**LIVROS**
Srikant Datar, David Garvin e Patrick Cullen. **Rethinking the MBA: Business Education at a Crossroads.** HBS Press, 2010 Com base em casos minuciosamente estudados, propõe um novo caminho para as escolas de negócios no futuro.
Henry Mintzberg. **Managers, Not MBAs: a Hard Look at the Soft Practice of Managing and Management Development.** Berrett-Koehler Publishers, 2005 Analisa o que está errado na gestão e na educação executiva que tenta ensiná-la e como isso pode ser mudado. Para ele, gestão é ciência, experiência e arte.
Sharon Daloz Parks. **Leadership Can Be Taught: a Bold Approach for a Complex World.** HBS Press, 2005 Leva o leitor para dentro da sala de aula de um curso do professor de liderança de Harvard, Ronald Heifetz, a fim de experimentar o método de liderança case-in-point.
Roger Martin e Mihnea C. Moldoveanu. **The Future of the MBA**. Oxford University Press, 2008 Compõe um guia sobre como construir um criativo e eficaz programa para estudantes de administração. Uma das qualidades do livro é que ele se baseia em experiências reais e não apenas em teorias e especulações.
Calhoun Wick, Roy Pollock e Andrew Jefferson. **6Ds – As Seis Disciplinas que Transformam Educação em Resultados para o Negócio.** Évora, 2011 Oferece uma metodologia capaz de transformar educação em resultados para o negócio, preparando as pessoas para aprender sempre.
**ARTIGOS**
Johan Roos. [**The renaissannce we need in business education**](http://hsm.link/?c7Th7Vb). Harvard Business Review Blog Network, 2014 Professor em cinco escolas de negócios e reitor em duas delas, Roos mostra por que essas instituições educacionais, nas quais são preparados os futuros líderes de negócios, precisam ser recalibradas e transformadas radicalmente.
Karina De Déa Roglio e Christianne Coelho de S. Reinisch Coelho. [**A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos.**](http://hsm.link/?JDqODsI) Revista Economia e Gestão, 2009 O artigo investiga a atuação do professor no desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas em situações inesperadas, complexas e incertas com as quais se defrontam em sua prática profissional. Os dados foram coletados por meio de observação, análise documental e entrevistas com 20 executivos matriculados em um programa de MBA executivo nos Estados Unidos.
Warren G. Bennis e James O’Toole. [**How business school lost their way.**](http://hsm.link/?ytgEtiy) Harvard Business Review, 2005 O artigo mostra que, por ficarem excessivamente focadas na pesquisa científica, as escolas de negócios contratam professores com pouca ou nenhuma experiência no mundo real dos negócios e acabam formando estudantes mal preparados para lidar com as inúmeras questões complexas da administração de uma empresa.
**INTERNET**
[**Redesigning the MBA.**](http://hsm.link/?kf2qe4k) Harvard Business School Vídeos com as apresentações feitas durante conferência de 2011 e acesso a uma biblioteca de artigos e estudos de professores dos principais cursos de MBA.
[**Dossiê – As novas fronteiras das universidades corporativas. HSM Experience**](http://hsm.link/?PKxUJyO) Relata as transformações das universidades corporativas nos últimos anos, em especial nos países emergentes, e o impacto das novas tecnologias em seus modelos de ensino.
[**Dossiê sobre universidades corporativas.**](http://hsm.link/?5WLaYN5) HSM Experience Mostra o avanços das UCs no mundo e no Brasil, nclui estudo de caso e propõe como criar uma universidade corporativa.
[**Universidade Bradesco reforça o RH estratégico.**](http://hsm.link/?4YK0ZM4) HSM Experience Apresenta o desenho da trilha de desenvolvimento de colaboradores feito pelo Bradesco.
[**Sir Ken Robinson.**](http://hsm.link/?UPB1ODU) HSM Experience Um dos maiores nomes mundiais da educação e da inovação aborda, em entrevista exclusiva, a relação entre a educação e os negócios e o risco de rompê-la.
[**Rubem Alves.**](http://hsm.link/?83Pd3R8) HSM Experience O educador brasileiro, falecido recentemente, adapta suas ideias para o mundo corporativo, em entrevista exclusiva.