Dossiê HSM

Forças e tendências que moldam os próximos 25 anos

Apresentado em outubro de 2021, o mais recente relatório What’s Next 2021 – Direção 2030, da Inova Consulting, enumera os fatores que tendem a influenciar o futuro das pessoas e das empresas em dez anos ou mais, funcionando como um farol para navios em mar revolto. Em torno do conceito de singularidade, em que os humanos passarão a ser um mix de homem e máquina, são 18 macrotendências a que todos nós devemos prestar atenção.
CEO da Inova Consulting e da Inova Business School, professor da FIA-USP e do Isvouga, de Portugal, e escreveu 20 livros técnicos sobre marketing, comunicação, tendências e inovação.

Compartilhar:

Em 2100, a expectativa de vida pode ser de 300 anos. Se não vivermos tanto quanto nossos netos, veremos o surgimento da singularidade, pré-condição para a maior longevidade da espécie.

Há pouco tempo, singularidade era o momento em que computadores ficariam mais inteligentes do que humanos. Agora, será quando nos tornarmos um mix “humano e máquina”, marco da passagem da “sociedade da informação” para a “sociedade da superinteligência”, ou quinta revolução industrial, que surge a partir da associação de duas revoluções simultâneas: a infotech e a biotech.

Esse cenário é tão grandioso que fica difícil materializar sua aplicação nas empresas. Isso é facilitado ao se conhecer os desdobramentos em seis forças motrizes, cada uma com três megatendências previstas para daqui a dez anos ou mais e detalhadas no relatório What’s Next 21, Direção 2030, produzido pela Inova Consulting.

### FORÇA MOTRIZ: TECNOLOGIA E CONECTIVIDADE
Automação e inteligência artificial já começaram a mudar a natureza e o volume de trabalho, com ganhos de qualidade e expectativa de vida, de produtividade e de tempo. Por outro lado, há risco de ameaças sociais, políticas e econômicas.

__1. Evolução tecnológica:__ acentua-se a influência das máquinas sobre nossas vidas, estrada aberta pelos smartphones, que colocaram o mundo a um clique de distância por meio de milhares de apps.
__2. Conectividade permanente:__ com 100% da população conectada entre 2022 e 2025, quem não entender a convergência tecnológica estará irremediavelmente fora do jogo.
__3. Humanismo digital:__ The Vienna Manifesto on Digital Humanism encoraja a inovação centrada em valores e necessidades humanos devido ao risco, em um mundo dependente de algoritmos, de a programação se mostrar incompatível com os valores humanos.

### FORÇA MOTRIZ: MEIO AMBIENTE E CLIMA
As mudanças climáticas mudarão os ecossistemas do planeta, causando um amplo conjunto de impactos ainda não mapeados. Se nada for feito, haverá aceleração de catástrofes humanitárias, potencialização de conflitos e criação de regiões inabitáveis no planeta.

__4. Alterações climáticas:__ a sociedade civil pressiona líderes (políticos e empresariais) por ações concretas, o que leva a leis mais rígidas.
__5. Agenda pró-recursos naturais:__ cobra-se a busca de soluções que integrem produtividade, crescimento econômico e impacto ambiental reduzido (se possível, zero).
__6. Novos recursos energéticos:__ a demanda por energia deverá ser 50% maior do que a atual por volta de 2030. Fontes alternativas ganham tração; indústrias tradicionais de energia e os milhões de pessoas empregadas por elas sofrerão uma rápida reestruturação. Surgem novos trabalhos relacionados à energia.

### FORÇA MOTRIZ: POLÍTICA E ECONOMIA
Mais impactos políticos e socioeconômicos da pandemia afetam trabalho, produção, consumo e relações. Perspectivas de recuperação global nos próximos anos levam à esperança de sólida retomada econômica, apoiada pela urbanização crescente: a população urbana mundial aumentará 72% até 2050. As cidades serão os mais importantes agentes de criação de empregos. A erosão da classe média elevará o risco de agitação social em países desenvolvidos.

__7. Globalização:__ o conceito de aldeia global se afirma graças à integração digital e de mercados entre países.
__8. Força e poder da sociedade:__ a sociedade conectada é influenciadora e transformadora do mundo. Regras e políticas de marketing e de gestão serão redefinidas.
__9. Novas economias:__ novos países passam a ditar as regras; as superpotências continuam seu domínio. O ecossistema em torno de ChÍndia deve se afirmar como polo produtivo e consumidor. Novos acrônimos substituem os Brics: Mint (México, Indonésia, Nigéria e Turquia) e Sick (Síria, Índia, Coreias Unificadas).

### FORÇA MOTRIZ: SOCIAL E HUMANO
A população estará maior e mais velha, afetando negócios, ambições e custos de pensão. As pessoas trabalharão por mais tempo, demandando novas competências: o lifelong learning vira norma. Economias em que a mão de obra envelhece mais rápido impulsionam o aprimoramento da automação. Cresce a pressão por humanização nos indivíduos e haverá mais bolhas sociais.

