Uncategorized

Novas funções dos líderes na 2ª onda de transformação digital (com IA)

As novas missões são pelo menos sete. Entre outras coisas, os líderes precisarão implantar o padrão de carimbar os materiais informando que houve uso de IA ali
Wilian Domingues é CIO da Paschoalotto.

Compartilhar:

Quando achávamos que a covid-19 tinha subido ao máximo a régua sobre os aspectos digitais das empresas, e sobre a inovação, vem o ChatGPT e virou tudo de cabeça pra baixo.

Estou convencido de que a inovação não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade de sobrevivência.

Também estou muito seguro em pensar que a inteligência artificial vai acabar com as poucas fronteiras que a antiga globalização não tinha conseguido derrubar. Tudo é mais fluido, acessível e rápido.

E, nesse cenário que os líderes, serão provados.

O presente artigo trata disso, porque todos os líderes serão testados quanto a sua capacidade de promover a cultura de inovação e integrar isso tudo com a inteligência artificial (IA). Para começar, aposto que haverá uma corrida aos estudos; dentro de algum tempo saber fazer prompts e conhecer o básico sobre IA será mandatório para os líderes e para quem estiver buscando uma nova posição no mercado.

Mas quais são os novos papéis, ou funções, dos líderes?

## O que os líderes precisam começar a fazer

Listei sete funções novas. No mínimo, sete.

### 1.Integrar a IA em tudo
Como os líderes terão de ser inovadores – e, portanto, visionários acima de tudo (tendo de visualizar futuros e estrategizar para alcançá-los) –, a primeira nova exigência gritante da era da IA para eles é a compreensão profunda de como a IA pode ser integrada nas operações diárias e na estratégia de longo prazo, transformando processos, produtos e serviços. Aqui teremos mais perguntas que respostas para a maioria dos líderes.

### 2. Customizar sistemas legados
Será novo papel dos líderes também aprovar orçamentos de customização dos sistemas legados, agora incluindo ferramentas de IA. O que era de certa forma fácil de aprovar quanto customização, agora será mais desafiador porque os resultados serão obtidos na linha do tempo.

### 3. Adaptar-se aos novos dashboards
Os líderes precisarão se adaptar aos novos dashboards das ferramentas de business intelligence (BI). Veremos ferramentas como páginas em branco, sem nenhum dash, exigindo do líder que construa o melhor prompt possível para extrair os dados.

### 4. Engajar os times com IA
Os líderes precisarão ter em seus radares quão engajados seus times estão no tema também. Estimular a inovação e o conhecimento serão novas ferramentas nos planos de desenvolvimento individual (PDIs) dos times a curtíssimo prazo. Os líderes também precisarão pensar em como usar a IA para acelerar o PDI das pessoas do seu time. Investir em tecnologia e na formação de competências digitais, particularmente em IA, é crucial. Líderes devem garantir que os colaboradores não apenas entendam as ferramentas de IA disponíveis, mas também sejam capazes de usá-las criativamente para impulsionar a inovação.

### 5. Cuidar da tríade essencial
Os líderes ainda precisarão se aprofundar em temas como governança, segurança da informação e ética. Isso vai ser necessário porque o potencial das ferramentas de IA vai muito além dos limites propostos e colocados pelo login e pelo perfil do usuário na rede. O uso de IA pode potencializar reuniões, pode promover insights e também pode trazer contextos negativos. Os líderes deverão estar cientes dos impactos éticos e sociais da IA. Isso inclui abordar questões de viés e privacidade, garantindo que a IA seja usada de maneira responsável e justa.

### 6. Explicitar o uso de IA
Os líderes precisarão incentivar seus times a colocar “carimbos” nos materiais informando que houve uso de IA para produzir o material e também precisarão explicar o funcionamento dos algoritmos contratados. Essa parte da cultura de inovação é importante.

### 7. Fazer uso pessoal da IA
Os líderes precisam não apenas advogar pela inovação, mas também adaptar-se ativamente às novas tecnologias. Isso significa estar à frente no uso de sistemas baseados em IA, demonstrando sua aplicabilidade e incentivando outros a explorar seu potencial. O exemplo vem de cima.

A INTEGRAÇÃO DA IA NA CULTURA de uma organização oferece um caminho empolgante e desafiador para o futuro. Líderes que reconhecem e abraçam este potencial podem não apenas transformar suas organizações, mas também estabelecer novos padrões de excelência e inovação no mundo empresarial. Ao agir como catalisadores da mudança, esses líderes estarão na vanguarda da próxima onda de inovações transformadoras, impulsionadas pela poderosa combinação de liderança visionária e inteligência artificial.

Crédito da imagem: Shutterstock, com inteligência artificial

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A aplicação da inteligência artificial e um novo posicionamento da liderança tornam-se primordiais para uma gestão lean de portfólio

Renata Moreno

4 min de leitura
Finanças
Taxas de juros altas, inovação subfinanciada: o mapa para captar recursos em melhorias que já fazem parte do seu DNA operacional, mas nunca foram formalizadas como inovação.

Eline Casasola

5 min de leitura
Empreendedorismo
Contratar um Chief of Staff pode ser a solução que sua empresa precisa para ganhar agilidade e melhorar a governança

Carolina Santos Laboissiere

7 min de leitura
ESG
Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Carolina Ignarra

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 2º no ranking mundial de burnout e 472 mil licenças em 2024 revelam a epidemia silenciosa que também atinge gestores.
5 min de leitura
Inovação
7 anos depois da reforma trabalhista, empresas ainda não entenderam: flexibilidade legal não basta quando a gestão continua presa ao relógio do século XIX. O resultado? Quiet quitting, burnout e talentos 45+ migrando para o modelo Talent as a Service

Juliana Ramalho

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 4º país com mais crises de saúde mental no mundo e 500 mil afastamentos em 2023. As empresas que ignoram esse tsunami pagarão o preço em produtividade e talentos.

Nayara Teixeira

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Empresas que integram IA preditiva e machine learning ao SAP reduzem custos operacionais em até 30% e antecipam crises em 80% dos casos.

Marcelo Korn

7 min de leitura
Empreendedorismo
Reinventar empresas, repensar sucesso. A megamorfose não é mais uma escolha e sim a única saída.

Alain S. Levi

4 min de leitura