Finanças
3 min de leitura

Mercado de RevOps desponta e se destaca com crescimento acima da média 

O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.
Co-founder e CEO da 8D Hubify, é Professor da formação The CMOs Marketers e Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station. Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestre em Administração de Empresas pelo Insper.

Compartilhar:

Uma realidade cada vez mais consolidada nas grandes empresas, a utilização do Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão em todo o mundo. Até 2025, estima-se que cerca de 75% das companhias implantarão um modelo de RevOps, de acordo com o levantamento da Consultoria Gartner. O dado anima, mas não surpreende visto que quem atua no setor já tinha uma visão clara da necessidade desse tipo de inovação e integração entre as equipes de marketing, vendas e sucesso do cliente. Além disso, já é possível observar a adoção de Revenue Operations como uma tendência global para o aumento constante e sustentado do faturamento nas empresas de forma eficiente.

No Brasil,  esse é o cenário  aqui na 8D Hubify, que nos últimos dois anos, ultrapassou a expectativa, mais do que dobrou seu faturamento e quase triplicou seu lucro.  Só para se ter uma ideia do quanto esse aumento foi representativo, um estudo da Business Research Insights, empresa de inteligência de mercado, aponta que  o setor de RevOps deve crescer a uma taxa média anual de 14,9% até 2028.  Ou seja, já ultrapassamos essa perspectiva e miramos muito mais à frente, sempre na vanguarda com as operações de RevOps.

Não há dúvidas de que o RevOps vem revelando seu  grande potencial no mercado, por  meio do crescimento das empresas ao adotar uma metodologia, na qual diferentes departamentos trabalham integrando dados e esforços por objetivos comuns. Do contrário, uma visão fragmentada pode comprometer as metas. Outro ponto importante dentro desse mercado é que está cada vez mais caro gerar leads e novas oportunidades comerciais qualificadas, , portanto, é preciso olhar além do básico de performance para ter uma estratégia bem definida que gere bom resultado.

IA como aliada

Em destaque,  a Inteligência Artificial  tem um papel fundamental no sistema de RevOps, que potencializa as operações e está presente na automação de interações com consumidores com foco na customização. Na 8D Hubify, temos absoluta certeza de que o uso da tecnologia aumenta a eficácia do relacionamento com o cliente ao criar jornadas que correspondem às suas necessidades, otimizando a entrega e a relevância do conteúdo e, ao mesmo tempo, reduzindo a redundância de informações e melhorando a eficiência operacional. 

Para citar um exemplo, em um dos nossos clientes, aumentamos em seis vezes o volume de respostas do NPS – Net Promoter Score – otimizando o canal de comunicação com ele (do e-mail para o whatsapp). Esse resultado é importante porque esta métrica é o principal indicador de que um cliente pode cancelar os serviços.  De forma global, o uso da IA dentro deste mercado pode ser validado a partir de um estudo feito pela Workato, que apontou os serviços de RevOps na liderança dos que mais utilizam a IA generativa em seus processos operacionais, respondem por 48% do total, à frente, inclusive, do setor de TI, que representa  31% dos casos.

Sinal de alerta

Apesar do Revenue Operations já dominar boa parte das empresas do setor, um dado  trazido pela Salesforce mostra que apenas 41% dos executivos das empresas que atuam neste mercado dominam o tema. O que revela que nem todo o mercado está pronto e tem o conhecimento suficiente para a oferta e execução desse tipo de serviço. Quando somos expostos a metodologia RevOps fica óbvio que precisamos dela, mas sua implementação e utilização requer muito estudo e é preciso que os profissionais da área se especializem em Revenue Operations. 


Compartilhar:

Artigos relacionados

Passa conhecimento

Incluir intencionalmente ou excluir consequentemente?

A estreia da coluna “Papo Diverso”, este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do “Dia da Pessoa com Deficiência”, um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura
Empreendedorismo
Um guia para a liderança se antecipar às consequências não intencionais de suas decisões

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

4 min de leitura
ESG
Entre nós e o futuro desejado, está a habilidade de tecer cada nó de um intricado tapete que une regeneração, adaptação e compromisso climático — uma jornada que vai de Baku a Belém, com a Amazônia como palco central de um novo sistema econômico sustentável.

Bruna Rezende

5 min de leitura
ESG
Crescimento de reclamações à ANS reflete crise na saúde suplementar, impulsionada por reajustes abusivos e falta de transparência nos planos de saúde. Empresas enfrentam desafios para equilibrar custos e atender colaboradores. Soluções como auditorias, BI e humanização do atendimento surgem como alternativas para melhorar a experiência dos beneficiários e promover sustentabilidade no setor.
4 min de leitura
Finanças
Brasil enfrenta aumento de fraudes telefônicas, levando Anatel a adotar medidas rigorosas para proteger consumidores e empresas, enquanto organizações investem em tecnologia para garantir segurança, transparência e uma comunicação mais eficiente e personalizada.

Fábio Toledo

4 min de leitura