__10. Envelhecimento e explosão demográfica:__ devemos ser 8 bilhões de pessoas no planeta até 2030, com expectativa de vida de 150 anos entre 2030 e 2050. Cresce o convívio entre gerações, inclusive nas organizações.
__11. Busca pelo novo e desconhecido:__ ecossistema de P&D dedica tempo e investe recursos (humanos, técnicos e financeiros) para desvendar o novo e o desconhecido, em mentes, corpos, natureza e no espaço.
__12. Maior transparência e redução das desigualdades:__ a quarta revolução industrial explicita as desigualdades, o que obriga a sociedade a agir para reduzi-las. Crescem exponencialmente a busca por transparência e a mobilização por impacto social para criar um mundo melhor.

### FORÇA MOTRIZ: SAÚDE E BEM-ESTAR
A crise global do coronavírus mobilizou o ecossistema de pesquisas farmacêuticas global, sendo um estímulo inédito para práticas colaborativas entre nações: fluxos de troca de informações, investimentos transnacionais, compartilhamento de pesquisas e descobertas científicas, em busca de respostas coletivas e eficazes. As pessoas ganham consciência sobre envelhecer com qualidade de vida, valorizando a alimentação saudável e a prática de exercícios. Muda até o modo de se ver carreira e trabalho.

__13. Evolução genética:__ avanços contribuem decisivamente para a evolução da humanidade na medicina, alimentação ou reprodução.
__14. Busca de equilíbrio:__ o ressignificar de prioridades e valores deixa clara a busca pelo equilíbrio. Caminhos do meio desbancam os extremos.
__15. Humanos 2.0:__ implantes de gadgets e chips no corpo e cérebro, conectados em tempo real, permitem acessar, compartilhar e produzir todo o tipo de informação e conhecimento.

### FORÇA MOTRIZ: EDUCAÇÃO, EMPRESAS E NEGÓCIOS
As empresas apegadas a modelos mentais e crenças culturais do século 20 estão em risco. O desenvolvimento de uma nova sociedade passa pela educação, incluindo os âmbitos familiar e social aos mecanismos formais nas escolas. Um dos pilares mais importantes na evolução da sociedade e dos negócios é a educação continuada. Para a gestão, o maior desafio é atuar em tempo real (o tempo do mercado e do cliente). Vencê-lo pressupõe velocidade e adaptabilidade de estruturas, parceiros, cadeias de valor e principalmente de pessoas.

__16. Transformação permanente e novos negócios:__ dará adeus ao mercado quem não assumir a filosofia customer-centric em tempos de clientes empoderados e oferta de soluções crescente. A mentalidade trendsinnovation, de inovar com base em tendências, e a capacidade de adaptação ao contexto farão a diferença nos negócios. Conseguir navegar na incerteza será chave.
__17. Mindset de startup:__ lentidão na tomada de decisão, burocracia e atuação engessada da gestão tradicional sabotam o “time to market”, o tempo de chegada ao mercado. Empresas estabelecidas cederão fatias do mercado a outros players. Escapa dessa sina quem alinhar pessoas, processos, projetos, decisões ao mindset de testar e falhar rápido. Agilidade, análise de contexto, colaboração, cocriação e mentalidade orientada ao futuro fecham a lista.
__18. Novos modelos de atuação:__ rever comportamentos, pessoais e profissionais, e também como sociedade, será a tônica. Surge um novo desenho da realidade macro, que vamos abraçar, aos poucos e de modo estruturado. Trabalho e educação remotos, nômades urbanos e digitais dominarão as dinâmicas sociais.

MAIS DO QUE ASSISTIR A FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA, viveremos em um. Implantes tecnológicos no cérebro mudarão a dinâmica cerebral e os rumos da humanidade. Poder (re)programar seres humanos representa, para muitos especialistas, o fim da atual geração de Homo sapiens. Não se assuste, no entanto; receba este mundo de braços abertos, para ser capaz de aproveitar o melhor dele.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Mercado de RevOps desponta e se destaca com crescimento acima da média 

O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Uso de PDI tem sido negligenciado nas companhias

Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Regulamentação da IA: Como empresas podem conciliar responsabilidades éticas e inovação? 

A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Governança estratégica: a gestão de riscos psicossociais integrada à performance corporativa

A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro

Uncategorized
Até onde os influenciadores estão realmente ajudando na empreitada do propósito? Será que isso é sustentavelmente benéfico para nossa sociedade?

Alain S. Levi

Gestão de Pessoas
Superar vieses cognitivos é crucial para inovar e gerar mudanças positivas, exigindo uma abordagem estratégica e consciente na tomada de decisões.

Lilian Cruz

Transformação Digital, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Marketing business-driven
Crescimento dos festivais de música pós-pandemia oferece às marcas uma chance única de engajamento e visibilidade autêntica.

Kika Brandão

Gestão de pessoas, Liderança, Liderança, times e cultura
Explorando como mudanças intencionais e emergentes moldam culturas organizacionais através do framework ‘3As’ de Dave Snowden, e como a compreensão de assemblages pode ajudar na navegação e adaptação em sistemas sociais complexos.

Manoel Pimentel

Inteligência artificial e gestão, Transformação Digital
A GenAI é uma ótima opção para nos ajudar em questões cotidianas, principalmente em nossos negócios. Porém, precisamos ter cautela e parar essa reprodutibilidade desenfreada.

Rafael Rez