ESG

O Potencial do Brasil na Produção de Combustível de Aviação Sustentável (SAF)

Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis
Com base nos seus mais de 175 anos de história, a Deloitte é a organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo, com cerca de 457 mil profissionais em todo o mundo, gerando impactos que realmente importam em mais de 150 países e territórios. A empresa fornece serviços de auditoria e asseguração, consultoria tributária, consultoria empresarial, assessoria financeira e consultoria em gestão de riscos para quase 90% das organizações da lista da Fortune Global 500® e milhares de outras empresas. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é líder de mercado, com mais de 7.000 profissionais e operações em todo o território nacional, a partir de 18 escritórios.

Compartilhar:

*por Maria Emilia Peres, Líder das Ofertas Integradas para Clima, Sustentabilidade & Equidade e do GreenSpace Tech da Deloitte. *

À medida que a indústria global da aviação intensifica seus esforços para reduzir as emissões de carbono e alcançar as metas de zero emissões líquidas até 2050, o Brasil emerge como um player crucial na produção de combustível de aviação sustentável (SAF), considerando sua vasta capacidade agrícola, expertise tecnológica e infraestrutura robusta de biocombustíveis.

O setor agrícola do país oferece suprimento abundante de matérias-primas essenciais para a produção de SAF, sendo líder global em biocombustíveis, particularmente em etanol e biodiesel, derivados da cana-de-açúcar, milho e óleo de soja, ativos que podem ser adaptados para a produção do combustível de aviação sustentável, visto que requer a utilização de matérias-primas similares.

Para incentivar a produção de SAF, o governo federal irá vigorar um novo mandato com início em janeiro de 2027, cujo intuito é reduzir emissões do setor de aviação em 1% até 2026, considerando uma redução de até 10% nos anos seguintes. O intuito desta medida é avaliar as emissões de carbono ao longo de seu ciclo de vida, ao invés de volumes misturados, o que contribui para a adoção de métodos mais eficientes e sustentáveis.

A primeira biorrefinaria do país dedicada ao SAF e ao Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO) é liderada pela Brasil BioFuels (BBF) e utiliza tecnologias avançadas de hidroprocessamento
fornecidas pela Topsoe, sendo responsável por produzir combustíveis de baixo carbono e integrar a produção de hidrogênio a partir de gases reciclados, garantindo a eficiência operacional.

# Reconhecimento Global e Perspectivas Futuras

O SAF produzido no país se diferencia pela vasta produção agrícola que permite a utilização de matérias-primas como resíduos de cana-de-açúcar e óleos vegetais, ativos que não competem diretamente com a produção alimentícia. Possuir uma infraestrutura para a produção e distribuição de biocombustíveis, fator que facilita a transição para produção em larga escala, é um ponto a ser considerado.

Em suma, há inúmeras vantagens estratégicas, como investimentos significativos em tecnologia e infraestrutura e políticas governamentais favoráveis, que podem tornar o país líder global na produção de combustível de aviação sustentável, contribuindo significativamente para a descarbonização na indústria da aviação, rumo a um futuro mais sustentável.

Compartilhar:

Com base nos seus mais de 175 anos de história, a Deloitte é a organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo, com cerca de 457 mil profissionais em todo o mundo, gerando impactos que realmente importam em mais de 150 países e territórios. A empresa fornece serviços de auditoria e asseguração, consultoria tributária, consultoria empresarial, assessoria financeira e consultoria em gestão de riscos para quase 90% das organizações da lista da Fortune Global 500® e milhares de outras empresas. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é líder de mercado, com mais de 7.000 profissionais e operações em todo o território nacional, a partir de 18 escritórios.

Artigos relacionados

Passa conhecimento

Incluir intencionalmente ou excluir consequentemente?

A estreia da coluna “Papo Diverso”, este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do “Dia da Pessoa com Deficiência”, um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Transformação Digital
A preocupação com o RH atual é crescente e fizemos questão de questionar alguns pontos viscerais existentes que Ricardo Maravalhas, CEO da DPOnet, trouxe com clareza e paciência.

HSM Management

Uncategorized
A saúde mental da mulher brasileira enfrenta desafios complexos, exacerbados por sobrecarga de responsabilidades, desigualdade de gênero e falta de apoio, exigindo ações urgentes para promover equilíbrio e bem-estar.

Letícia de Oliveira Alves e Ana Paula Moura Rodrigues

ESG
A crescente frequência de desastres naturais destaca a importância crucial de uma gestão hídrica urbana eficaz, com as "cidades-esponja" emergindo como soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos globais e promover a resiliência urbana.

Guilherme Hoppe

Gestão de Pessoas
Como podemos entender e praticar o verdadeiro networking para nos beneficiar!

Galo Lopez

Cultura organizacional, Gestão de pessoas, Liderança, times e cultura, Liderança
Na coluna deste mês, Alexandre Waclawovsky explora o impacto das lideranças autoritárias e como os colaboradores estão percebendo seu próprio impacto no trabalho.

Alexandre Waclawovsky

Marketing Business Driven, Comunidades: Marketing Makers, Marketing e vendas
Eis que Philip Kotler lança, com outros colegas, o livro “Marketing H2H: A Jornada do Marketing Human to Human” e eu me lembro desse tema ser tão especial para mim que falei sobre ele no meu primeiro artigo publicado no Linkedin, em 2018. Mas, o que será que mudou de lá para cá?

Juliana Burza

Transformação Digital, ESG
A inteligência artificial (IA) está no centro de uma das maiores revoluções tecnológicas da nossa era, transformando indústrias e redefinindo modelos de negócios. No entanto, é crucial perguntar: a sua estratégia de IA é um movimento desesperado para agradar o mercado ou uma abordagem estruturada, com métricas claras e foco em resultados concretos?

Marcelo Murilo

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
Com a informação se tornando uma commoditie crucial, as organizações que não adotarem uma cultura data-driven, que utiliza dados para orientar decisões e estratégias, vão ficar pelo caminho. Entenda estratégias que podem te ajudar neste processo!

Felipe Mello

Gestão de Pessoas
Conheça o framework SHIFT pela consultora da HSM, Carol Olinda.

Carol Olinda

Melhores para o Brasil 2022
Entenda como você pode criar pontes para o futuro pós-pandemia, nos Highlights de uma conversa entre Marina gorbis, do iftf, e Martha gabriel

Martha Gabriel e Marina Gorbis