Desenvolvimento pessoal

Não existe ex-aluno

Na sociedade do conhecimento não existe "ex-aluno”: ou você está aprendendo o tempo todo, ou você está fora do jogo
CMO da IBM, atua no mercado de digital e marketing desde 1998, com passagens por empresas como Tecnisa, BRF e CI&T e Vivo. Em 2017, foi finalista na categoria marketing do prêmio Caboré e em 2019, considerado CMO do ano pelo prêmio IT Fórum. Marcelo também palestra em grandes eventos, é mentor de startups e tem paixão pelo universo acadêmico, ministrando aulas em diversos cursos e MBAs.

Compartilhar:

Seja um eterno aprendiz, pois se engana aquele que pensa já saber tudo.

Burro não é aquele que não sabe, é aquele que pensa que sabe ou não quer aprender.

A vida sem aprendizado contínuo e sem conhecimento é muito perigosa. 

Como disse o futurista Alvin Toffler, “os analfabetos do futuro não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender”. 

Todas essas frases não poderiam ser mais atuais. Num momento em que o conhecimento perene e o ímpeto de seguir aprendendo ditam os profissionais prontos para o futuro, repeti-las nunca é demais. Mas quando pensamos no mercado de trabalho e, especificamente, na área de marketing, como podemos instituir e manter o [lifelong learning](https://www.revistahsm.com.br/post/voce-ja-ouviu-falar-em-lifelong-learning-entenda-esse-conceito) como uma doutrina de vida?

## O hábito de aprender sempre

O que posso aconselhar é: o [aprendizado acontece a todo o tempo](https://www.revistahsm.com.br/post/novas-habilidades-aprender-ou-morrer). Por isso, pense mais, escreva mais e estude mais. Leia muito, mas seja cuidadoso e questione a fonte. Ouça podcasts de negócios, TED Talks, veja muitos vídeos – também de assuntos que não são da sua área!

Vá a palestras (ou assista-as remotamente, devido ao momento da crise sanitária instalada pela Covid-19), compartilhe o que aprendeu e crie conhecimento complementar, vá além do seu estudo. Porém, nunca se esqueça: você não ganha pelo que sabe, mas pelo o que faz com o que sabe.

A diferença entre as pessoas está na capacidade de absorver a informação, de transformar a informação em conhecimento e na atitude de colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido. Parecem três habilidades complexas, contudo, na sociedade do conhecimento, não há escolha: ou você se reinventa, ou você será engolido.

A carreira, as habilidades, as competências e os negócios devem ser pensadas como um aplicativo. Faça a você as seguintes perguntas:

– O “aplicativo” (sua mente) está atualizado?

– Tem novas funcionalidades?

– Corrigiu os bugs?

– Qual a especialidade e o problema que resolve?

– Qual os seus diferenciais?

– Qual o review das pessoas sobre você?

Mesmo quando o profissional se encontra em uma posição favorável, é preciso lembrar que a concorrência segue forte e que ela costuma ser implacável com os acomodados e estagnados.

Para aqueles que estão em fase de [transição de carreira](https://www.revistahsm.com.br/post/o-seu-novo-plano-de-carreira) – seja procurando novas oportunidades ou ingressando no mercado agora –, a situação é exatamente a mesma. É essencial se manter atualizado, é questão de sobrevivência. Por isso, investir tempo e recursos no próprio desenvolvimento é tão importante quanto comer ou se exercitar.

## O futuro em aberto

Há alguns anos venho ajudando alguns mentorados e eles sempre me perguntam:

“o que eu devo fazer?”, “quais habilidades preciso desenvolver?”, “o que fazer para atingir o meu objetivo?” 

Como resposta, penso que pessoas bem-sucedidas fazem o progresso acontecer quando compreendem profundamente as relações de causa e efeito que governam a realidade e se valem de conceitos para conquistar seus objetivos.

Algumas pessoas desejam mudar o mundo, enquanto outras querem simplesmente estar em harmonia com ele e aproveitar a vida. Nenhuma das duas alternativas é melhor do que a outra. Cada um de nós precisa determinar aquilo que é mais valioso para si e escolher os caminhos que levarão até o seu objetivo. 

Cabe a você decidir o que quer obter da vida e o que quer devolver à sociedade. 

Confira mais artigos sobre lifelong learning no [Fórum: Marketing Makers HSM Management](https://www.revistahsm.com.br/forum/marketing-makers-hsm-management).

Compartilhar:

Artigos relacionados

Tecnologias exponenciais
Para líderes e empreendedores, a mensagem é clara: invista em amplitude, não apenas em profundidade. Cultive a curiosidade, abrace a interdisciplinaridade e esteja sempre pronto para aprender. O futuro não pertence aos que sabem tudo, mas aos que estão dispostos a aprender tudo.

Rafael Ferrari e Marcel Nobre

5 min de leitura
ESG
A missão incessante de Brené Brown para tirar o melhor da vulnerabilidade e empatia humana continua a ecoar por aqueles que tentam entender seu caminho. Dessa vez, vergonha, culpa e narrativas são pontos cruciais para o entendimento de seu pensamento.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A palestra de Amy Webb foi um chamado à ação. As tecnologias que moldarão o futuro – sistemas multiagentes, biologia generativa e inteligência viva – estão avançando rapidamente, e precisamos estar atentos para garantir que sejam usadas de forma ética e sustentável. Como Webb destacou, o futuro não é algo que simplesmente acontece; é algo que construímos coletivamente.

Glaucia Guarcello

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O avanço do AI emocional está revolucionando a interação humano-computador, trazendo desafios éticos e de design para cada vez mais intensificar a relação híbrida que veem se criando cotidianamente.

Glaucia Guarcello

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, Meredith Whittaker alertou sobre o crescente controle de dados por grandes empresas e governos. A criptografia é a única proteção real, mas enfrenta desafios diante da vigilância em massa e da pressão por backdoors. Em um mundo onde IA e agentes digitais ampliam a exposição, entender o que está em jogo nunca foi tão urgente.

Marcel Nobre

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
As redes sociais prometeram revolucionar a forma como nos conectamos, mas, décadas depois, é justo perguntar: elas realmente nos aproximaram ou nos afastaram?

Marcel Nobre

7 min de leitura
ESG
Quanto menos entenderem que DEI não é cota e oportunidades de enriquecer a complexidade das demandas atuais, melhor seu negócio se sustentará nos desenhos de futuros que estão aparencendo.

Rafael Ferrari

0 min de leitura
Inovação
De 'fofoca positiva' à batom inteligente: SXSW 2025 revela tendências globais que esbarram na realidade brasileira - enquanto 59% rejeitam fofocas no trabalho, 70% seguem creators e 37% exigem flexibilidade para permanecer em empregos. Inovar será traduzir, não copiar

Ligia Mello

6 min de leitura
Inovação
O impacto de seu trabalho vai além da pesquisa fundamental. Oliveira já fundou duas startups de biotecnologia que utilizam a tecnologia de organoides para desenvolvimento de medicamentos, colocando o Brasil no mapa da inovação neurotecnológica global.

Marcel Nobre

5 min de leitura
Empreendedorismo
SXSW 2025 começou sem IA, mas com uma mensagem poderosa: no futuro, a conexão humana será tão essencial quanto a tecnologia

Marcone Siqueira

4 min de leitura