Tecnologia e inovação

[EVENTO] Transformação digital e impacto nos modelos de negócio

Digitalização e sustentabilidade podem gerar novos modelos de negócio se as empresas tiveram como propósito a criação de cadeia de valor para os clientes
Subeditor de digital para HSM Management e MIT Sloan Management Review Brasil.

Compartilhar:

A transformação digital pode gerar inovação nos modelos de negócio? A pergunta complexa e objetiva foi o foco do webinar *Transformação Digital: modelos de negócios de inovação*, realizado no dia 2 de setembro pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).

Na esteira das mudanças contemporâneas, o *Manual de Oslo*, um dos principais guias de inovação e editado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), classificou a inovação em modelos de negócio como uma referência de inovação global em sua quarta e última edição (2018).

A compreensão do conceito, no entanto, é mais ampla do que parece numa primeira leitura. Para a OCDE, esse tipo de inovação precisa estar articulado com a proposta de criação de cadeia de valor que uma empresa é capaz de estruturar de acordo com as suas entregas e o relacionamento com os seus consumidores.

E, para gerar essa cadeia de valor, a sustentabilidade e a transformação digital são pontos fundamentais para orientar os investimentos das organizações. São consideradas, atualmente, as principais forças de inovação dos modelos de negócio para o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ruy de Quadros Carvalho, doutor em economia do desenvolvimento pela University Of Sussex.

No evento, Carvalho explicou que as duas – transformação digital e sustentabilidade – precisam caminhar juntas nos processos de inovação em modelos de negócio. Isso porque, enquanto a primeira ocorre de maneira rápida e difusa, a sustentabilidade é mais lenta pois provoca mudanças profundas na cultura e na cadeia de valor das organizações.

## Investimento em transformação digital

Fenômeno amplo, a transformação digital incorpora desde a nanotecnologia até a construção de um aparato digital capaz de capturar, monitorar e analisar milhões de dados extraídos de inúmeras soluções, em especial de inteligência artificial, computação em nuvem e internet das coisas (IoT).

Nesse sentido, a relação entre as tecnologias da indústria 4.0 e a inovação nos modelos de negócio está na capacidade das empresas conseguirem renovar ou criar proposta de valor para os clientes. Em outras palavras, as organizações podem inovar em seus modelos de negócio ao investirem e utilizarem tecnologias disruptivas em praticamente todos os seus processos internos e externos, tendo como objetivo gerar valor de curto e longo prazos para os seus consumidores.

“Diferentemente de pensar em inovação tecnológica de um produto e de processos, a transformação digital tem um potencial mais amplo. Ela tem o poder de integrar, em um modelo de negócio inovador, a digitalização de produtos, serviços, processos do negócio, relações com os clientes e parceiros, além da própria organização e a cultura da empresa”, destacou Carvalho.

## Olhar estratégico da sustentabilidade

Além da transformação digital, como identificar o potencial da sustentabilidade na hora de aplicar inovação num modelo de negócio? Ocorre que vários elementos da transformação digital estão integrados com o conceito e com as práticas de sustentabilidade.

A transformação digital favorece, por exemplo, a desmaterialização de milhares de bens de consumo, tendo em vista que as empresas e os clientes priorizam o uso no lugar da posse de serviço e produtos. Também passaram a acessar bens que antes estavam na forma física e hoje ou já foram ou estão sendo digitalizados.

Outro exemplo é a digitalização do rastreamento de produtos, embalagens e outros materiais, além da aplicação de soluções inteligentes nos processos de reciclagem e remanufatura, fortalecendo a economia circular.

E essa relação com a sustentabilidade vai além. A transformação digital está diretamente vinculada com iniciativas de experimentação rápida, aplicando ativos sustentáveis em P&D e em manufatura aditiva (impressão 3D), por exemplo.

## Referências de inovação

No Brasil, há diversos exemplos de empresas que conseguiram somar sustentabilidade e transformação digital em seus produtos e processos e, a partir disso, estão começando a gerar modelos de negócio inovadores. A Votorantim, por exemplo, investiu na digitalização de processos discretos e soluções tópicas. A Vale, por sua vez, procurou digitalizar processos e produtos mais críticos, visando a sustentabilidade e a segurança.

Por outro lado, Petrobras, Natura e Embraer foram mais ambiciosas na proposta de inovação dos modelos de negócio, indo além da digitalização de produtos e processos, incorporando iniciativas 100% digitais e prioritariamente sustentáveis em seus ecossistemas de negócios.

