A definição de inspirar, segundo o dicionário, é introduzir ar nos pulmões ou exercer influência. A gente busca inspiração, muitas vezes diariamente. No entanto, às vezes, não damos conta.
Quantas vezes você não precisou resolver alguma questão e foi trocar ideia com pares, com o chefe ou [mudou de ambiente](https://www.revistahsm.com.br/post/ambiente-para-criar)? Além disso, em quantos momentos buscou informação em algum lugar para clarear ideias e encontrar a melhor solução para algo?
Como gestora, meu trabalho é inspirar a minha equipe fazendo perguntas, olhando para os lados, provocando reflexões, trazendo contextos. Contudo, sempre digo para o time que eu não faço nada. Na verdade, eles é que fazem, pois são as pessoas que encontram inspiração nos conselhos e atitudes.
A inspiração pode vir dos mais diversos lugares, basta treinar o olhar e a mente para poder enxergar ideias e oportunidades. Ao fazê-lo com frequência, isso acaba se tornando um hábito que acontece sem que precise raciocinar para praticar – assim como o inspirar da respiração.
Costumo me inspirar de diversas maneiras: livros, séries e documentários, podcasts, eventos, conhecendo novos lugares e principalmente com as pessoas. Troco ideias com pessoas próximas ou da área, mas [adoro navegar em mundos diferentes](https://www.revistahsm.com.br/post/a-hora-h-do-sxsw-empatia-e-transparencia). Sair do meu contexto faz com que eu veja o mundo com outra lente e acabo conectando pontos de novas maneiras. Aprender novas línguas, viajar, estar em ambientes diferentes do meu me provocam novas perspectivas sobre um mesmo assunto. Exercer a curiosidade constantemente.
Às vezes, a gente está tão imerso numa questão no dia a dia da empresa que não conseguimos pensar “fora da caixa”, o que acaba nos deixando cego para novas oportunidades e soluções. Em momentos como esse, olhar o problema de fora, falar com pessoas que podem ver por outros ângulos e ter pontos de vista diferentes do nosso é fundamental.
Com meu time, busco essa troca de opiniões de forma transparente, direta e frequente porque sei o quanto é importante poder ter visões diferentes sobre um tema para que as ideias cheguem e se organizem. Ter uma equipe diversa é relevante também para desenvolver essa habilidade. Em síntese, são vários contextos e perspectivas que se somam.
## UM DESAFIO
A inspiração é como um músculo, você tem que estar disposto a desenvolvê-la, abrindo-se ao mundo, olhando ao seu redor, colocando-se em novas situações. Às vezes pode até parecer desconfortável, afinal temos mais controle sobre o que é conhecido, mas garanto que fica cada vez mais divertido. Além disso, com essa prática, você se torna mais criativo. Portanto, se inspire.
*Gostou do texto da Gabriela Onofre? Saiba mais sobre como inspirar pessoas e equipes assinando gratuitamente [nossas newsletters](https://www.revistahsm.com.br/newsletter) e escutando [nossos podcasts](https://www.revistahsm.com.br/podcasts) em sua plataforma de streaming favorita.*