Uncategorized

O diálogo interno deve vir antes

é sócio-fundador e CEO da SOAP – State of the Art Presentations, empresa que ajuda pessoas a se apresentarem com mais assertividade: desde o alto executivo de uma grande corporação até fundadores de startups. A empresa já criou mais de 15 mil apresentações para cerca de 2,2 mil empresas, tanto no Brasil como em outros 26 países na América e Europa e já treinou mais de 30 mil pessoas

Compartilhar:

Quando assistimos aos discursos de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, ficamos enfeitiçados. Sua capacidade oratória é inegável. A impressão é que ele nasceu com o dom de se comunicar, e nós, reles mortais, jamais chegaremos ao mesmo nível. 

É fato que algumas pessoas têm facilidade natural para a comunicação. Mas, após 15 anos atuando na área, sei que esse talento pode ser construído. Com esforço e orientação, qualquer pessoa é capaz de brilhar em momentos decisivos, como uma apresentação, uma palestra ou uma reunião importante. E é particularmente relevante entender e dominar os aspectos emocionais envolvidos nesse aprendizado. 

A comunicação eficaz acontece quando sabemos o impacto que queremos causar na audiência – aquilo que, em nossa visão, as pessoas deveriam sentir, pensar e fazer. O que poucos sabem é que um indivíduo só é capaz de engajar o público se, antes, construiu uma boa comunicação consigo mesmo. 

Esse “diálogo interno” envolve autoconhecimento. Quanto mais consciência tivermos de nossas qualidades e desafios, maior a chance de atingirmos o domínio emocional. Sentimentos, potencialidades e fraquezas que ficam expostos em momentos decisivos podem ser gerenciados e usados a nosso favor se identificarmos os gatilhos que os ativam. 

Quando nos “escondemos” de nós mesmos, temos mais chance de descontrole, nervosismo e medo. Sem domínio sobre as emoções, estamos sujeitos ao “sequestro emocional”. Entramos em um tipo de transe, resultado de um diálogo interno confuso e intenso. Evitar o transe requer preparo técnico e emocional. Algumas dicas práticas ajudam a ter controle em momentos decisivos: 

**• Ensaie seu discurso.** Ter o roteiro na ponta da língua é meio caminho andado para o equilíbrio emocional. 

**•Corpo e mente são um sistema.** Se o corpo está positivo, a mente vai atrás, e vice-versa. Coloque-se em uma posição segura, controle os gestos com as mãos e fale com pausas. Uma postura confiante terá reflexos positivos em seu discurso. 

**• Pratique o mindfulness controlando a respiração:** antes de subir ao palco, inspire e expire 21 vezes, mentalizando o objetivo da comunicação. 

**•Chegue cedo ao local da apresentação, familiarize-se com o espaço e as pessoas.** O contato antecipado com o contexto evita picos de ansiedade. 

Entre um momento importante e outro, busque o autoconhecimento. Só depois de convencer a si mesmo, você será capaz de convencer os outros.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Big Brother, olhar

BBB 25: O início dos jogos e da maratona publicitária!  

Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o “ouro televisivo” ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

5 erros comuns ao iniciar inovação em sua empresa – e como superá-los 

A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.  

Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O envelhecimento populacional desafia o mercado de trabalho a romper com o etarismo, promovendo inclusão, aproveitamento de talentos sêniores e modelos inovadores como o TaaS para impulsionar diversidade, criatividade e sustentabilidade econômica

Juliana Ramalho

6 min de leitura
ESG
Promover a saúde mental no ambiente de trabalho é mais do que um gesto de empatia; é uma estratégia essencial para elevar a produtividade, reduzir custos e fomentar o bem-estar dos profissionais, dentro e fora da empresa.
3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como a obliquidade e o efeito cobra podem transformar estratégias organizacionais trazendo clareza e objetividade para questões complexas que enfrentamos no dia-dia.

Manoel Pimentel

4 min de leitura
ESG
As mudanças climáticas colocaram o planeta no centro das decisões estratégicas. Liderar nessa nova era exige visão, inovação e coragem para transformar desafios ambientais em oportunidades de crescimento e vantagem competitiva.

Marcelo Murilo

9 min de leitura