Empreendedorismo

Microfranquia é a porta de entrada para o empreendedor no Brasil

Opção confiável para quem quer abrir o próprio negócio, o modelo de baixo investimento vem crescendo no País, a exemplo das franquias especializadas na venda de seguro de vida
Humberto Madeira é vice-presidente de Franquias da Prudential do Brasil e coordenador da Comissão de Microfranquias da Associação Brasileira de Franchising - ABF.

Compartilhar:

Abrir o próprio negócio é o sonho de seis em cada dez brasileiros. Isso significa que mais de 50 milhões de pessoas gostariam de empreender em até três anos no Brasil, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, realizada pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). No entanto, ter um empreendimento ainda é um desafio grande para os sonhadores brasileiros, pois cerca de 25% dos negócios em geral fecham no primeiro ano de atividade, de acordo com o Sebrae. Nesse cenário, que mistura muita vontade de empreender com uma certa dose de incerteza, as franquias podem ser um caminho confiável e estruturado para aqueles que querem ser donos do seu próprio negócio, mas não sabem como começar. No franchising, apenas 3% das empresas encerram suas atividades em até dois anos.

Para quem deseja trilhar o empreendedorismo, uma das melhores portas de entrada é a microfranquia. O modelo é interessante para quem vai abrir um negócio pela primeira vez porque o investimento inicial é mais baixo, vai até R$ 135 mil, com prazo médio de retorno de 7 a 16 meses, bem abaixo do intervalo de 17 a 28 meses observado nos modelos tradicionais. Além disso, o número de redes com modelos de microfranquia vem aumentando sua participação no mercado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O modelo de menor investimento passou de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022.

Outra vantagem de empreender com microfranquia é poder contar com transferência de marca, especialmente se a firma já tem um nome consolidado no mercado, e com o compartilhamento de know how, o que possibilita acessar um conhecimento prévio sobre um segmento específico, um passo a passo testado, com erros, acertos e, principalmente, soluções. Esse tipo de suporte é importante não só para quem está começando, mas também para aqueles que buscam acelerar seu desenvolvimento e aumentar os lucros, claro. Por meio de uma franquia, o empreendedor poderá receber treinamento constante e contar com tutoria para o acompanhamento de indicadores de performance de modo a alcançar o retorno do investimento inicial e a garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Vale dizer ainda que a microfranquia permite ao franqueado manter seu foco em um produto especializado, conseguindo fazer mais vendas com acompanhamento próximo e personalizado. Esse tipo de atuação pode determinar o sucesso do negócio, como temos visto nas microfranquias voltadas para seguro de vida. Com um atendimento customizado, elas contribuem para esclarecer o papel da proteção financeira no planejamento pessoal e familiar e para desmistificar preconceitos sobre o produto, mantendo o mercado aquecido, o que já vinha acontecendo desde a pandemia de covid-19.

Então, aqueles 60% de brasileiros que desejam empreender podem transformar seu sonho em realidade? Com certeza. O caminho para se abrir um negócio próprio pode ser muito favorável e possível se ele passar pelo modelo estruturado oferecido pelas microfranquias. Inclusive, a maior parte dos empreendedores que investem em franquias são iniciantes (39%, de acordo com a ABF), isto é, são pessoas que buscam independência financeira e alavancagem de renda. Com suporte, treinamento, transferência de conhecimento e apoio para enfrentar problemas e encontrar soluções, o empreendedor tem grandes chances de vencer as estatísticas dos negócios que não sobrevivem aos 12 meses iniciais e ultrapassar os primeiros anos de atividade com sucesso, retorno rápido do capital inicial investido e ganhos elevados.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo
Um guia para a liderança se antecipar às consequências não intencionais de suas decisões

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

4 min de leitura
ESG
Entre nós e o futuro desejado, está a habilidade de tecer cada nó de um intricado tapete que une regeneração, adaptação e compromisso climático — uma jornada que vai de Baku a Belém, com a Amazônia como palco central de um novo sistema econômico sustentável.

Bruna Rezende

5 min de leitura
ESG
Crescimento de reclamações à ANS reflete crise na saúde suplementar, impulsionada por reajustes abusivos e falta de transparência nos planos de saúde. Empresas enfrentam desafios para equilibrar custos e atender colaboradores. Soluções como auditorias, BI e humanização do atendimento surgem como alternativas para melhorar a experiência dos beneficiários e promover sustentabilidade no setor.
4 min de leitura
Finanças
Brasil enfrenta aumento de fraudes telefônicas, levando Anatel a adotar medidas rigorosas para proteger consumidores e empresas, enquanto organizações investem em tecnologia para garantir segurança, transparência e uma comunicação mais eficiente e personalizada.

Fábio Toledo

4 min de leitura
Finanças
A recente vitória de Donald Trump nos EUA reaviva o debate sobre o protecionismo, colocando em risco o acesso do Brasil ao segundo maior destino de suas exportações. Porém, o país ainda não está preparado para enfrentar esse cenário. Sua grande vulnerabilidade está na dependência de um número restrito de mercados e produtos primários, com pouca diversificação e investimentos em inovação.

Rui Rocha

0 min de leitura
Finanças
O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Fábio Duran

3 min de leitura
Empreendedorismo
Trazer os homens para a discussão, investir em ações mais intencionais e implementar a licença-paternidade estendida obrigatória são boas possibilidades.

Renata Baccarat

4 min de leitura
Uncategorized
Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Ivan Cruz

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Edmee Moreira

4 min de leitura
ESG
A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Ana Carolina Peuker

4 min de leitura