Uncategorized

Hiperverticalização dos mercados de serviços

Tendência é acelerada por avanços tecnológicos, afirma o empreendedor digital Jeff Fluhr em seu Medium

Compartilhar:

Você sabe o que é hiperverticalização? De acordo com o empreendedor digital Jeff Fluhr, as plataformas horizontais, como Craigslist e LinkedIn, vão dar lugar, cada vez mais, a especialistas verticais capazes de ir mais fundo para resolver problemas bastante específicos. Para potenciais empreendedores, Fluhr apresenta quatro recomendações: 

**1. Quanto mais vertical, melhor:** A hiperverticalização traz foco e possibilita que as empresas simplifiquem sua mensagem de marketing, desenvolvam produtos sob medida e aprimorem seus esforços de construção do negócio. Para uma startup, esse foco representa uma vantagem significativa, pois permite que a empresa canalize sua energia a uma área estreita em vez de atirar em várias direções ao mesmo tempo. Uma vez que a startup alcance uma posição dominante em um mercado hipervertical, pode estender sua atuação para segmentos adjacentes. 

**2. Identifique um mercado com alta taxa de repetição de uso:** Esse tipo de mercado conta com um alto LTV, ou lifetime value, que é o valor gerado pelo cliente ao longo do relacionamento dele com a empresa. Isso permite à empresa dispor de mais dinheiro para conquistar clientes no curto prazo, o que, por sua vez, abre caminho para o crescimento do mercado. No longo prazo, um alto LTV leva a um negócio mais lucrativo. 

**3. Defenda-se da desintermediação:** Um problema comum a muitos mercados é de desintermediação, que ocorre quando os dois lados, demanda e fornecedor, decidem fazer negócios diretamente um com o outro. Há várias estratégias para se defender desse risco: 1. Foque mercados com fornecedores homogêneos; 2. Ofereça ferramentas que ajudem a agregar valor, para um ou para ambos os lados; 3. Avalie outras formas de precificação. 

**4. Leve em conta sistemas de proteção:** Muitos mercados verticais, inclusive de profissionais liberais, possuem um sistema de proteção que, frequentemente, se baseia em avaliações, feedbacks e recomendações. Trata-se do meio pelo qual os participantes podem construir um histórico de desempenho e, portanto, uma reputação, que abre as portas para novas oportunidades.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O novo sucesso que os RHs não estão percebendo

As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Quem pode mais: o que as eleições têm a nos dizer? 

Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.