Vale oriental

Infraestrutura digital atrai investimentos

De forma inédita, a china foi o foco preferencial dos investimentos estrangeiros dos estados unidos. O investimento em infraestrutura digital mostra seu resultado e gera oportunidades
Edward Tse é fundador e CEO da Gao Feng Advisory Company, uma empresa de consultoria de estratégia e gestão com raízes na China.

Compartilhar:

Pela primeira vez na história, a China foi o principal foco dos investimentos estrangeiros dos Estados Unidos. Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, os investimentos estrangeiros diretos (FDI, na sigla em inglês) nos EUA caíram 49%, chegando a US$ 134 bilhões no ano passado. Enquanto isso, na China houve um aumento de 4%, o que somou US$ 163 bilhões.
A pandemia impactou fortemente a economia global, e a China foi a única economia a crescer em 2020, expandindo 2,3%. Um dos motivos foi a desregulamentação e a abertura do mercado a empresas estrangeiras, o que sustentou o desenvolvimento positivo da economia global.

Mas a inovação digital também está se desenvolvendo de forma sem precedentes, e por trás disso está a ampla infraestrutura digital que o governo chinês está construindo – uma oportunidade que muitas empresas ainda podem explorar.
Estão emergindo, por exemplo, inovações em modelos de serviço, que melhoram a experiência do cliente, aumentam a utilização de bens, geram mais adesão dos clientes e orientam mudanças nas cadeias de valor.

Nos setores voltados para o consumidor, o e-commerce se manifestou de forma mais proeminente na China. Os principais formadores de opinião conectam-se com seus seguidores por meio do compartilhamento de sua experiência em postagens escritas ou em vídeo, como streaming ao vivo, criando poderosas interações sociais. A partir daí, toda a experiência de compra está sendo revolucionada. Aplicativos como Douyin (versão chinesa do TikTok), Bilibili e Kuaishou se tornaram extremamente populares na China. As empresas, estrangeiras e locais, estão atualizando as inovações envolvidas para gerar mais vendas e construir sua afinidade com a marca.

Até as empresas ocidentais agora estão seguindo o exemplo. A popularidade global do TikTok levou o Facebook a tentar copiá-lo mais de uma vez, com o fracassado Lasso e agora com o novo recurso Instagram Reels.

As multinacionais estrangeiras estão percebendo que a China não é apenas um mercado de onde se tira lucros, mas que é cada vez mais um lugar onde é possível obter novos conhecimentos e vantagens competitivas.

Não importa o que vai acontecer com os investimentos estrangeiros nos Estados Unidos – nunca se sabe quando eventos imprevistos do tipo cisne negro vão surgir. Na China, porém, a tendência é que só aumentem.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Polímatas e Lifelong Learners: explorando perfis distintos que, juntos, podem transformar o ambiente de trabalho em um espaço de inovação, aprendizado contínuo e versatilidade.

Rafael Bertoni

4 min de leitura
Uncategorized
Liderança em tempos de brain rot: como priorizar o que realmente importa para moldar um futuro sustentável e inspirador.

Anna Luísa Beserra

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Laís Macedo

4 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
No cenário globalizado, a habilidade de negociar com pessoas de culturas distintas é mais do que desejável; é essencial. Desenvolver a inteligência cultural — combinando vontade, conhecimento, estratégia e ação — permite evitar armadilhas, criar confiança e construir parcerias sustentáveis.

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
ESG
A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.

Heloísa Capelas

0 min de leitura
ESG
Uma pesquisa revela que ansiedade, estresse e burnout são desafios crescentes no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de ações para promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas.

Fátima Macedo

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura