O contexto macroeconômico atual, com guerra, inflação e incertezas econômicas, tem reduzido as verbas de marketing nas empresas e aumentado a cobrança por resultados. Com o custo de aquisição de novos clientes aumentando, é crucial investir em manter sua base.
Investir na retenção não é novidade. Sabemos que é mais barato manter clientes do que conquistar novos. O desafio? Estabelecer uma relação de confiança que vá além do que se pode enxergar atualmente. Com as expectativas dos consumidores cada vez mais elevadas em relação ao que estão comprando, é essencial entregar uma experiência personalizada. Segundo a pesquisa *State of the Connected Customer*, da Salesforce, 95% dos brasileiros consideram a experiência oferecida por uma marca tão importante quanto seus produtos e serviços.
As exigências dos clientes estão diretamente relacionadas à base de confiança que é construída com a marca. Não basta parecer essencial para seu cliente, você precisa oferecer uma experiência única e exclusiva que faça diferença, o que reforça o papel da personalização como grande diferencial nos resultados. Só que… as empresas estão preparadas para essa personalização? E o que é preciso para conseguir personalizar na medida certa?
Primeiro, devemos criar um ecossistema de dados, pois ele facilita, e muito, o desenvolvimento de serviços personalizados. Os dados do cliente vão orientar a criação de produtos e serviços personalizados de acordo com as necessidades dele, ampliando as oportunidades de relacionamento entre empresa e consumidor e abrindo mais possibilidades no aumento de receita para seu negócio.
Mas atenção! Aumentar a carteira de produtos e serviços gera, automaticamente, mais custos para a sua empresa. É preciso ser bastante cauteloso e manter o equilíbrio entre o que o cliente deseja e o que você consegue criar para atender às reais necessidades do público.
Portanto, conheça o seu cliente e invista em ações assertivas e personalizadas, com alto valor para o público. Eventos online de conteúdos exclusivos, por exemplo, não demandam altos investimentos financeiros e permitirão que você crie um elo de relacionamento cada vez mais forte com os clientes. Mais: faça pesquisas frequentes, escute o que o público tem a dizer sobre seus produtos e serviços e utilize esses dados para um aprimoramento constante do seu negócio.
Puxando a sardinha para a nossa brasa, os mecanismos de marketing digital colaboram muito com a personalização. Não apenas possibilitam segmentar sua base de clientes de forma inteligente, criando uma comunicação personalizada que aproxima deles a sua marca, como também permitem acompanhar as reações e as respostas sobre o que é comunicado. Essa é uma forma de incentivar o engajamento e promover uma conexão incrível com seu público, gerando uma poderosa retenção e garantindo bons resultados para as organizações.
Artigo publicado na HSM Management nº 156.