Desenvolvimento pessoal

Muito além da força de vontade

Uma equipe de pesquisadores da __Rotman University__ sintetizou uma série de pesquisas que ensinam como reduzir os deslizes que levam à perda do autocontrole, classificando-os em cognitivos e situacionais. O artigo resultante compila as principais estratégias cognitivas apontadas em pesquisas para melhorar o autocontrole – que podem ser tanto individuais quanto organizacionais.

Compartilhar:

*Uma equipe de pesquisadores de Harvard e da University of Pennsylvania sintetizou vários estudos sobre como reduzir a perda do autocontrole, classificando-as em cognitivas ou situacionais. O resultado reúne as principais estratégias cognitivas para melhorar o autocontrole – que podem ser tanto individuais, estabelecidas pela própria pessoa, como organizacionais*

O sucesso, ou a falha, no autocontrole humano contribui para uma série de resultados em nossa sociedade. Desde conquistas educacionais, planejamento financeiro para o futuro, até uma trivial dieta. Não é de surpreender que as pessoas com maior autocontrole se saiam melhor em termos de saúde, riqueza e outras questões da prosperidade humana.

É justamente isso que os pesquisadores Angela Duckworth, Katherine Milkman and David Laibson explicam no artigo “Além da Força de Vontade: Estratégias para Reduzir Falhas de Autocontrole”, publicado na Psychological Science in the Public Interest (Sage Publications). O estudo é focado em estratégias cognitivas para melhorar o autocontrole, categorizadas em dois atributos: intervenções pessoais e organizacionais.

## Intervenções Pessoais

__Definição de metas:__ elas direcionam nossa atenção e energia para um comportamento desejado. Pode ser útil dividir objetivos distantes em sub-objetivos menores e mais próximos, com prazos intermediários e metas tangíveis a curto prazo.

__Planejamento:__ Fazer planos aumenta as opções de autocontrole em qualquer tipo de atividade, desde exercícios físicos, ao cumprimento de tarefas profissionais.

__Automonitoramento:__ É a observação intencional e consistente do próprio comportamento. Para trazer benefícios, deve ser praticado de forma consistente ao longo do tempo. Por exemplo, resistir à sobremesa ou economizar para a aposentadoria.

__Distanciamento psicológico.__ Evitar situações de “tentação” contribui para o fortalecimento do autocontrole.

__Atenção plena.__ Meditar é um exercício benéfico para o autocontrole, pois reduz o desejo, a divagação da mente e a dissociação das vontades do comportamento.

__Terapia cognitiva.__ Compreende sessões semanais com um terapeuta que identifica e busca mudar o “pensamento distorcido”, reforçando estados mentais realistas.

## Intervenções Situacionais

__Normas sociais descritivas.__ Pessoas são motivadas a mudar o comportamento de acordo com a norma do grupo. A mudança pode ser positiva (reciclar), ou negativa (fumar).

__Rotulagem social. __ Pode encorajar o autocontrole ao estimular uma identidade social específica a evitar cálculos de custo-benefício e, em vez disso, encorajar o comportamento correspondente à identidade rotulada pelo grupo.

__Futuro auto-identificável.__ Uma falha de autocontrole é a incapacidade de sentir empatia pelo próprio futuro. As intervenções que tornam o amanhã mais identificável têm se mostrado um meio de aumentar o autocontrole.

__Momentos de recomeço.__ Eles surgem no início de novos ciclos (ano novo, pós-aniversário), nos quais as pessoas estão especialmente motivadas a tomar decisões autocontroladas, o que facilita o alcance de metas de longo prazo ao desconectar os fracassos passados, elevando a autoimagem e confiança.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança