Dossiê HSM

Glossário

Boa parte dos termos é em inglês

Compartilhar:

__Agilista:__ é um profissional especialista em metodologias e abordagens ágeis, que auxilia no processo de implementação do agile nas empresas.

__Budget:__ o investimento orçado para a realização de tudo o que está previsto na estrutura analítica do projeto (EAP).

__Crashing:__ ato de adicionar mais recursos com o objetivo de encurtar o cronograma.
Curva S: representação gráfica dos custos, horas trabalhadas ou outras quantidades acumuladas, colocadas em função do tempo.

__Daily Scrum (daily):__ reunião diária de 15 minutos entre o gerente de projeto, product manager e a equipe de desenvolvimento, com foco nas atividades a serem desenvolvidas naquele dia.

__Escopo:__ refere-se à finalidade, ao que se pretende atingir como meta final do projeto.

__Estrutura analítica do projeto (EAP):__ esquema detalhado que identifica todas as atividades, desde as mais básicas, a serem feitas, incluindo a relação entre elas, durante todo o projeto.

__Fast tracking ou paralelismo:__ técnica de compressão de cronograma, quando atividades ou ciclos, que seriam feitos em sequência, ocorrem em paralelo.

__Kanban:__ framework ágil que demonstra visualmente os trabalhos em processo; limita a quantidade de atividades simultâneas para evitar gargalos e aumentar o rendimento, otimizando o fluxo de valor.
Lead time: é o período entre o início e o término de uma atividade.

__MVP:__ significa “produto mínimo viável”, ou seja, a versão mais simples possível para ser testada.

__Product backlog:__ lista de funcionalidades a serem desenvolvidas para a entrega do projeto.

__Scrum:__ framework muito usado no ágil, serve para o desenvolvimento iterativo de produtos complexos; é composto por uma série de sprints.

__Sponsor ou Patrocinador:__ a pessoa que tem o maior poder de decisão para aprovar todo o projeto, além de ser o defensor dentro da organização.

__Sprint:__ iteração; é cada ciclo de trabalho no ágil, com duração definida previamente. Em geral, varia de uma a quatro semanas.

__Sprint backlog:__ lista de atividades a serem desenvolvidas durante um sprint (ou uma sprint, como dizem também no mercado).

__Stakeholders ou partes interessadas:__ todas as pessoas e organizações que de alguma forma podem ser afetadas pelo projeto.

__Timebox:__ tempo máximo estabelecido para a entrega ou para o sprint.

__Timesheet:__ ferramenta que serve para registrar o tempo gasto em cada atividade do projeto.

__Value stream ou fluxo de valor:__ mapeamento de todas as atividades e processos que atinja o objetivo final do projeto, o qual é focado em entrega de valor para o cliente.

__Waterfall Model:__ é o modelo de gestão de projetos em cascata, em fases sequenciais – uma fase só começa após a conclusão da fase anterior.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG, Liderança
Tati Carrelli
3 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Carol Zatorre

0 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e Execução, Liderança, Times e Cultura, Saúde Mental

Carine Roos

5 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Comunicação com empatia, gestão emocional e de conflitos e liderança regenerativa estão entre as 10 principais habilidades para o profissional do futuro.

Flávia Lippi

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança, Times e Cultura
É preciso eliminar a distância entre o que os colaboradores querem e o que vivenciam na empresa.

Ana Flavia Martins

4 min de leitura