Artigo

O que a COP27 tem a ver com você

Há diferença de interpretação entre os ponderados e os comprometidos
Viviane Mansi é executiva, conselheira e professora. É diretora de Comunicação na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.
Viviane Mansi é executiva da Toyota e da Fundação Toyota do Brasil, conselheira e professora. Participou da COP27, em novembro de 2022.

Compartilhar:

Se você se considera uma pessoa ponderada, a COP27 não deve ter mudado a rotina da sua empresa. Isso porque os acordos celebrados, ainda que tenham avançado, não incluem sanções ou penalidades para quem não cumprir as determinações que nos ajudarão a conter o aquecimento global em 1,5ºC.

Mas se você se considera uma pessoa comprometida com o futuro, aí a COP pode mudar muita coisa. Reveja sua carteira de investimento para se certificar de que não está financiando negócios que podem acelerar ainda mais dramas climáticos. A COP pode significar nada e ao mesmo tempo, tudo. Depende de nós.

A cada ano, mais empresas se organizam em torno da COP para aumentar a voz e a sensibilidade para as discussões centrais sobre o clima. O efeito tem sido muito positivo: a cobertura jornalística também aumenta, ao mesmo tempo em que aumenta a pressão para que os países façam mais.

O custo virá e será alto se não tomarmos medidas drásticas agora. Mas por que ainda não foi feito? Porque são medidas impopulares. Diminuir a emissão de carbono passa por lidar com temas como desmatamento, uso da terra para o agro, mudar a fonte de energia e atualizar a frota de veículos. Nada é simples, nada é de baixo custo. Mas há alternativas. Do ponto de vista de gestão, falamos sempre da necessidade de construir novos cenários, inovar, ter resiliência, saber engajar. Eis que estamos diante de um cenário perfeito para fazer a diferença. Só precisa “daquele” ingrediente extra: coragem.

__Leia também: [Prepare-se para a emergência climática](https://www.revistahsm.com.br/post/prepare-se-para-a-emergencia-climatica)__

Artigo publicado na HSM Management nº 155

Compartilhar:

Viviane Mansi é executiva, conselheira e professora. É diretora de Comunicação na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.

Artigos relacionados

Finanças
Com projeções de US$ 525 bilhões até 2030, a Creator Economy busca superar desafios como dependência de algoritmos e desigualdade na monetização, adotando ferramentas financeiras e estratégias inovadoras.

Paulo Robilloti

6 min de leitura
ESG
Adotar o 'Best Before' no Brasil pode reduzir o desperdício de alimentos, mas demanda conscientização e mudanças na cadeia logística para funcionar

Lucas Infante

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, a robótica ganhou destaque como tecnologia transformadora, com aplicações que vão da saúde e criatividade à exploração espacial, mas ainda enfrenta desafios de escalabilidade e adaptação ao mundo real.

Renate Fuchs

6 min de leitura
Inovação
No SXSW 2025, Flavio Pripas, General Partner da Staged Ventures, reflete sobre IA como ferramenta para conexões humanas, inovação responsável e um futuro de abundância tecnológica.

Flávio Pripas

5 min de leitura
ESG
Home office + algoritmos = epidemia de solidão? Pesquisa Hibou revela que 57% dos brasileiros produzem mais em times multidisciplinares - no SXSW, Harvard e Deloitte apontam o caminho: reconexão intencional (5-3-1) e curiosidade vulnerável como antídotos para a atrofia social pós-Covid

Ligia Mello

6 min de leitura
Empreendedorismo
Em um mundo de incertezas, os conselhos de administração precisam ser estratégicos, transparentes e ágeis, atuando em parceria com CEOs para enfrentar desafios como ESG, governança de dados e dilemas éticos da IA

Sérgio Simões

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Os cuidados necessários para o uso de IA vão muito além de dados e cada vez mais iremos precisar entender o real uso destas ferramentas para nos ajudar, e não dificultar nossa vida.

Eduardo Freire

7 min de leitura
Liderança
A Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho, mas em vez de substituir humanos, deve ser vista como uma aliada que amplia competências e libera tempo para atividades criativas e estratégicas, valorizando a inteligência única do ser humano.

Jussara Dutra

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura
Empreendedorismo
Afinal, o SXSW é um evento de quem vai, mas também de quem se permite aprender com ele de qualquer lugar do mundo – e, mais importante, transformar esses insights em ações que realmente façam sentido aqui no Brasil.

Dilma Campos

6 min de leitura