Uncategorized

Novas funções dos líderes na 2ª onda de transformação digital (com IA)

As novas missões são pelo menos sete. Entre outras coisas, os líderes precisarão implantar o padrão de carimbar os materiais informando que houve uso de IA ali
Wilian Domingues é CIO da Paschoalotto.

Compartilhar:

Quando achávamos que a covid-19 tinha subido ao máximo a régua sobre os aspectos digitais das empresas, e sobre a inovação, vem o ChatGPT e virou tudo de cabeça pra baixo.

Estou convencido de que a inovação não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade de sobrevivência.

Também estou muito seguro em pensar que a inteligência artificial vai acabar com as poucas fronteiras que a antiga globalização não tinha conseguido derrubar. Tudo é mais fluido, acessível e rápido.

E, nesse cenário que os líderes, serão provados.

O presente artigo trata disso, porque todos os líderes serão testados quanto a sua capacidade de promover a cultura de inovação e integrar isso tudo com a inteligência artificial (IA). Para começar, aposto que haverá uma corrida aos estudos; dentro de algum tempo saber fazer prompts e conhecer o básico sobre IA será mandatório para os líderes e para quem estiver buscando uma nova posição no mercado.

Mas quais são os novos papéis, ou funções, dos líderes?

## O que os líderes precisam começar a fazer

Listei sete funções novas. No mínimo, sete.

### 1.Integrar a IA em tudo
Como os líderes terão de ser inovadores – e, portanto, visionários acima de tudo (tendo de visualizar futuros e estrategizar para alcançá-los) –, a primeira nova exigência gritante da era da IA para eles é a compreensão profunda de como a IA pode ser integrada nas operações diárias e na estratégia de longo prazo, transformando processos, produtos e serviços. Aqui teremos mais perguntas que respostas para a maioria dos líderes.

### 2. Customizar sistemas legados
Será novo papel dos líderes também aprovar orçamentos de customização dos sistemas legados, agora incluindo ferramentas de IA. O que era de certa forma fácil de aprovar quanto customização, agora será mais desafiador porque os resultados serão obtidos na linha do tempo.

### 3. Adaptar-se aos novos dashboards
Os líderes precisarão se adaptar aos novos dashboards das ferramentas de business intelligence (BI). Veremos ferramentas como páginas em branco, sem nenhum dash, exigindo do líder que construa o melhor prompt possível para extrair os dados.

### 4. Engajar os times com IA
Os líderes precisarão ter em seus radares quão engajados seus times estão no tema também. Estimular a inovação e o conhecimento serão novas ferramentas nos planos de desenvolvimento individual (PDIs) dos times a curtíssimo prazo. Os líderes também precisarão pensar em como usar a IA para acelerar o PDI das pessoas do seu time. Investir em tecnologia e na formação de competências digitais, particularmente em IA, é crucial. Líderes devem garantir que os colaboradores não apenas entendam as ferramentas de IA disponíveis, mas também sejam capazes de usá-las criativamente para impulsionar a inovação.

### 5. Cuidar da tríade essencial
Os líderes ainda precisarão se aprofundar em temas como governança, segurança da informação e ética. Isso vai ser necessário porque o potencial das ferramentas de IA vai muito além dos limites propostos e colocados pelo login e pelo perfil do usuário na rede. O uso de IA pode potencializar reuniões, pode promover insights e também pode trazer contextos negativos. Os líderes deverão estar cientes dos impactos éticos e sociais da IA. Isso inclui abordar questões de viés e privacidade, garantindo que a IA seja usada de maneira responsável e justa.

### 6. Explicitar o uso de IA
Os líderes precisarão incentivar seus times a colocar “carimbos” nos materiais informando que houve uso de IA para produzir o material e também precisarão explicar o funcionamento dos algoritmos contratados. Essa parte da cultura de inovação é importante.

### 7. Fazer uso pessoal da IA
Os líderes precisam não apenas advogar pela inovação, mas também adaptar-se ativamente às novas tecnologias. Isso significa estar à frente no uso de sistemas baseados em IA, demonstrando sua aplicabilidade e incentivando outros a explorar seu potencial. O exemplo vem de cima.

A INTEGRAÇÃO DA IA NA CULTURA de uma organização oferece um caminho empolgante e desafiador para o futuro. Líderes que reconhecem e abraçam este potencial podem não apenas transformar suas organizações, mas também estabelecer novos padrões de excelência e inovação no mundo empresarial. Ao agir como catalisadores da mudança, esses líderes estarão na vanguarda da próxima onda de inovações transformadoras, impulsionadas pela poderosa combinação de liderança visionária e inteligência artificial.

Crédito da imagem: Shutterstock, com inteligência artificial

Compartilhar:

Artigos relacionados

A IA está no meio de nós

A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Paradoxos da liderança

Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Intergeracionalidade: Transformando Diversidade Geracional em Vantagem Competitiva

No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial, impulsionada pelo uso massivo e acessível, avança exponencialmente, destacando-se como uma ferramenta inclusiva e transformadora para o futuro da gestão de pessoas e dos negócios

Marcelo Nóbrega

4 min de leitura
Liderança
Ao promover autonomia e resultados, líderes se fortalecem, reduzindo estresse e superando o paternalismo para desenvolver equipes mais alinhadas, realizadas e eficazes.

Rubens Pimentel

3 min de leitura
Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura