Uncategorized

Eu pivotarei tu pivotarás eles pivotarão

__José Salibi Neto__ é cofundador da empresa de educação executiva HSM, palestrante, mentor de líderes e coautor dos livros Gestão do Amanhã, Código da Cultura, Estratégia Adaptativa e O Algoritmo da Vitória, entre outros. Lançará em maio pela editora Gente, em parceria com Sandro Magaldi, um livro sobre o motor do crescimento, que tem o JTBD como espinha dorsal.

Compartilhar:

Não me estranhe, caro leitor. Achei de bom-tom conjugar esse verbo no título, porque, após uma temporada exclusiva no mundo startup, ele se instala entre as empresas estabelecidas. “Pivotar” é um neologismo que significa girar, como o pião com que as crianças brincam ou o pivô do basquete no garrafão, mas, em gestão de negócios, remete a atuar em um novo mercado. Um didático artigo da McKinsey foi editado por nós em linguagem visual mais didática ainda para ensinar o essencial sobre essa ciência e arte. 

Será que alguém já pivotou em gestão pública? Se sim, esse alguém foi o ícone dos gestores públicos, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani. Ele fez sua cidade dar a volta por cima ao vencer a violência, tanto a crônica, que lá havia, como a aguda, vista no ataque terrorista de 11 de setembro de 2001. Em entrevista exclusiva, ele garante aos gestores públicos brasileiros que, qualquer que seja a cidade, segurança deve ser a prioridade da administração.

Sentindo-se inseguro, ninguém se educa, ninguém empreende, ninguém investe… Se Giuliani não tem papas na língua, o especialista em gestão de talentos Claudio Fernández-Aráoz, da Egon Zehnder, também não. Ele aborda com precisão a atual guerra por talentos que o Brasil e o mundo vivem, expondo causas e soluções – durante crises econômicas, inclusive. Outra área que requer sinceridade total é tema do Dossiê: o serviço ao cliente. Nosso tratamento impiedoso não poupa o leitor sobre as reais tendências mundiais e o quadro brasileiro. Lembrando que agora atuamos em uma economia de serviços, eu lhe pergunto: você deixa uma cadeira vazia para o cliente em todas as suas reuniões? Tem um executivo-chefe do cliente?

**SEXTA-FEIRA**

Poderia escrever sobre o artigo que ensina os executivos a usar o nível de consenso ideal em decisões coletivas e outras matérias ótimas, mas hoje, enquanto escrevo, é sexta-feira. Então, seguindo conselhos de nosso artigo sobre o lado obscuro da TI, começo a me desconectar, com duas saborosas reportagens sobre cerveja artesanal. Uma explica por que um Golias como a AB InBev quis fazer parceria com um Davi como a Wäls (pronuncia-se “vals”), de Belo Horizonte. A outra conta a história de um cluster de microcervejarias de Porto Alegre. Saúde!

Compartilhar:

Artigos relacionados

5 erros comuns ao iniciar inovação em sua empresa – e como superá-los 

A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.  

Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O envelhecimento populacional desafia o mercado de trabalho a romper com o etarismo, promovendo inclusão, aproveitamento de talentos sêniores e modelos inovadores como o TaaS para impulsionar diversidade, criatividade e sustentabilidade econômica

Juliana Ramalho

6 min de leitura
ESG
Promover a saúde mental no ambiente de trabalho é mais do que um gesto de empatia; é uma estratégia essencial para elevar a produtividade, reduzir custos e fomentar o bem-estar dos profissionais, dentro e fora da empresa.
3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como a obliquidade e o efeito cobra podem transformar estratégias organizacionais trazendo clareza e objetividade para questões complexas que enfrentamos no dia-dia.

Manoel Pimentel

4 min de leitura
ESG
As mudanças climáticas colocaram o planeta no centro das decisões estratégicas. Liderar nessa nova era exige visão, inovação e coragem para transformar desafios ambientais em oportunidades de crescimento e vantagem competitiva.

Marcelo Murilo

9 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como o Brasil pode superar barreiras internas, abraçar sua identidade cultural e se posicionar como protagonista no cenário global

Angelina Bejgrowicz

11 min de leitura
Finanças
Uma das características mais importantes no mundo atual é o que Roland Barthez chamava de "Além do texto". Este é mais um daqueles artigos fantásticos que vão te ajudar a compreender entrelinhas que muitas vezes a experiência forja nosso entendimento, por isso, nos vale compartilhar estes manejos.

Fernando Seabra

4 min de leitura