Caso seja pai ou mãe, você já deve ter notado que seus filhos se motivam com coisas distintas, certo? Um se anima com a chance de aprender, a outra quer ganhar status. No escritório, é igual. Como, na epidemia de desengajamento (ou seria pandemia?), ter gente motivada é um diferencial cada vez maior para as empresas, Rachel Pacheco propõe o que crê ser o novo papel do gestor: descobrir os motivadores preferidos pelos funcionários e atender a tais preferências. Pacheco, professora da Wharton School e autora de Bringing Up the Boss, ensina como gerenciar para motivar na Knowledge@Wharton. Basta endereçar a necessidade primária de cada pessoa do time (conforme o livro *Teoria da Motivação Humana*, de David McClelland). Eis o que fazer:
1. __Se a necessidade é de realização.__ Este colaborador é motivado por metas claras. Gosta de ver o progresso no que faz e de receber feedback regular e se sente atraído por ambientes meritocráticos. Use também: promoções (ele precisa saber que isso está no radar), projetos desafiadores (em que os resultados possam ser atribuídos a seus esforços), elogios (a sua contribuição específica).
2. __Se a necessidade é de poder.__ Este perfil é motivado pela competição e pela possibilidade de influenciar os outros. Além disso, gosta de ter controle sobre as situações e de assumir responsabilidades. Com ele funciona: recompensas ao trabalho bem feito, projetos com inclinação competitiva (como meta de vendas), sentimento de dono dos projetos, ganho de responsabilidades de gestão, elogios por uma decisão certa, validação do impacto de suas ideias e trabalho sobre um resultado (ainda mais quando você envia um e-mail elogiando-o a um membro sênior da equipe).
3. __Se a necessidade é de pertencimento.__ Fazer parte da turma, sentindo um forte senso de comunidade no local de trabalho, é tudo que este funcionário quer. Ele adora ajudar os outros e fica na organização por lealdade à equipe. Então, cuide para que seja bem aceito no grupo e que se sinta parte da equipe em todos os momentos. Passe algum tempo construindo um relacionamento pessoal com este indivíduo e criando um espaço (ou uma rotina) para orientá-lo. Fique vigilante quanto a situações em que ele possa se sentir socialmente excluído e evite-as ao máximo.
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