Desenvolvimento pessoal

Não existe ex-aluno

Na sociedade do conhecimento não existe "ex-aluno”: ou você está aprendendo o tempo todo, ou você está fora do jogo
CMO da IBM, atua no mercado de digital e marketing desde 1998, com passagens por empresas como Tecnisa, BRF e CI&T e Vivo. Em 2017, foi finalista na categoria marketing do prêmio Caboré e em 2019, considerado CMO do ano pelo prêmio IT Fórum. Marcelo também palestra em grandes eventos, é mentor de startups e tem paixão pelo universo acadêmico, ministrando aulas em diversos cursos e MBAs.

Compartilhar:

Seja um eterno aprendiz, pois se engana aquele que pensa já saber tudo.

Burro não é aquele que não sabe, é aquele que pensa que sabe ou não quer aprender.

A vida sem aprendizado contínuo e sem conhecimento é muito perigosa. 

Como disse o futurista Alvin Toffler, “os analfabetos do futuro não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender”. 

Todas essas frases não poderiam ser mais atuais. Num momento em que o conhecimento perene e o ímpeto de seguir aprendendo ditam os profissionais prontos para o futuro, repeti-las nunca é demais. Mas quando pensamos no mercado de trabalho e, especificamente, na área de marketing, como podemos instituir e manter o [lifelong learning](https://www.revistahsm.com.br/post/voce-ja-ouviu-falar-em-lifelong-learning-entenda-esse-conceito) como uma doutrina de vida?

## O hábito de aprender sempre

O que posso aconselhar é: o [aprendizado acontece a todo o tempo](https://www.revistahsm.com.br/post/novas-habilidades-aprender-ou-morrer). Por isso, pense mais, escreva mais e estude mais. Leia muito, mas seja cuidadoso e questione a fonte. Ouça podcasts de negócios, TED Talks, veja muitos vídeos – também de assuntos que não são da sua área!

Vá a palestras (ou assista-as remotamente, devido ao momento da crise sanitária instalada pela Covid-19), compartilhe o que aprendeu e crie conhecimento complementar, vá além do seu estudo. Porém, nunca se esqueça: você não ganha pelo que sabe, mas pelo o que faz com o que sabe.

A diferença entre as pessoas está na capacidade de absorver a informação, de transformar a informação em conhecimento e na atitude de colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido. Parecem três habilidades complexas, contudo, na sociedade do conhecimento, não há escolha: ou você se reinventa, ou você será engolido.

A carreira, as habilidades, as competências e os negócios devem ser pensadas como um aplicativo. Faça a você as seguintes perguntas:

– O “aplicativo” (sua mente) está atualizado?

– Tem novas funcionalidades?

– Corrigiu os bugs?

– Qual a especialidade e o problema que resolve?

– Qual os seus diferenciais?

– Qual o review das pessoas sobre você?

Mesmo quando o profissional se encontra em uma posição favorável, é preciso lembrar que a concorrência segue forte e que ela costuma ser implacável com os acomodados e estagnados.

Para aqueles que estão em fase de [transição de carreira](https://www.revistahsm.com.br/post/o-seu-novo-plano-de-carreira) – seja procurando novas oportunidades ou ingressando no mercado agora –, a situação é exatamente a mesma. É essencial se manter atualizado, é questão de sobrevivência. Por isso, investir tempo e recursos no próprio desenvolvimento é tão importante quanto comer ou se exercitar.

## O futuro em aberto

Há alguns anos venho ajudando alguns mentorados e eles sempre me perguntam:

“o que eu devo fazer?”, “quais habilidades preciso desenvolver?”, “o que fazer para atingir o meu objetivo?” 

Como resposta, penso que pessoas bem-sucedidas fazem o progresso acontecer quando compreendem profundamente as relações de causa e efeito que governam a realidade e se valem de conceitos para conquistar seus objetivos.

Algumas pessoas desejam mudar o mundo, enquanto outras querem simplesmente estar em harmonia com ele e aproveitar a vida. Nenhuma das duas alternativas é melhor do que a outra. Cada um de nós precisa determinar aquilo que é mais valioso para si e escolher os caminhos que levarão até o seu objetivo. 

Cabe a você decidir o que quer obter da vida e o que quer devolver à sociedade. 

Confira mais artigos sobre lifelong learning no [Fórum: Marketing Makers HSM Management](https://www.revistahsm.com.br/forum/marketing-makers-hsm-management).

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Tecnologias exponenciais
A IA não é só para tech giants: um plano passo a passo para líderes transformarem colaboradores comuns em cientistas de dados — usando ChatGPT, SQL e 360 horas de aprendizado aplicado

Rodrigo Magnago

21 min de leitura
ESG
No lugar de fechar as portas para os jovens, cerque-os de mentores e, por que não, ofereça um exemplar do clássico americano para cada um – eles sentirão que não fazem apenas parte de um grupo estereotipado, mas que são apenas jovens

Daniela Diniz

05 min de leitura
Empreendedorismo
O Brasil já tem 408 startups de impacto – 79% focadas em soluções ambientais. Mas o verdadeiro potencial está na combinação entre propósito e tecnologia: ferramentas digitais não só ampliam o alcance dessas iniciativas, como criam um ecossistema de inovação sustentável e escalável

Bruno Padredi

7 min de leitura
Finanças
Enquanto mulheres recebem migalhas do venture capital, fundos como Moon Capital e redes como Sororitê mostram o caminho: investir em empreendedoras não é ‘caridade’ — é fechar a torneira do vazamento de talentos e ideias que movem a economia

Ana Fontes

5 min de leitura
Empreendedorismo
Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Ivan Cruz

7 min de leitura
ESG
Resgatar nossas bases pode ser a resposta para enfrentar esta epidemia

Lilian Cruz

5 min de leitura
Liderança
Como a promessa de autonomia virou um sistema de controle digital – e o que podemos fazer para resgatar a confiança no ambiente híbrido.

Átila Persici

0 min de leitura
Liderança
Rússia vs. Ucrânia, empresas globais fracassando, conflitos pessoais: o que têm em comum? Narrativas não questionadas. A chave para paz e negócios está em ressignificar as histórias que guiam nações, organizações e pessoas

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura
Empreendedorismo
Macro ou micro reducionismo? O verdadeiro desafio das organizações está em equilibrar análise sistêmica e ação concreta – nem tudo se explica só pela cultura da empresa ou por comportamentos individuais

Manoel Pimentel

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Aprender algo novo, como tocar bateria, revela insights poderosos sobre feedback, confiança e a importância de se manter na zona de aprendizagem

Isabela Corrêa

0 min de leitura