Uncategorized

O diálogo interno deve vir antes

é sócio-fundador e CEO da SOAP – State of the Art Presentations, empresa que ajuda pessoas a se apresentarem com mais assertividade: desde o alto executivo de uma grande corporação até fundadores de startups. A empresa já criou mais de 15 mil apresentações para cerca de 2,2 mil empresas, tanto no Brasil como em outros 26 países na América e Europa e já treinou mais de 30 mil pessoas

Compartilhar:

Quando assistimos aos discursos de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, ficamos enfeitiçados. Sua capacidade oratória é inegável. A impressão é que ele nasceu com o dom de se comunicar, e nós, reles mortais, jamais chegaremos ao mesmo nível. 

É fato que algumas pessoas têm facilidade natural para a comunicação. Mas, após 15 anos atuando na área, sei que esse talento pode ser construído. Com esforço e orientação, qualquer pessoa é capaz de brilhar em momentos decisivos, como uma apresentação, uma palestra ou uma reunião importante. E é particularmente relevante entender e dominar os aspectos emocionais envolvidos nesse aprendizado. 

A comunicação eficaz acontece quando sabemos o impacto que queremos causar na audiência – aquilo que, em nossa visão, as pessoas deveriam sentir, pensar e fazer. O que poucos sabem é que um indivíduo só é capaz de engajar o público se, antes, construiu uma boa comunicação consigo mesmo. 

Esse “diálogo interno” envolve autoconhecimento. Quanto mais consciência tivermos de nossas qualidades e desafios, maior a chance de atingirmos o domínio emocional. Sentimentos, potencialidades e fraquezas que ficam expostos em momentos decisivos podem ser gerenciados e usados a nosso favor se identificarmos os gatilhos que os ativam. 

Quando nos “escondemos” de nós mesmos, temos mais chance de descontrole, nervosismo e medo. Sem domínio sobre as emoções, estamos sujeitos ao “sequestro emocional”. Entramos em um tipo de transe, resultado de um diálogo interno confuso e intenso. Evitar o transe requer preparo técnico e emocional. Algumas dicas práticas ajudam a ter controle em momentos decisivos: 

**• Ensaie seu discurso.** Ter o roteiro na ponta da língua é meio caminho andado para o equilíbrio emocional. 

**•Corpo e mente são um sistema.** Se o corpo está positivo, a mente vai atrás, e vice-versa. Coloque-se em uma posição segura, controle os gestos com as mãos e fale com pausas. Uma postura confiante terá reflexos positivos em seu discurso. 

**• Pratique o mindfulness controlando a respiração:** antes de subir ao palco, inspire e expire 21 vezes, mentalizando o objetivo da comunicação. 

**•Chegue cedo ao local da apresentação, familiarize-se com o espaço e as pessoas.** O contato antecipado com o contexto evita picos de ansiedade. 

Entre um momento importante e outro, busque o autoconhecimento. Só depois de convencer a si mesmo, você será capaz de convencer os outros.

Compartilhar:

Artigos relacionados

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura
Empreendedorismo
Um guia para a liderança se antecipar às consequências não intencionais de suas decisões

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

4 min de leitura
ESG
Entre nós e o futuro desejado, está a habilidade de tecer cada nó de um intricado tapete que une regeneração, adaptação e compromisso climático — uma jornada que vai de Baku a Belém, com a Amazônia como palco central de um novo sistema econômico sustentável.

Bruna Rezende

5 min de leitura
ESG
Crescimento de reclamações à ANS reflete crise na saúde suplementar, impulsionada por reajustes abusivos e falta de transparência nos planos de saúde. Empresas enfrentam desafios para equilibrar custos e atender colaboradores. Soluções como auditorias, BI e humanização do atendimento surgem como alternativas para melhorar a experiência dos beneficiários e promover sustentabilidade no setor.
4 min de leitura
Finanças
Brasil enfrenta aumento de fraudes telefônicas, levando Anatel a adotar medidas rigorosas para proteger consumidores e empresas, enquanto organizações investem em tecnologia para garantir segurança, transparência e uma comunicação mais eficiente e personalizada.

Fábio Toledo

4 min de leitura
Finanças
A recente vitória de Donald Trump nos EUA reaviva o debate sobre o protecionismo, colocando em risco o acesso do Brasil ao segundo maior destino de suas exportações. Porém, o país ainda não está preparado para enfrentar esse cenário. Sua grande vulnerabilidade está na dependência de um número restrito de mercados e produtos primários, com pouca diversificação e investimentos em inovação.

Rui Rocha

0 min de leitura
Finanças
O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Fábio Duran

3 min de leitura
Empreendedorismo
Trazer os homens para a discussão, investir em ações mais intencionais e implementar a licença-paternidade estendida obrigatória são boas possibilidades.

Renata Baccarat

4 min de leitura
Uncategorized
Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Ivan Cruz

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Edmee Moreira

4 min de leitura