Estratégia e Execução

Fecho Dossiê: Mergulhe no tema 1

Compartilhar:

**LIVROS**

Srikant Datar, David Garvin e Patrick Cullen. **Rethinking the MBA: Business Education at a Crossroads.** HBS Press, 2010 Com base em casos minuciosamente estudados, propõe um novo caminho para as escolas de negócios no futuro. 

Henry Mintzberg. **Managers, Not MBAs: a Hard Look at the Soft Practice of Managing and Management Development.** Berrett-Koehler Publishers, 2005 Analisa o que está errado na gestão e na educação executiva que tenta ensiná-la e como isso pode ser mudado. Para ele, gestão é ciência, experiência e arte. 

Sharon Daloz Parks. **Leadership Can Be Taught: a Bold Approach for a Complex World.** HBS Press, 2005 Leva o leitor para dentro da sala  de aula de um curso do professor de liderança de Harvard, Ronald Heifetz, a fim de experimentar o método de liderança case-in-point.  

Roger Martin e Mihnea C. Moldoveanu. **The Future of the MBA**. Oxford University Press, 2008 Compõe um guia sobre como construir um criativo e eficaz programa para estudantes de administração. Uma das qualidades do livro é que ele se baseia em experiências reais e não apenas em teorias e especulações. 

Calhoun Wick, Roy Pollock e Andrew Jefferson. **6Ds – As Seis Disciplinas que Transformam Educação em Resultados para o Negócio.** Évora, 2011 Oferece uma metodologia capaz de transformar educação em resultados para o negócio, preparando as  pessoas para aprender sempre.

**ARTIGOS**

Johan Roos. [**The renaissannce we need in business education**](http://hsm.link/?c7Th7Vb). Harvard Business Review Blog Network, 2014 Professor em cinco escolas de negócios e reitor em duas delas, Roos mostra por que essas instituições educacionais, nas quais são preparados os futuros líderes de negócios, precisam ser recalibradas e transformadas radicalmente.  

Karina De Déa Roglio e Christianne Coelho de S. Reinisch Coelho. [**A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos.**](http://hsm.link/?JDqODsI) Revista Economia e Gestão, 2009 O artigo investiga a atuação do professor no desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas em situações inesperadas, complexas e incertas com as quais se defrontam em sua prática profissional. Os dados foram coletados por meio de observação, análise documental e entrevistas com 20 executivos matriculados em um programa de MBA executivo nos Estados Unidos. 

Warren G. Bennis e James O’Toole. [**How business school lost their way.**](http://hsm.link/?ytgEtiy) Harvard Business Review, 2005 O artigo mostra que, por ficarem excessivamente focadas na pesquisa científica, as escolas de negócios contratam professores com pouca ou nenhuma experiência no mundo real dos negócios e acabam formando estudantes mal preparados para lidar com as inúmeras questões complexas da administração de uma empresa.  

**INTERNET**

[**Redesigning the MBA.**](http://hsm.link/?kf2qe4k) Harvard Business School Vídeos com as apresentações feitas durante conferência de 2011 e acesso a uma biblioteca de artigos e estudos de professores dos principais cursos de MBA. 

[**Dossiê – As novas fronteiras das universidades corporativas. HSM Experience**](http://hsm.link/?PKxUJyO) Relata as transformações das universidades corporativas nos últimos anos, em especial nos países emergentes, e o impacto das novas tecnologias em seus modelos de ensino.  

[**Dossiê sobre universidades corporativas.**](http://hsm.link/?5WLaYN5) HSM Experience Mostra o avanços das UCs no mundo e no Brasil, nclui estudo de caso e propõe como criar uma universidade corporativa. 

[**Universidade Bradesco reforça o RH estratégico.**](http://hsm.link/?4YK0ZM4) HSM Experience Apresenta o desenho da trilha de desenvolvimento de colaboradores feito pelo Bradesco.  

[**Sir Ken Robinson.**](http://hsm.link/?UPB1ODU) HSM Experience Um dos maiores nomes mundiais da educação e da inovação aborda, em entrevista exclusiva, a relação entre a educação e os negócios e o risco de rompê-la. 

[**Rubem Alves.**](http://hsm.link/?83Pd3R8) HSM Experience O educador brasileiro, falecido recentemente, adapta suas ideias para o mundo corporativo, em entrevista exclusiva.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Tecnologia e inovação, Empreendedorismo
6 min de leitura
Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.
12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Cris Sabbag, COO da Talento Sênior, e Marcos Inocêncio, então vice-presidente da epharma, discutem o modelo de contratação “talent as a service”, que permite às empresas aproveitar as habilidades de gestores experientes

Coluna Talento Sênior

4 min de leitura
Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura
Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura