Diversidade

Inclusão e inovação caminham de mãos dadas

Promover a diversidade LGBTI+ nas empresas é algo deve acontecer o ano todo, não só em junho (e em todas as empresas, que agora têm exemplos para seguir)
Ana Paula Kagueyama é head global de soluções para clientes do PayPal Latam

Compartilhar:

Junho é o Mês do Orgulho LGBTI+. Felizmente, cada vez mais, empresas do mundo inteiro vão incorporando diversidade e inclusão às suas políticas. E que bom que está sendo assim, afinal é apenas por meio da multiplicidade que evoluímos, não apenas como profissionais, mas principalmente como indivíduos.

O PayPal recebeu nota máxima no índice de igualdade corporativa do Human Rights Campaign, grupo que luta pelos direitos dessa comunidade. Isso porque nos engajamos em movimentos de proteção e inclusão, temos tolerância zero com atitudes desrespeitosas, preconceituosas e excludentes e empoderamos cada colaborador para zelar por si e por seus companheiros.

Sabemos que é fundamental que nossos colaboradores compreendam a importância da inclusão e da diversidade. Esse é um tema que levamos muito a sério, especialmente porque companhias mais inclusivas são capazes não apenas de transformar o mercado, mas também de promover um ambiente mais rico e convidativo, conforme comprova uma pesquisa da McKinsey. Portanto, salários, oportunidades e igualdade de tratamento devem ser regras básicas do dia a dia.

Do ponto de vista dos negócios, ter uma força de trabalho mais diversificada beneficia muito as empresas, que podem contar com diferentes experiências, habilidades, ideias e perspectivas. Os benefícios vão muito além do clima organizacional, mas também são apresentados nos resultados alcançados no negócio. Por fim, a diversidade torna as empresas mais atrativas para o talento humano.

De acordo com uma pesquisa da [PwC](https://www.pwc.com.br/pt/estudos/preocupacoes-ceos/mais-temas/2020/pesquisa-global-de-diversidade-e-inclusao.html), empregados, clientes e investidores exigem cada vez mais das organizações com as quais interagem uma atuação pautada em valores que sejam modelos de equidade e inclusão. Para responder a essa demanda, as empresas estão investindo de forma sem precedentes em programas de diversidade e inclusão: 76% dos participantes do estudo (que ouviu 3 mil líderes em 40 países) dizem que o tema é um valor ou uma prioridade – e esperam, com ele, não apenas impulsionar o engajamento com esses públicos, mas também melhorar o desempenho financeiro e permitir a inovação.

Tudo isso nos leva a classificar como um dos principais objetivos das lideranças das companhias criar culturas empresariais que sejam inclusivas, interna e externamente. Esse compromisso com a inclusão pode significar reajustar estratégias, planos e expectativas.

É possível promover a inclusão e a diversidade na empresa por meio de diferentes práticas:

– Revendo as políticas de recursos humanos, incluindo remuneração e benefícios iguais, e investindo em estratégias de retenção e promoção.
– Comprometendo-se abertamente com a diversidade com objetivos específicos de responsabilidade, transparentes e conhecidos por todos, desde o momento da contratação de novos colaboradores.
– Tendo metas claras para cada parâmetro, com responsáveis bem definidos e acompanhamento periódico.
– Promovendo treinamento e educação sobre diversidade para todos os colaboradores, e principalmente para as lideranças, para que possam capacitar os trabalhadores e promover um ambiente aberto ao diálogo e atento às questões de diversidade e inclusão (D&I).

Esses são alguns exemplos de ações concretas para fortalecer a diversidade numa organização. Devemos renovar, diariamente, o nosso compromisso com o desenvolvimento de forças de trabalho inclusivas, que promovam a igualdade em todos os setores da corporação.

O ambiente que congrega uma força de trabalho diversificada exemplifica as melhores práticas para uma cultura saudável e engajada. Se tivermos sucesso, cada funcionário saberá que sua voz será ouvida e que é parte valiosa da equipe. Além disso, todos se sentirão seguros e à vontade para expressar diferentes pontos de vista e perspectivas, independentemente de sua idade, formação, etnia, gênero, religião, orientação sexual, nível de experiência etc.

__Leia também: [LGBTI+: As melhores empresas para se trabalhar](https://www.revistahsm.com.br/post/lgbtqiapn-as-melhores-empresas-para-se-trabalhar)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Liderança, Marketing e vendas
22 de julho de 2025
Em um mercado saturado de soluções, o que diferencia é a história que você conta - e vive. Quando marcas e líderes investem em narrativas genuínas, construídas com propósito e coerência, não só geram valor: criam conexões reais. E nesse jogo, reputação vale mais que visibilidade.

Anna Luísa Beserra

5 minutos min de leitura
Tecnologia e inovação
15 de julho 2025
Em tempos de aceleração digital e inteligência artificial, este artigo propõe a literacia histórica como chave estratégica para líderes e organizações: compreender o passado torna-se essencial para interpretar o presente e construir futuros com profundidade, propósito e memória.

Anna Flávia Ribeiro

17 min de leitura
Inovação
15 de julho de 2025
Olhar para um MBA como perda de tempo é um ponto cego que tem gerado bastante eco ultimamente. Precisamos entender que, num mundo complexo, cada estudo constrói nossas perspectivas para os desafios cotidianos.

Frederike Mette e Paulo Robilloti

6 min de leitura
User Experience, UX
Na era da indústria 5.0, priorizar as necessidades das pessoas aos objetivos do negócio ganha ainda mais relevância

GEP Worldwide - Manoella Oliveira

9 min de leitura
Tecnologia e inovação, Empreendedorismo
Esse fio tem a ver com a combinação de ciências e humanidades, que aumenta nossa capacidade de compreender o mundo e de resolver os grandes desafios que ele nos impõe

CESAR - Eduardo Peixoto

6 min de leitura
Inovação
Cinco etapas, passo a passo, ajudam você a conseguir o capital para levar seu sonho adiante

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Inteligência artificial e gestão
Foco no resultado na era da IA: agilidade como alavanca para a estratégia do negócio acelerada pelo uso da inteligência artificial.

Rafael Ferrari

12 min de leitura
Negociação
Em tempos de transformação acelerada, onde cenários mudam mais rápido do que as estratégias conseguem acompanhar, a negociação se tornou muito mais do que uma habilidade tática. Negociar, hoje, é um ato de consciência.

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Inclusão
Imagine estar ao lado de fora de uma casa com dezenas de portas, mas todas trancadas. Você tem as chaves certas — seu talento, sua formação, sua vontade de crescer — mas do outro lado, ninguém gira a maçaneta. É assim que muitas pessoas com deficiência se sentem ao tentar acessar o mercado de trabalho.

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Saúde Mental
Desenvolver lideranças e ter ferramentas de suporte são dois dos melhores para caminhos para as empresas lidarem com o desafio que, agora, é também uma obrigação legal

Natalia Ubilla

4 min min de leitura