__Agilista:__ é um profissional especialista em metodologias e abordagens ágeis, que auxilia no processo de implementação do agile nas empresas.
__Budget:__ o investimento orçado para a realização de tudo o que está previsto na estrutura analítica do projeto (EAP).
__Crashing:__ ato de adicionar mais recursos com o objetivo de encurtar o cronograma.
Curva S: representação gráfica dos custos, horas trabalhadas ou outras quantidades acumuladas, colocadas em função do tempo.
__Daily Scrum (daily):__ reunião diária de 15 minutos entre o gerente de projeto, product manager e a equipe de desenvolvimento, com foco nas atividades a serem desenvolvidas naquele dia.
__Escopo:__ refere-se à finalidade, ao que se pretende atingir como meta final do projeto.
__Estrutura analítica do projeto (EAP):__ esquema detalhado que identifica todas as atividades, desde as mais básicas, a serem feitas, incluindo a relação entre elas, durante todo o projeto.
__Fast tracking ou paralelismo:__ técnica de compressão de cronograma, quando atividades ou ciclos, que seriam feitos em sequência, ocorrem em paralelo.
__Kanban:__ framework ágil que demonstra visualmente os trabalhos em processo; limita a quantidade de atividades simultâneas para evitar gargalos e aumentar o rendimento, otimizando o fluxo de valor.
Lead time: é o período entre o início e o término de uma atividade.
__MVP:__ significa “produto mínimo viável”, ou seja, a versão mais simples possível para ser testada.
__Product backlog:__ lista de funcionalidades a serem desenvolvidas para a entrega do projeto.
__Scrum:__ framework muito usado no ágil, serve para o desenvolvimento iterativo de produtos complexos; é composto por uma série de sprints.
__Sponsor ou Patrocinador:__ a pessoa que tem o maior poder de decisão para aprovar todo o projeto, além de ser o defensor dentro da organização.
__Sprint:__ iteração; é cada ciclo de trabalho no ágil, com duração definida previamente. Em geral, varia de uma a quatro semanas.
__Sprint backlog:__ lista de atividades a serem desenvolvidas durante um sprint (ou uma sprint, como dizem também no mercado).
__Stakeholders ou partes interessadas:__ todas as pessoas e organizações que de alguma forma podem ser afetadas pelo projeto.
__Timebox:__ tempo máximo estabelecido para a entrega ou para o sprint.
__Timesheet:__ ferramenta que serve para registrar o tempo gasto em cada atividade do projeto.
__Value stream ou fluxo de valor:__ mapeamento de todas as atividades e processos que atinja o objetivo final do projeto, o qual é focado em entrega de valor para o cliente.
__Waterfall Model:__ é o modelo de gestão de projetos em cascata, em fases sequenciais – uma fase só começa após a conclusão da fase anterior.