ESG

O Potencial do Brasil na Produção de Combustível de Aviação Sustentável (SAF)

Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

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*por Maria Emilia Peres, Líder das Ofertas Integradas para Clima, Sustentabilidade & Equidade e do GreenSpace Tech da Deloitte. *

À medida que a indústria global da aviação intensifica seus esforços para reduzir as emissões de carbono e alcançar as metas de zero emissões líquidas até 2050, o Brasil emerge como um player crucial na produção de combustível de aviação sustentável (SAF), considerando sua vasta capacidade agrícola, expertise tecnológica e infraestrutura robusta de biocombustíveis.

O setor agrícola do país oferece suprimento abundante de matérias-primas essenciais para a produção de SAF, sendo líder global em biocombustíveis, particularmente em etanol e biodiesel, derivados da cana-de-açúcar, milho e óleo de soja, ativos que podem ser adaptados para a produção do combustível de aviação sustentável, visto que requer a utilização de matérias-primas similares.

Para incentivar a produção de SAF, o governo federal irá vigorar um novo mandato com início em janeiro de 2027, cujo intuito é reduzir emissões do setor de aviação em 1% até 2026, considerando uma redução de até 10% nos anos seguintes. O intuito desta medida é avaliar as emissões de carbono ao longo de seu ciclo de vida, ao invés de volumes misturados, o que contribui para a adoção de métodos mais eficientes e sustentáveis.

A primeira biorrefinaria do país dedicada ao SAF e ao Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO) é liderada pela Brasil BioFuels (BBF) e utiliza tecnologias avançadas de hidroprocessamento
fornecidas pela Topsoe, sendo responsável por produzir combustíveis de baixo carbono e integrar a produção de hidrogênio a partir de gases reciclados, garantindo a eficiência operacional.

# Reconhecimento Global e Perspectivas Futuras

O SAF produzido no país se diferencia pela vasta produção agrícola que permite a utilização de matérias-primas como resíduos de cana-de-açúcar e óleos vegetais, ativos que não competem diretamente com a produção alimentícia. Possuir uma infraestrutura para a produção e distribuição de biocombustíveis, fator que facilita a transição para produção em larga escala, é um ponto a ser considerado.

Em suma, há inúmeras vantagens estratégicas, como investimentos significativos em tecnologia e infraestrutura e políticas governamentais favoráveis, que podem tornar o país líder global na produção de combustível de aviação sustentável, contribuindo significativamente para a descarbonização na indústria da aviação, rumo a um futuro mais sustentável.

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