Desenvolvimento pessoal

Na pandemia, trabalho dos coaches passou a ser mais valorizado

Estudo global da ICF mostra que os líderes de empresas se apoiaram nesses profissionais para liderar as mudanças
Sandra Regina da Silva é colaboradora de HSM Management.

Compartilhar:

Muito se comenta sobre o despreparo das lideranças durante a pandemia ante novas demandas, como lidar com as equipes no modelo de trabalho remoto e gerenciar o estresse geral. O ICF Global Consumer Awareness Study 2022, publicado a cada quatro anos pela International Coaching Federation, mostra que muitas empresas e pessoas buscaram desenvolver uma liderança para esse novo ambiente por meio do coaching.

No Brasil, de um total de mil entrevistados, 46% tiveram sessões de coaching no período. É uma pequena queda em relação aos 52% do estudo anterior, de 2017, mas ainda é significativo, muito acima dos 29% em 2014 e dos 35% em 2010.

Ou seja, a pandemia não alterou a quantidade de adeptos nem a parcela da população que conhece a prática – 69% em 2022 e 70% em 2017. Mas a satisfação com a atividade deu um salto: 93% dos entrevistados que fizeram sessões de coaching ficaram satisfeitos com a experiência, sendo que 69% se disseram muito satisfeitos. Em 2017, o percentual de muito satisfeitos era de 54%.

Dos 45% que nunca fizeram coaching, 65% consideram fazer. Os 35% que não cogitam apontam como razão principal o custo – ou acham muito caro ou não podem bancar os valores cobrados.

Segundo o estudo, os brasileiros buscam o coach com objetivos como balancear melhor sua vida pessoal com a profissional (42%), melhorar habilidades de comunicação, otimizar a performance no trabalho e aumentar a produtividade (os três citados por 41%). Esses percentuais são um pouco maiores do que os resultados globais, que ficaram entre 34% e 37%.

Entre os resultados que o coaching gerou para as pessoas, o aumento da produtividade é o mais relevante: foi citado por 55% dos brasileiros, muito superior aos 38% da amostra global. Isso reforça que produtividade é uma grande questão no país.

Os outros impactos positivos listados têm a ver, de uma maneira ou de outra, com os desafios pandêmicos: aumento da autoestima e da autoconfiança (51%), melhora de habilidades de comunicação (49%), melhora do bem-estar (42%), otimização da performance (42%) e melhor balanceamento de vida pessoal e profissional (41%).

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Tecnologias exponenciais
A aplicação da inteligência artificial e um novo posicionamento da liderança tornam-se primordiais para uma gestão lean de portfólio

Renata Moreno

4 min de leitura
Finanças
Taxas de juros altas, inovação subfinanciada: o mapa para captar recursos em melhorias que já fazem parte do seu DNA operacional, mas nunca foram formalizadas como inovação.

Eline Casasola

5 min de leitura
Empreendedorismo
Contratar um Chief of Staff pode ser a solução que sua empresa precisa para ganhar agilidade e melhorar a governança

Carolina Santos Laboissiere

7 min de leitura
ESG
Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Carolina Ignarra

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 2º no ranking mundial de burnout e 472 mil licenças em 2024 revelam a epidemia silenciosa que também atinge gestores.
5 min de leitura
Inovação
7 anos depois da reforma trabalhista, empresas ainda não entenderam: flexibilidade legal não basta quando a gestão continua presa ao relógio do século XIX. O resultado? Quiet quitting, burnout e talentos 45+ migrando para o modelo Talent as a Service

Juliana Ramalho

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 4º país com mais crises de saúde mental no mundo e 500 mil afastamentos em 2023. As empresas que ignoram esse tsunami pagarão o preço em produtividade e talentos.

Nayara Teixeira

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Empresas que integram IA preditiva e machine learning ao SAP reduzem custos operacionais em até 30% e antecipam crises em 80% dos casos.

Marcelo Korn

7 min de leitura
Empreendedorismo
Reinventar empresas, repensar sucesso. A megamorfose não é mais uma escolha e sim a única saída.

Alain S. Levi

4 min de leitura