Desenvolvimento pessoal

Muito além da força de vontade

Uma equipe de pesquisadores da __Rotman University__ sintetizou uma série de pesquisas que ensinam como reduzir os deslizes que levam à perda do autocontrole, classificando-os em cognitivos e situacionais. O artigo resultante compila as principais estratégias cognitivas apontadas em pesquisas para melhorar o autocontrole – que podem ser tanto individuais quanto organizacionais.

Compartilhar:

*Uma equipe de pesquisadores de Harvard e da University of Pennsylvania sintetizou vários estudos sobre como reduzir a perda do autocontrole, classificando-as em cognitivas ou situacionais. O resultado reúne as principais estratégias cognitivas para melhorar o autocontrole – que podem ser tanto individuais, estabelecidas pela própria pessoa, como organizacionais*

O sucesso, ou a falha, no autocontrole humano contribui para uma série de resultados em nossa sociedade. Desde conquistas educacionais, planejamento financeiro para o futuro, até uma trivial dieta. Não é de surpreender que as pessoas com maior autocontrole se saiam melhor em termos de saúde, riqueza e outras questões da prosperidade humana.

É justamente isso que os pesquisadores Angela Duckworth, Katherine Milkman and David Laibson explicam no artigo “Além da Força de Vontade: Estratégias para Reduzir Falhas de Autocontrole”, publicado na Psychological Science in the Public Interest (Sage Publications). O estudo é focado em estratégias cognitivas para melhorar o autocontrole, categorizadas em dois atributos: intervenções pessoais e organizacionais.

## Intervenções Pessoais

__Definição de metas:__ elas direcionam nossa atenção e energia para um comportamento desejado. Pode ser útil dividir objetivos distantes em sub-objetivos menores e mais próximos, com prazos intermediários e metas tangíveis a curto prazo.

__Planejamento:__ Fazer planos aumenta as opções de autocontrole em qualquer tipo de atividade, desde exercícios físicos, ao cumprimento de tarefas profissionais.

__Automonitoramento:__ É a observação intencional e consistente do próprio comportamento. Para trazer benefícios, deve ser praticado de forma consistente ao longo do tempo. Por exemplo, resistir à sobremesa ou economizar para a aposentadoria.

__Distanciamento psicológico.__ Evitar situações de “tentação” contribui para o fortalecimento do autocontrole.

__Atenção plena.__ Meditar é um exercício benéfico para o autocontrole, pois reduz o desejo, a divagação da mente e a dissociação das vontades do comportamento.

__Terapia cognitiva.__ Compreende sessões semanais com um terapeuta que identifica e busca mudar o “pensamento distorcido”, reforçando estados mentais realistas.

## Intervenções Situacionais

__Normas sociais descritivas.__ Pessoas são motivadas a mudar o comportamento de acordo com a norma do grupo. A mudança pode ser positiva (reciclar), ou negativa (fumar).

__Rotulagem social. __ Pode encorajar o autocontrole ao estimular uma identidade social específica a evitar cálculos de custo-benefício e, em vez disso, encorajar o comportamento correspondente à identidade rotulada pelo grupo.

__Futuro auto-identificável.__ Uma falha de autocontrole é a incapacidade de sentir empatia pelo próprio futuro. As intervenções que tornam o amanhã mais identificável têm se mostrado um meio de aumentar o autocontrole.

__Momentos de recomeço.__ Eles surgem no início de novos ciclos (ano novo, pós-aniversário), nos quais as pessoas estão especialmente motivadas a tomar decisões autocontroladas, o que facilita o alcance de metas de longo prazo ao desconectar os fracassos passados, elevando a autoimagem e confiança.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
ESG
Apesar dos desafios históricos, as mulheres seguem conquistando espaço no setor de tecnologia, enfrentando a falta de representatividade, dificuldades de financiamento e preconceitos. Iniciativas como o W20 no G20, o PrograMaria e o RME Acelera impulsionam essa transformação, promovendo inclusão e igualdade de oportunidades.

Ana Fontes

4 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura