categoria Profissional de Vendas, venceu em três edições.

Compartilhar:

O mundo levará 132 anos para atingir a equidade de gênero se continuarmos no ritmo de correção atual, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O que os executivos podem fazer a esse respeito? Sei o que eu fiz, inconformada com essa projeção. Em 2017, encerrei a carreira executiva e fundei um instituto sem fins lucrativos, o IVG, para promover o protagonismo feminino. Com ações sociais alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável 5, 8 e 10 da ONU, voltados respectivamente à igualdade de gênero, ao trabalho decente e à redução das desigualdades.

Até o momento, nossa ação de maior impacto é o “Nós por Elas”, programa de mentoria gratuito e online que almeja promover o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres. Cada profissional recebe cinco horas de mentoria e 12 horas de palestras, com compartilhamento de experiências e aprendizados. Hoje, o programa conta com uma rede de mais de 600 mentores, no Brasil e em países como EUA, Portugal e Espanha. Nos últimos três anos, 21 mil mulheres se inscreveram e 5 mil foram contempladas. Ultrapassou R$ 18 milhões em horas de mentoria gratuita.

Porém há um problema: cerca de 50% das participantes dos programas de mentoria estão no eixo São Paulo-Rio hoje. Então, este ano, inovamos: lançamos a Comitiva Brasil 2023, com a missão de ampliar a atuação das mulheres no mercado em todos os estados brasileiros. Lançamos a comitiva em São Paulo mesmo, reunindo conselheiras, líderes de RH, executivas e outras mulheres em posição de liderança para o desafio, mas o segundo encontro já foi fora do eixo, em Curitiba, onde contou com 150 lideranças femininas, 20 a mais do que no primeiro. Os próximos destinos, ainda este ano, são Porto Alegre e Brasília. E, em 2024, a comitiva vai a Portugal.

Além desses programas, o IVG realiza o “Semeando Pérolas”, que tem como objetivo convocar cada mulher a assumir o protagonismo por meio de simbolismo da sororidade.

A iniciativa consiste em presentear mulheres com colares de pérolas. Eu posso dizer que tive a alegria de entregar mais de 60 mil colares no Brasil e no mundo. E abracei mais de 35 mil mulheres – a força vem disso. Não me arrependo de ter mudado a direção de minha vida profissional.

__Leia também: [Nós mudamos: O desafio da pivotagem executiva](https://www.revistahsm.com.br/post/nos-mudamos-o-desafio-da-pivotagem-executiva)__

Artigo publicado na HSM Management nº 158.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro