Caito Maia e o perfil do CEO da nova economia

Os líderes de empresas de tecnologia não têm o monopólio da liderança adequada à nova economia. Confira o porquê nesta conversa aberta sobre tecnologia, sustentabilidade, arte, negócios e gestão de pessoas com o fundador e CEO da Chilli Beans

Quem não sabe fazer, não sabe liderar

A liderança de uma empresa deve ser capaz de inspirar os colaboradores, agregar valor e ser resiliente, contribuindo para o engajamento da equipe e, consequentemente, para melhores resultados

Use a técnica dos 4 Rs e pratique a liderança acolhedora

Um bom líder deve estrategicamente ouvir com atenção o que os colaboradores têm a dizer para identificar inseguranças e alinhar expectativas, além de fornecer dados para superar momentos de crise e evitar quedas no engajamento

Buscam-se profissionais de ESG

Hoje o mercado vive um desequilíbrio entre oferta e demanda. O baixo entendimento do perfil ideal de um líder nessa área – e as dúvidas até sobre como devem ser os respectivos desenhos de estrutura e de exercício de poder – aumentam o problema

Basta de gestores! Precisamos de líderes

Gestão e liderança são completamente diferentes. É preciso distinguir esses dois conceitos para que não haja equívocos. Mas, para isso, também deve-se fazer uma distinção entre recursos e humanos

Gestão voltada para o cérebro

O especialista em neurociência David Rock apresenta o conceito de “cérebro social” – que desautoriza a hierarquia de necessidades de Abraham Maslow e rompe com outras ideias tradicionais das empresas – e propõe o sistema Scarf, nova maneira de gerenciar pessoas que leva a fisiologia humana em conta