Estratégia e Execução

Fecho dossiê: O próximo passo

O que um gestor público pode fazer imediatamente depois de ler este Dossiê? Segundo os especialistas, a mudança de mentalidade é o passo crucial. Esse gestor deve abandonar a ideia de que sua missão é sobretudo enquadrar-se às regras e perseguir dois objetivos de igual valor: o de prestar serviços públicos com eficiência e eficácia e o de prover aos cidadãos o melhor acesso a esses serviços públicos. Também deve tomar a iniciativa.

Compartilhar:

**LIVROS**

Paul Windrum e Per Koch (Org.). **Innovation in Public Sector Services: Entrepreneurship, Creativity and Management.** Edward Elgar Pub, 2008. O livro apresenta os diferentes tipos de inovação vistos em serviços do setor público e investiga as características e os condutores do empreendedorismo ali. A pesquisa ainda mostra que organizações governamentais são inovadores importantes. 

Robert Denhardt e Janet Denhardt. **Public Administration: An Action Orientation.** Cengage Learning, 2013. Os autores apresentam as teorias e a literatura acadêmica da área, além de ensinar os leitores a influenciar as operações em órgãos públicos, ajudando-os a se envolver e efetuar mudanças positivas. O livro ajuda a aumentar as chances de efetividade, desenvolvendo habilidades práticas como gestão pessoal, comunicação, delegação, motivação e tomada de decisões. 

André Gravatá, Camila Piza, Carla Mayumi e Eduardo Shimahara. Coletivo Educ-ação. [**Volta ao Mundo em 13 Escolas – Sinais do Futuro no Presente**](http://hsm.link/?PJxUJyO)**.** O coletivo visitou 13 espaços de aprendizagem em nove países, à procura de histórias inspiradoras que revelassem novos olhares e iniciativas que estão revolucionando a educação contemporânea.

**ESTUDOS**

[**Innovations in Governance and Public Administration: Replicating what Works.**](http://hsm.link/?idWoc2i) Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, 2006. Aborda os desafios e oportunidades de inovação na administração pública, oferecendo ideias, exemplos e ferramentas úteis para adotar práticas inovadoras. 

**ARTIGOS**

 Marcelo James Vasconcelos Coutinho. [**Administração pública voltada para o cidadão: quadro teórico-conceitual.**](http://hsm.link/?mh5sh7m) Levanta a literatura atual sobre a administração pública voltada para o cidadão, com princípios que visam melhorar os serviços públicos, tornando-os mais acessíveis. 

Fernando Luiz Abrucio. [**Trajetória recente da gestão pública brasileira: um balanço crítico e a renovação da agenda de reformas.**](http://hsm.link/?toaynct) Reconstitui a trajetória da administração pública brasileira nos últimos 20 anos, analisando avanços, novidades, erros e problemas de gestão. 

Vera Lúcia Peixoto Mendes. [**Inovação gerencial na administração pública, cidadania e direitos dos brasileiros.**](http://hsm.link/?3ZJ9XL3) Discute a inovação gerencial na administração pública e sua contribuição para os brasileiros entenderem seus direitos. 

**INTERNET**

[**Revista de Administração Pública.**](http://hsm.link/?LGsQFuK) Fundação Getulio Vargas. Trata de assuntos relativos à efetividade e à equidade da ação pública e traz contribuições de diversas áreas do conhecimento. 

[**Casoteca de Gestão Pública.**](http://hsm.link/?wugEtiw) Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Acervo digital gratuito de estudos de caso focados em administração pública, com temas como ética, políticas públicas, diversidade, inovação  e outros. 

[**The Public Sector Innovation Journal.**](http://hsm.link/?e0Vk9Ze) Compartilha informações sobre inovação no setor público. O conteúdo, online, geralmente é escrito por acadêmicos, consultores e administradores de uma ampla gama de países e com perspectivas diferentes.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O futuro dos eventos: conexões que transformam

Eventos não morreram, mas 78% dos participantes já rejeitam formatos ultrapassados. O OASIS Connection chega como antídoto: um laboratório vivo onde IA, wellness e conexões reais recriam o futuro dos negócios

Liderança
70% dos líderes não enxergam seus pontos cegos e as empresas pagam o preço. O antídoto? Autenticidade radical e 'Key People Impact' no lugar do controle tóxico

Poliana Abreu

7 min de leitura
Liderança
15 lições de liderança que Simone Biles ensinou no ATD 2025 sobre resiliência, autenticidade e como transformar pressão em excelência.

Caroline Verre

8 min de leitura
Liderança
Conheça 6 abordagens práticas para que sua aprendizagem se reconfigure da melhor forma

Carol Olinda

4 min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura