Carreira

Já escolheu sua próxima carreira?

A longevidade abre uma oportunidade para aprendermos mais, e melhor, mudando os modelos de desenvolvimento de carreira
É conselheira de empresas, mentora e professora. Durante anos foi executiva de empresas, passando por organizações como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É autora de diversos livros, entre os quais está o ‘Emoção e Comunicação - Reflexão para humanização das relações de trabalho’, escrito em parceria com a Cynthia Provedel.
Viviane Mansi é executiva da Toyota e da Fundação Toyota do Brasil, conselheira e professora. Participou da COP27, em novembro de 2022.

Compartilhar:

O trabalho é parte importante da nossa vida. Nós passamos boa parte dela conectados com nossas decisões de carreira. E durante muito tempo acreditamos que uma boa formação seria suficiente para nos conduzir pela vida afora. Mas algumas coisas têm mudado.

Uma delas, bastante importante, é que estamos vivendo mais. Eu acabei de ler um livro bem interessante chamado “[Cuidar uns dos outros – um novo contrato social](https://www.intrinseca.com.br/livro/1113/ “Cuidado com os outros “)”, da economista Minouche Shafik, e ela aborda a questão de carreira de uma maneira bem interessante:

“Costumo dizer para pensarem em escalar suas carreiras não por uma escada, mas por uma árvore. Muitas vezes, é necessário se deslocar para o lado antes de passar para o próximo nível, e os desvios podem relevar novas paisagens interessantes. A educação precisa permitir cada vez mais que as pessoas escalem árvores, explorem novas oportunidades e possam seguir sua curiosidade”.

## Aprender e dominar novas habilidades

O pensamento dela me parece bem inspirador porque dizemos (e ela mesma retoma esse ponto no livro) que alguém em geral precisa de 10 mil horas para dominar uma nova habilidade. Apenas como referência, uma graduação de 4 anos tem 3.600h, uma pós-graduação tem em média 360h e um mestrado tem 500h (mas só com estudo acadêmico, note que você ficaria ainda distante de conseguir dominar uma nova habilidade – você também precisa de prática, debater o tema, testar, errar, melhorar, etc, etc, etc).

Se passamos a viver e trabalhar mais, podemos ser competentes em mais de um tema, em mais de uma profissão. Desenvolver uma nova habilidade pode ser especialmente importante nesse momento de virada em que estamos: a inclusão de novas tecnologias vai extinguir algumas profissões e criar outras. A economia do cuidado parece que passará por um boom, além de tantas outras áreas que nem sabemos ainda, mas serão necessárias.

Já foi o tempo em que o que um jovem aprendia entre os seus 18 e 25 anos seria suficiente para trabalhar. Num mundo tão acelerado quanto este que vivemos, precisamos aprender de forma contínua.

__Lado ruim:__ não será um mundo para os acomodados.

__Lado bom:__ podemos aprender de muitos jeitos diferentes, dentro e fora de uma sala de aula tradicional. Aprendemos com pessoas com mais experiência, aprendemos quando ensinamos, aprendemos por podcasts, livros, cursos online e offline, com nosso trabalho e com uma lista sem fim de outras coisas.

Que seu 2022 seja muito proveitoso em termos de aprendizados, de escolhas e de novas oportunidades.

__Observação:__ se alguém se interessou, o livro que eu comentei foi publicado pela editora Intrínseca, e é de 2011, já trazendo dados bem atualizados sobre nossos desafios futuros como sociedade.

Se você se interessa pelo tema Carreiras, conheça também este artigo da nossa colunista Daniela Diniz: [o seu novo plano de carreira](https://www.revistahsm.com.br/post/o-seu-novo-plano-de-carreira “Novo plano de carreira “).

Compartilhar:

É conselheira de empresas, mentora e professora. Durante anos foi executiva de empresas, passando por organizações como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É autora de diversos livros, entre os quais está o ‘Emoção e Comunicação - Reflexão para humanização das relações de trabalho’, escrito em parceria com a Cynthia Provedel.

Artigos relacionados

Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025
Investir em bem-estar é estratégico - e mensurável. Com dados, indicadores e integração aos OKRs, empresas transformam cuidado com corpo e mente em performance, retenção e vantagem competitiva.

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025
Na era da hiperconexão, encerrar o expediente virou um ato estratégico - porque produtividade sustentável exige pausas, limites e líderes que valorizam o tempo como ativo de saúde mental.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)