Empreendedorismo

Microfranquia é a porta de entrada para o empreendedor no Brasil

Opção confiável para quem quer abrir o próprio negócio, o modelo de baixo investimento vem crescendo no País, a exemplo das franquias especializadas na venda de seguro de vida
Humberto Madeira é vice-presidente de Franquias da Prudential do Brasil e coordenador da Comissão de Microfranquias da Associação Brasileira de Franchising - ABF.

Compartilhar:

Abrir o próprio negócio é o sonho de seis em cada dez brasileiros. Isso significa que mais de 50 milhões de pessoas gostariam de empreender em até três anos no Brasil, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, realizada pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). No entanto, ter um empreendimento ainda é um desafio grande para os sonhadores brasileiros, pois cerca de 25% dos negócios em geral fecham no primeiro ano de atividade, de acordo com o Sebrae. Nesse cenário, que mistura muita vontade de empreender com uma certa dose de incerteza, as franquias podem ser um caminho confiável e estruturado para aqueles que querem ser donos do seu próprio negócio, mas não sabem como começar. No franchising, apenas 3% das empresas encerram suas atividades em até dois anos.

Para quem deseja trilhar o empreendedorismo, uma das melhores portas de entrada é a microfranquia. O modelo é interessante para quem vai abrir um negócio pela primeira vez porque o investimento inicial é mais baixo, vai até R$ 135 mil, com prazo médio de retorno de 7 a 16 meses, bem abaixo do intervalo de 17 a 28 meses observado nos modelos tradicionais. Além disso, o número de redes com modelos de microfranquia vem aumentando sua participação no mercado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O modelo de menor investimento passou de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022.

Outra vantagem de empreender com microfranquia é poder contar com transferência de marca, especialmente se a firma já tem um nome consolidado no mercado, e com o compartilhamento de know how, o que possibilita acessar um conhecimento prévio sobre um segmento específico, um passo a passo testado, com erros, acertos e, principalmente, soluções. Esse tipo de suporte é importante não só para quem está começando, mas também para aqueles que buscam acelerar seu desenvolvimento e aumentar os lucros, claro. Por meio de uma franquia, o empreendedor poderá receber treinamento constante e contar com tutoria para o acompanhamento de indicadores de performance de modo a alcançar o retorno do investimento inicial e a garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Vale dizer ainda que a microfranquia permite ao franqueado manter seu foco em um produto especializado, conseguindo fazer mais vendas com acompanhamento próximo e personalizado. Esse tipo de atuação pode determinar o sucesso do negócio, como temos visto nas microfranquias voltadas para seguro de vida. Com um atendimento customizado, elas contribuem para esclarecer o papel da proteção financeira no planejamento pessoal e familiar e para desmistificar preconceitos sobre o produto, mantendo o mercado aquecido, o que já vinha acontecendo desde a pandemia de covid-19.

Então, aqueles 60% de brasileiros que desejam empreender podem transformar seu sonho em realidade? Com certeza. O caminho para se abrir um negócio próprio pode ser muito favorável e possível se ele passar pelo modelo estruturado oferecido pelas microfranquias. Inclusive, a maior parte dos empreendedores que investem em franquias são iniciantes (39%, de acordo com a ABF), isto é, são pessoas que buscam independência financeira e alavancagem de renda. Com suporte, treinamento, transferência de conhecimento e apoio para enfrentar problemas e encontrar soluções, o empreendedor tem grandes chances de vencer as estatísticas dos negócios que não sobrevivem aos 12 meses iniciais e ultrapassar os primeiros anos de atividade com sucesso, retorno rápido do capital inicial investido e ganhos elevados.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Imaginar como ato de reinvenção  

A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança