Uncategorized

Eu pivotarei tu pivotarás eles pivotarão

__José Salibi Neto__ é cofundador da empresa de educação executiva HSM, palestrante, mentor de líderes e coautor dos livros Gestão do Amanhã, Código da Cultura, Estratégia Adaptativa e O Algoritmo da Vitória, entre outros. Lançará em maio pela editora Gente, em parceria com Sandro Magaldi, um livro sobre o motor do crescimento, que tem o JTBD como espinha dorsal.

Compartilhar:

Não me estranhe, caro leitor. Achei de bom-tom conjugar esse verbo no título, porque, após uma temporada exclusiva no mundo startup, ele se instala entre as empresas estabelecidas. “Pivotar” é um neologismo que significa girar, como o pião com que as crianças brincam ou o pivô do basquete no garrafão, mas, em gestão de negócios, remete a atuar em um novo mercado. Um didático artigo da McKinsey foi editado por nós em linguagem visual mais didática ainda para ensinar o essencial sobre essa ciência e arte. 

Será que alguém já pivotou em gestão pública? Se sim, esse alguém foi o ícone dos gestores públicos, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani. Ele fez sua cidade dar a volta por cima ao vencer a violência, tanto a crônica, que lá havia, como a aguda, vista no ataque terrorista de 11 de setembro de 2001. Em entrevista exclusiva, ele garante aos gestores públicos brasileiros que, qualquer que seja a cidade, segurança deve ser a prioridade da administração.

Sentindo-se inseguro, ninguém se educa, ninguém empreende, ninguém investe… Se Giuliani não tem papas na língua, o especialista em gestão de talentos Claudio Fernández-Aráoz, da Egon Zehnder, também não. Ele aborda com precisão a atual guerra por talentos que o Brasil e o mundo vivem, expondo causas e soluções – durante crises econômicas, inclusive. Outra área que requer sinceridade total é tema do Dossiê: o serviço ao cliente. Nosso tratamento impiedoso não poupa o leitor sobre as reais tendências mundiais e o quadro brasileiro. Lembrando que agora atuamos em uma economia de serviços, eu lhe pergunto: você deixa uma cadeira vazia para o cliente em todas as suas reuniões? Tem um executivo-chefe do cliente?

**SEXTA-FEIRA**

Poderia escrever sobre o artigo que ensina os executivos a usar o nível de consenso ideal em decisões coletivas e outras matérias ótimas, mas hoje, enquanto escrevo, é sexta-feira. Então, seguindo conselhos de nosso artigo sobre o lado obscuro da TI, começo a me desconectar, com duas saborosas reportagens sobre cerveja artesanal. Uma explica por que um Golias como a AB InBev quis fazer parceria com um Davi como a Wäls (pronuncia-se “vals”), de Belo Horizonte. A outra conta a história de um cluster de microcervejarias de Porto Alegre. Saúde!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura