Um dos maiores desafios de uma empresa é criar condições para que as suas pessoas deem o seu melhor e vivam bem, utilizando todo o seu potencial e de maneira perene. Para isso, sabemos, seria necessário cuidar das pessoas e de tudo que as envolve. Mas aí é que aparece desafio maior: como fazer isso se vivemos em um ambiente (dentro e fora da organização) marcado pelo desrespeito?
A melhor resposta possível a ser buscada por uma empresa – talvez a única realmente efetiva – é o desenvolvimento de uma cultura do respeito; ela nos confere um enorme poder para criarmos as condições ideais de que falamos. Estamos vendo nas empresas ações e temas transversais ao respeito, como segurança psicológica, inteligência emocional, comunicação não violenta, humanização, compliance, ESG, entre outros. Porém falta ir mais a fundo. Para que isso funcione, é obrigatório colocar o respeito no centro do processo de compreensão da realidade e como direcionador de todos os processos decisórios.
O que é respeito? O leitor sabe definir? Não podemos limitá-lo ao ato de seguir regras de determinada etiqueta de comportamento, ou ainda obedecer a posições hierárquicas. Respeito, como conceito amplo, significa se importar, cuidar, ajudar, querer o bem e o bom, para si e para o outro. Assim sendo, alimenta a espontaneidade, a criatividade, o trabalho em equipe; a diversidade, equidade e inclusão (DEI), o combate ao assédio etc. Respeito é a base sobre a qual se constroem a união, o engajamento e a performance na empresa.
Mas, para haver respeito, há a necessidade de uma transformação no olhar, na (in)consciência e nas escolhas. Um (grande) desafio adicional é que a maioria das pessoas acredita que quase sempre respeita os demais, mas não é respeitada. Isso é fruto de um mecanismo comum na psique humana, que acusa o outro de gerar sofrimento, sem perceber que faz igual ou pior. Esquece-se da autorresponsabilidade. Para desenvolver uma cultura do respeito, quatro passos podem ajudar {veja texto abaixo}.
4 passos para o respeito
1) diagnóstico da realidade existente, com honestidade radical;
(2) sensibilização e desenvolvimento dos princípios e competências que dão suporte ao respeito;
(3) integração, pelo respeito, das diferentes áreas/funções da organização e com a vida pessoal (somos um); e
(4) aplicação dos princípios, com definição de ações, monitoramento, acompanhamento e melhoria contínua.
Nada acontecerá sem a alta liderança dar o exemplo e mostrar acreditar no respeito. É a intenção.
__Leia também: [Como ampliar a jornada de consciência de liderança](https://www.revistahsm.com.br/post/como-ampliar-a-jornada-de-consciencia-de-lideranca)__
Artigo publicado na HSM Management nº 156.