Do ponto de vista de maturidade desse tipo de proposta, algumas empresas brasileiras e internacionais são referências: Weg, Grupo Fleury e Bosch. “Essas empresas estão num estágio em que geração de novos modelos de negócio estão incorporadas na estrutura, na forma de atuação, pois os modelos foram testados e estão gerando produtos”, afirmou Ruy de Quadros Carvalho.

## Caminhos da excelência em inovação

Embora não haja uma regra para que empresas possam alcançar o mesmo nível de inovação da Bosch, Weg e Grupo Fleury, o pesquisador da Unicamp apresentou um tripé que pode servir como guia para que as organizações reavaliem seus modelos de negócios a partir da perspectiva de transformação digital e sustentabilidade.

__1. Desenho organizacional específico__

Levar em consideração a criação de um desenho organizacional direcionado especificamente para a inovação do modelo de negócio. A Embraer, por exemplo, decidiu criar spin-off e a Bosch montou um hub global com foco em transformação digital e ecossistema de startups.

__2. Engajamento corporativo com startups__

O relacionamento mais próximo e construtivo com startups é outro elemento da inovação em modelos de negócio. Os processos de inovação aberta podem ocorrer por meio de investimento em corporate venture capital, venture builder ou com auxílio de incubadoras internas ou externas.

__3. Apoio e envolvimento do board e c-level__

Por fim, a direção da empresa precisa ter uma visão clara, tanto do líder quanto do conselho de administração, sobre a geração de um modelo de negócio inovador, sustentável, digitalizado e gerador de valor para os consumidores.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Mercado de RevOps desponta e se destaca com crescimento acima da média 

O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Uso de PDI tem sido negligenciado nas companhias

Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Regulamentação da IA: Como empresas podem conciliar responsabilidades éticas e inovação? 

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Governança estratégica: a gestão de riscos psicossociais integrada à performance corporativa

A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Transformação Digital
A preocupação com o RH atual é crescente e fizemos questão de questionar alguns pontos viscerais existentes que Ricardo Maravalhas, CEO da DPOnet, trouxe com clareza e paciência.

HSM Management

Uncategorized
A saúde mental da mulher brasileira enfrenta desafios complexos, exacerbados por sobrecarga de responsabilidades, desigualdade de gênero e falta de apoio, exigindo ações urgentes para promover equilíbrio e bem-estar.

Letícia de Oliveira Alves e Ana Paula Moura Rodrigues

ESG
A crescente frequência de desastres naturais destaca a importância crucial de uma gestão hídrica urbana eficaz, com as "cidades-esponja" emergindo como soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos globais e promover a resiliência urbana.

Guilherme Hoppe

Gestão de Pessoas
Como podemos entender e praticar o verdadeiro networking para nos beneficiar!

Galo Lopez

Cultura organizacional, Gestão de pessoas, Liderança, times e cultura, Liderança
Na coluna deste mês, Alexandre Waclawovsky explora o impacto das lideranças autoritárias e como os colaboradores estão percebendo seu próprio impacto no trabalho.

Alexandre Waclawovsky

Marketing Business Driven, Comunidades: Marketing Makers, Marketing e vendas
Eis que Philip Kotler lança, com outros colegas, o livro “Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human” e eu me lembro desse tema ser tão especial para mim que falei sobre ele no meu primeiro artigo publicado no Linkedin, em 2018. Mas, o que será que mudou de lá para cá?

Juliana Burza

Transformação Digital, ESG
A inteligência artificial (IA) está no centro de uma das maiores revoluções tecnológicas da nossa era, transformando indústrias e redefinindo modelos de negócios. No entanto, é crucial perguntar: a sua estratégia de IA é um movimento desesperado para agradar o mercado ou uma abordagem estruturada, com métricas claras e foco em resultados concretos?

Marcelo Murilo

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
Com a informação se tornando uma commoditie crucial, as organizações que não adotarem uma cultura data-driven, que utiliza dados para orientar decisões e estratégias, vão ficar pelo caminho. Entenda estratégias que podem te ajudar neste processo!

Felipe Mello

Gestão de Pessoas
Conheça o framework SHIFT pela consultora da HSM, Carol Olinda.

Carol Olinda

Melhores para o Brasil 2022
Entenda como você pode criar pontes para o futuro pós-pandemia, nos Highlights de uma conversa entre Marina gorbis, do iftf, e Martha gabriel

Martha Gabriel e Marina Gorbis